Imagem do novo windows 10 2021

Windows 10 2021 é tudo que esperamos para a nova versão do sistema operacional

Avatar de pedro spadoni
Youtuber cria Menu Iniciar, Central de Ações e Explorador de Arquivos repaginados para o Windows 10 2021, tudo trabalhado em Fluent Design 4.0

O Windows 10 é legal e funcional. E o Windows 10 2021 poderia ser ainda melhor. Inspirado por essa ideia, o youtuber The Hacker 34 criou um vídeo imaginando como seria o conceito dessa nova versão do sistema operacional da Microsoft.

No vídeo conceitual, ele apresenta novas propostas visuais (e funcionais) para o Menu Iniciar, Central de Ações, Temas, Painel de Controle e Explorador de Arquivos. Outro destaque vai para a proposta do youtuber sobre Fluent Design 4.0, com design e animações mais consistentes, em comparação à versão atual. Tudo isso tornaria a experiência de usar o Windows 10 mais fluida e visualmente bonita.

Agora, vamos explorar os detalhes sobre cada proposta apresentada pelo The Hacker 34 no vídeo conceitual do Windows 10 2021.

Como seria o Menu Iniciar?

Imagem do menu iniciar no windows 10 2021
Menu Iniciar traria duas seções novas

A novidade aqui seria o Menu Iniciar trazer duas seções além da lista de programas instalados e o painel com ícones dos aplicativos. A primeira seria chamada de “What’s next” (algo como “O que fazer a seguir”, em tradução livre), que traria as próximas tarefas que você planejou para o seu dia. A segunda seria a “Recent Files” (“Arquivos recentes”), que traria os últimos três arquivos abertos por você. 

No quesito visual, o novo Menu Iniciar traria o ícone com a sua foto logo acima do painel de ícones dos programas e o botão para suspender, reiniciar ou desligar seu dispositivo ficaria discretamente abrigado no canto superior direito.

Como a nova Central de Ações iria funcionar?

Imagem da central de ações no windows 10 2021
Central de Ações seria dividida em três partes

Essa nova Central seria dividida em três partes: notificações, música e configurações rápidas. A primeira mostraria as notificações relacionadas a programas, mensagens recebidas e lembretes (igual já funciona no Windows 10). 

Já na parte de música, a novidade seria um painel em que você conseguiria trocar o aparelho onde suas músicas estão tocando (por exemplo, trocar do seu fone de ouvido Bluetooth para o seu smart speaker). Veja abaixo um exemplo disso na prática:

Imagem da central de ações no windows 10 2021
Windows 10 2021 é tudo que esperamos para a nova versão do sistema operacional

Por fim, a parte de configurações rápida traria botões para você configurar sua conexão Wi-Fi, ativar/desativar o modo “Não Perturbe” e ativar/desativar a localização do seu dispositivo. Um ícone na parte superior direita serviria para você expandir esse painel de configurações.

Como é essa nova proposta do Explorador de Arquivos?

Imagem do explorador de arquivos do windows 10 2021
Explorador de Arquivos teria abas

Você provavelmente está bem acostumado a usar abas no seu navegador de internet, né? Pois imagine poder usar abas no Explorador de Arquivos no novo Windows 10. Essa é a proposta tanto visual quanto funcional do The Hacker 34 no seu vídeo. Para quem costuma abrir várias janelas para jogar arquivos de uma pasta para outra ou mesmo para inserir os arquivos em outros programas, isso otimizaria bastante esse processo.

Como seria o Painel de Controle?

Imagem do painel de controle no novo windows 10 2021
Painel de Controle traria configurações unificadas

Nessa nova proposta para o Windows 10, o Painel de Controle traria as configurações de maneira unificada, para facilitar a sua vida. Ao abri-lo, você já veria um painel com todas as configurações divididas em categorias. Por exemplo: Sistema, Personalização, Jogos, Dispositivos etc.

A parte superior do painel traria um botão para você acessar as configurações da sua Conta Microsoft, outro botão dedicado ao OneDrive e um último dedicado ao Windows Update, que traz as atualizações do sistema operacional. E sim, daria para ativar o Modo Escuro. Bem mais prático, né?

Como os temas funcionariam?

Imagem de um tema do windows 10 2021
Windows 10 2021 teria tema inspirado no Windows XP

O Windows 10 2021 traria uma gama ampla de temas, inspirados em visuais desde o saudoso Windows XP até o Windows 7. A customização se estenderia a todos os detalhes estéticos da interface do sistema operacional. Isso seria bom principalmente para quem for mais do tipo nostálgico.

O que é Fluent Design 4.0?

Imagem da interface do novo windows 10 2021
Interface teria um tipo aprimorado de transparência

Resumidamente, Fluent Design é a estética visual da interface dos produtos da Microsoft (Office, Windows 10 etc). Neste caso, o Fluent Design 4.0 traria mais blur, como o próprio youtuber definiu no vídeo sobre o Windows 10 2021. A tradução livre de “blur” é “borrão”, mas neste contexto quer dizer que as janelas do sistema operacional trariam um tipo aprimorado de transparência.

Isso engloba, também, os novos tipos de animações. A proposta do youtuber é que elas sejam mais consistentes e fluidas, tanto na hora de abrir janelas quanto menus ao clicar com o botão direito do mouse.

Importante ressaltar que a Microsoft realmente pretende atualizar o Windows 10 em breve. Chamada de “Sun Valley”, a atualização deve trazer novidades para o Menu Iniciar, Central de Ações e Explorador de Arquivos, com novas animações e recursos.

Veja agora o conceito para o Windows 10 2021

Assista abaixo o vídeo em que o youtuber apresenta sua ideia de novo visual e novos recursos para o Windows 10:


Curtiu essa proposta para o Windows 10 2021? Então dê uma olhada nessa matéria sobre como seria o Windows 20!

Fontes: MS Power User e YouTube

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados