Review sony xperia e1 destacada

Review: Sony Xperia E1 Dual SIM com alto falante de 100 dB

Avatar de mauricio iwata
Sony Xperia E1, excelente desempenho para músicas, uso simultâneo de 2 SIMs e grande diversidade de usos com excelente custo-benefício

Sony xperia e1

O Sony Xperia E1 chegou ao Brasil com 3 versões: Single SIM, Dual SIM e Dual SIM com TV digital, sendo que a versão com TV foi desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro. Mas o grande destaque destes modelos é o alto falante de 100 dB e o preço competitivo dos aparelhos.

A versão que recebemos para os testes foi a Dual SIM, que além do alto falante, possui como diferencial a possibilidade de usar os 2 SIMs simultaneamente.

É com este aparelho que a Sony pretende entrar no segmento dos Mid-End de baixo custo, mas com bom desempenho, categoria que o Moto G está fazendo muito sucesso, e o E1 tem a combinação certa de características exclusivas e preço para ser um competidor direto.

Layout e Acabamento

 O Sony Xperia E1 está disponível nas cores preta e branca e o seu acabamento, apesar de ser totalmente em plástico, é bem robusto, pois não é um aparelho fino. Suas bordas arredondadas ajudam na obtenção de uma “pegada” confortável, mas o material da tampa traseira, mesmo sendo um pouco áspero, é escorregadio, principalmente para quem tem as mãos secas.

Além disso, apesar de estar sendo divulgado como um aparelho para os jovens, seu estilo sóbrio, vai atrair usuários de todas as idades.

O encaixe da tampa não possui folgas, ajudando na percepção de robustez do aparelho, mas é um pouco difícil de ser removida pela primeira vez, até que se aprenda onde estão os encaixes.

A frente do aparelho é bem simples, sem botões capacitivos e sem câmera frontal, recursos que normalmente não estão presentes em aparelhos de baixo custo.

A entrada micro USB para carregamento e transferência de dados está do lado esquerdo, que não é o ideal na utilização em um suporte veicular, quando posicionado ao alcance da mão esquerda do motorista, pois a entrada para carregamento fica do lado mais distante dos pontos de 12V, que ficam normalmente no centro do painel dos veículos, contudo é a melhor posição pois a parte inferior do aparelho está ocupada pelo alto falante.

Do lado direito, temos os botões de energia e de volume e na parte superior o botão “Walkman” que é um atalho para o player de música e mostra automaticamente a vocação de “Boom Box” de seu alto falante.

Funcionamento do Dual SIM e alto falante

Dual SIM

Como citado anteriormente, o Sony Xperia E1 possui como diferencial a possibilidade de funcionamento dos dois SIMs (Tamanho normal – Mini SIM) ao mesmo tempo, mas ainda não é o Dual SIM Full Active. Trata-se de um modelo com DS/DS Dual SIM/Dual Standby, ou seja, durante uma ligação, quando uma segunda chamada é recebida no SIM que não está em uso, a chamada cai na caixa postal ou é informado que o aparelho encontra-se fora de área, mais informações sobre os tipos de Dual SIM, podem ser conferidas neste post.

Então, qual o segredo?

O aplicativo do Dual SIM faz uso da função de encaminhamento de chamadas para garantir que nenhuma chamada seja perdida.

Quando a função de encaminhamento de chamadas entre os SIMs está ativa, a chamada recebida no SIM em Standby é encaminhada para o SIM em uso no momento e é possível receber a segunda chamada.

Muitos estão pensando que esta função não será muito útil, afinal será necessário gastar créditos para usar o encaminhamento de chamadas, certo?

Só que há muitas pessoas que receberam um telefone da empresa para que possam sempre ser facilmente localizadas e portanto, não podem se dar ao luxo de perder uma ligação, apenas porque estão falando com amigos na linha particular, estas pessoas agora podem deixar de carregar dois aparelhos de telefone, pois podem ter no slot 1, que possui 3G o SIM da linha particular e o plano de dados e no slot 2 o SIM da linha da empresa, que normalmente não possui plano de dados e as ligações são pagas pela empresa.

Alto falante de 100 dB

O primeiro uso que imaginamos para um alto falante de 100 dB é usar para tocar músicas bem alto em todos os lugares que estamos, seja um churrasco com amigos ou no meio da rua, mas ele pode ser usado também como viva voz, para uma criança falar com parentes pelo telefone ou para fazer uma fone conferência rápida com várias pessoas sentadas em uma mesa de reunião, mostrando mais uma vez a vocação corporativa do aparelho, junto com o encaminhamento de chamadas entre os SIMs.

O alto falante possui excelente fidelidade de som, pois quando colocado no máximo o som não fica distorcido e apesar de estar na tampa traseira, o som ainda é perfeitamente captado, mesmo com o aparelho sobre uma superfície macia.

Velocidade e Desempenho

O Sony Xperia E1 vem com o Android 4.3 Jelly Bean e possui um bom desempenho para realizar as tarefas do dia a dia e jogar eventualmente, marcando um score de 12409 no Antutu Benchmark. Uma boa marca considerando que o Sony Xperia E1 está equipado com processador dual-core Qualcomm Snapdragon 200 de 1,2 GHz, GPU Adreno 302 e 512 MB de RAM.

Jogando tanto Ingress, quanto Clash of Clans e QONQR, o tempo de carregamento dos jogos foi bem baixo e não houve travamentos, mesmo usando em conjunto com diversos aplicativos abertos.

Review sony xperia e1-desempenho

Tela

A tela de 4″ do Sony Xperia E1 não é comum entre os aparelhos na mesma faixa de preço e possui uma performance muito boa para vídeos e para o uso de aplicativos com texto e imagem devido à resolução de 480×800. Porém, o multitouch de apenas 2 toques pode limitar a experiência de uso.

Câmera

A câmera é o ponto fraco deste excelente aparelho, pois apesar de ter 3,1 Mpx, é de foco fixo.

Abaixo algumas fotos feitas com ele

Review sony xperia e1-1Review sony xperia e1 showmetech

Armazenamento e Bateria

O Sony Xperia E1 vem com 4 GB de armazenamento com 2 GB disponíveis para o usuário, mas que podem ser expandidos com um cartão micro SD de até 32 GB.

A bateria de 1700 mAh teve um desempenho excelente e permitiu o uso do Whatsapp, Telegram, QONQR, Ingress, Clash of Clans, 5 contas de e-mail por 12h, mas este desempenho provavelmente somente foi possível porque a operadora do plano pré pago que escolhi simplesmente manteve-se o tempo todo em GPRS e EDGE, que consomem menos energia que o 3G.

Preço e disponibilidade

As versões Single SIM e Dual SIM sem TV ainda não estão disponíveis, mas a versão Dual SIM com TV pode ser encontrada no varejo com preços variando entre R$ 485,00 e R$ 550,00

Conclusão

Na faixa de preço em que se encontra, somado com o acabamento de qualidade e excelente desempenho para alguém que precisa principalmente de um telefone para fazer e receber ligações, mas que não quer ficar desconectado é o smartphone Android com um dos melhores custo-benefício no mercado e quem escolher a versão com TV Digital, ainda terá como bônus assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 em qualquer lugar.

Galeria de Imagens

Especificações

  • Peso

120 gramas

  • Dimensões

118 x 62,4 x 12 mm

  • Câmera

3 MP com gravação de vídeo HD (720 p)
4 x smooth zoom

  • Display

Display de 4 polegadas
TFT de 800 x 480 pixels e 16.777.216 cores

  • Sistema Operacional

Google Android 4.3 (Jelly Bean)

  • Processador

Qualcomm MSM8210 de dois núcleos de 1,2 GHz

  • Bateria

Tempo de conversa: até 9 horas e 12 minutos.**
Tempo de espera: até 551 horas**
Tempo de reprodução de música: até 81 horas e 30 minutos.**
Tempo de reprodução de vídeo: até 9 horas e 36 minutos.**

  • Câmera e vídeo

Geotags
Estabilizador de imagem
Reconhecimento de cena
Enviar para Web
Sweep Panorama
Captura por toque
Reprodução de imagens, formatos suportados: BMP, GIF, JPEG, PNG, WebP
Formatos aceitos para gravação de vídeo: 3GPP e MP4
Reprodução de vídeos, formatos suportados: 3GPP, MP4, M4V, MKV, AVI, XVID, WEBM
HDR para fotos
Lançamento rápido
4 x smooth zoom
3 megapixel camera
White balance
Self-timer

  • Áudio

Clear Audio+, Clear bass, Clear Phase™ e Clear stereo
Reconhecimento de música do TrackID*
Experiência xLoud – tecnologia de filtro de áudio da Sony
Gravação de áudio, formatos aceitos: 3GPP, MP4 e AMR
Reprodução de áudio, formatos suportados: MP3, 3GPP, MP4, ADTS, AMR, SMF, XMF, OTA, RTTTL, RTX, iMelody, WAV, OGG, FLAC
Normalizador dinâmico
Rádio FM com RDS

  • Conectividade e comunicação

Conector de áudio de 3,5 mm e (CTIA)
aGPS
Tecnologia sem fio Bluetooth 4.0
Vínculo USB nativo
Smart Connect
Sincronização via Exchange ActiveSync®, Facebook™, Google™ e SyncML™*
Carregamento USB
Compatibilidade com USB 2.0 de alta velocidade e micro USB
Link do Xperia
Funcionalidades Wi-Fi e de ponto de acesso Wi-Fi
Eliminação de ruído
Aprimoramento de voz
GLONASS*
HD Voice

  • Design and display

4”, 16.777. 216 cores, 800 x 480 pixels
Escrita com gestos
Sensor-nas-lentes
Modo STAMINA
Gesto de toque: multitoque, até 2 dedos
Shake control

  • Memória

RAM: 512 MB
Memória flash: até 4 GB***
Slot de expansão: cartão microSD™, até 32 GB (suporta SDXC SDHC)

  • Redes

UMTS HSPA+ 850 (BandV), 900 (Band VIII), 1900 (Band II), 2100 (Band I) MHz
GSM GPRS/EDGE 850, 900, 1800 e 1900 MHz

*Este serviço não está disponível em todos os mercados

**Valores obtidos pela Técnica de Mensuração da Vida Útil da Bateria da GSM Association, realizada sob condições laboratoriais controladas. O tempo real pode variar.

***A memória é composta de um firmware de aproximadamente 1,2 GB e de 2 GB de “armazenamento interno” para aplicativos, músicas, fotos e filmes baixados e dados de alguns aplicativos.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados