Connect with us
iOS 8

Apple

WWDC 2014 – Conheça o iOS 8, novo sistema operacional do iPhone/iPad

Conheça o iOS 8, o novo sistema operacional de iPhone e iPads, apresentado no WWDC 2014.

iOS 8

O WWDC é, sem dúvidas, um dos mais aguardados eventos do ano e tem um lugar especial em todos os portais de tecnologia. Este ano a Apple anunciou a nova atualização do OSX, o Yosemite. Falamos sobre ele aqui.

Confira agora quais são as novidades de iOS 8.

iOS 8

O novo iOS foi criado a partir do iOS 7, lançado no ano passado e que foi a maior reformulação de design desde o lançamento do primeiro iPhone.

iOS 8

A primeira novidade anunciada foi a facilidade em se responder uma mensagem sem precisar sair do aplicativo em uso ou da lockscreen. Curtir uma foto ou uma notificação do Facebook está a um deslize de distância.

Seguindo na linha das novidades, ao se dar um duplo clique no botão Home é mostrado o grupo de pessoas que se pode ligar, enviar iMessage, fazer facetime, etc, simplificando o acesso aos contatos. Assim como no Yosemite, é possível atender ligações no iPad, se seu iPhone estiver próximo.

Até que enfim foi lançado um novo teclado. Ele agora apresenta um recurso chamado Quicktype, que vai facilitar a vida de quem digita muito rápido e toda hora tem que voltar para corrigir os erros de digitação. Ele também traz sugestões de acordo com seu estilo de escrita, como ocorre em alguns teclados do Android. Isso pode diminuir aqueles famosos erros do “auto-correct”.

Finalmente será possível baixar o excelente e consagrado teclado Swype (e outros teclados de terceiros também). Para quem não conhece, com ele é possível digitar apenas deslizando o dedo sobre a tela. Veja mais sobre ele aqui.

O iMessage foi reformulado. Agora ele possui mensagens de voz e será permitido nomear grupos. O novo iMessage está muito parecido com Whatsapp.

E não foi só no Whatsapp que a Apple se inspirou para criar o novo iOS. Assim como no Snapchat, você pode configurar que suas mensagens de áudio e vídeo se destruam depois de algum tempo. Mas não se preocupe, é possível salvá-las, caso queira.

Como era de se esperar, os arquivos do novo iCloud Drive também podem ser abertos no iOS. O usuário será capaz de começar a editá-los no Mac e continuar no iPad, por exemplo. Foi disponibilizada também a função de bloquear os documentos com senha ou até com o Touch ID.

Há o novo sistema de monitoramento de saúde. Com ele, alguns aplicativos podem avisar médicos em caso de informações críticas. Tudo integrado e com privacidade.

Uma excelente novidade é o Family Sharing. Será possível configurar e estabelecer sua família para compartilhar fotos, calendários, lembretes e etc. Ele compartilha com até 6 pessoas inclusive compras de aplicativos, vídeos, livros e etc. O interessante mesmo é a função de criar uma conta para os filhos que envia uma mensagem avisando ao pai quando o filho quer fazer uma compra.

O Fotos também tem melhorias. A busca no aplicativo foi aperfeiçoada para ajudar em grandes coleções. Foram, também, realizados diversos ajustes automáticos de fotos também, incluindo claridade, alinhamento e etc e permite que se veja como ficariam as alterações antes de serem aplicadas. As mudanças vão automaticamente para todos os serviços com o iCloud.

O app Fotos, com possibilidade de integração entre todas as plataformas, custa US$ 0,99 por 20GB por mês e US$ 3,99 para 200GB. Para armazenamento até 5GB o aplicativo é de graça.

A Siri ganhou um companheiro. Agora ela conseguirá analisar as músicas através do Shazan. E ela estará integrada ao iTunes, permitindo que a música seja adquirida facilmente.

Acredito que a principal novidade é a inclusão de aplicativos oferecendo serviço para outros aplicativos. Ou seja, será fácil compartilhar conteúdo dentro de um aplicativo para outro, por exemplo. Ou editar uma foto usando um app de edição sem sair do app original.

Os aplicativos de terceiros agora podem instalar widgets, que serão visualizados na barra de notificações, e também tirar proveito do touch ID, sensacional, né?

home kit

A Apple apresentou também o Home Kit, plataforma para centralizar controles de luzes, portas, alarmes, etc. Ele possui integração com Siri. Com isso é possível agrupar vários contatos e dar um simples comando da Siri para fazer tudo de uma vez (por exemplo: trancar as portas, apagar as luzes e ligar o alarme).

O iOS 8 beta será disponibilizado a partir de hoje somente para os desenvolvedores e no outono americano (em setembro aproximadamente) para o público.

Confira a galeria de fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que vocês acharam das novidades? Deixem as opiniões nos comentários abaixo.

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top