Conecte-se conosco
yosemite

Apple

WWDC 2014 – Conheça o Yosemite, o novo sistema OS X

Conheça o Yosemite, o novo sistema OS X, apresentado na conferência WWDC 2014 a Apple.

wwdc 2014

Um dos mais aguardados eventos do ano, o WWDC (world wide developers conference, ou conferência mundial de desenvolvedores, em tradução livre) patrocinado pela Apple, aconteceu hoje à tarde em São Francisco.

A empresa aproveitou o momento para anunciar as novas versões dos sistemas operacionais OS X Yosemite, que chegará em breve aos Macbooks e iMacs, e o iOS 8 (veja o post completo sobre ele), sistema responsável pelo funcionamento dos dispositivos mobile da empresa (iPhones, iPads e iPods). E é sobre eles que comentaremos agora:

OSX Yosemite

yosemite

O OS X, sistema operacional da Apple para Macbooks e iMacs, ganhou o nome de Yosemite – mesmo nome do parque nacional situado no estado norte-americano da Califórnia.

A primeira vista, nota-se que os ícones foram reformulados para o estilo flat, seguindo a tendência de design do iOS 7. A aparência geral do sistema também ganhou uma refinada, com transparências em todos os itens. Assim que se coloca uma foto nova no fundo, todo o sistema assume a cor predominante dela.

O novo OS X conta também com um tema escuro, com um resultado geral muito bonito.

yosemite

O centro de notificações do OS X Yosemite também se aproximou do iOS 7, com calendário, temperatura e outros widgets customizáveis.

O Spotlight agora aparece no meio da tela, e os resultados das pesquisas são imediatos (instant search, como ocorre com buscador do Google). Ao digitar as primeiras letras já são sugeridas as respostas e é possível visualizar a prévia dos documentos. Dados da Wikipedia, Maps, e notícias estão integrados ao Spotlight, assim como conversões como de milhas para km. Se o usuário digita “sushi“, por exemplo, entre os resultados da busca são mostrados locais próximos para se comer sushi.

icloud drive

Outra novidade apresentada pela Apple é o iCloud Drive, que disponibiliza ao usuário uma pasta de compartilhamento de arquivos na nuvem (cloud storage, em inglês). Funciona exatamente como os concorrentes Dropbox e Google Drive. Além de suportar Macs, o iCloud Drive é compatível com computadores com o sistema operacional Windows.

O programa Calendário também foi reformulado e ganhou uma barra lateral que contém informações do local do evento, facilitando o acesso para o usuário.

O programa Mail ganhou uma interface mais limpa, básica e bonita. Além disso, os anexos podem ser enviados de maneira encriptada, via iCloud, limitados a 5GB.

O Safari também mudou! Ganhou um visual novo sem a barra de favoritos (que pode ser inserida novamente) e com pesquisa inteligente (como o novo Spotlight). O navegador ganhou botões de compartilhamento que permitem enviar imagens, links, e outros itens para uma imensa variedade de serviços.

Outra adição bem vinda é o “ajuste de privacidade”, similar ao que já existe no navegador Chrome do Google. O suporte para vídeos em HTML 5 ganhou melhorias, permitindo até 2 horas de streaming no Netflix, por exemplo. Em geral, houve uma melhora significativa em todos os parâmetros do navegador.

AirDrop & Hand-off

O AirDrop agora funciona no Mac também. E vem com uma funcionalidade nova: o Hand-off. Ou seja, quando se trabalha em um Mac, seus devices próximos sabem o que você está fazendo nele. Com o AirDrop, as mensagens SMS recebidas pelo smartphone são exibidas no seu Mac e é possível até realizar ligações direto computador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com os anúncios de hoje, fica claro que a Apple tenta integrar cada vez mais os devices que produz, além de atualizar o layout dos serviços e programas atualmente disponibilizados. O novo OS X Yosemite será lançado no outono americano, gratuitamente, para todos os usuários do sistema atual.

Quer saber mais sobre o evento da Apple? Veja a publicação especial sobre o iOS 8.

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir