Connect with us

Apple

WWDC 2016: macOS Sierra é a novidade para os computadores da Apple

O macOS Sierra inicia uma nova nomenclatura dos sistemas operacionais da Apple trazendo muitas novidades

smt-macOSSierra-P0

O macOS Sierra inicia uma nova nomenclatura dos sistemas operacionais da Apple trazendo muitas novidades.

O primeiro dia da WWDC 2016 é sempre muito movimentado. Além de revelar novidades sobre o iOS 10 e apresentar as melhorias do Apple Watch, a Gigante de Cupertino também apresentou a nova versão do sistema operacional que roda nos computadores Macs, que deixa de se chamar OS X e passar a ser denominada de macOS. Dessa forma, a empresa batizou a nova plataforma para sua linha de computadores de macOS Sierra.

O novo software para Macbooks foi concebido para ser mais leve e ocupar menos espaço. O foco é se basear em integração com a nuvem através do iCloud Drivenos fundamentos da experiência dos usuários. Também foram incorporadas melhorias no quesito continuidade, que permite começar uma tarefa em um dispositivo e continuá-la em outro sem dificuldade, assim como já acontece com o Windows 10.

smt-macOSSierra-Siri

A primeira novidade é a presença da Siri. Além das características tradicionais de atender comandos de voz e os demais recursos já incluídos no iOS, a Apple afirma que a Siri terá funções multitarefas no macOS Sierra. A assistente pode ser acessada através da Dock ou de comandos de teclado, sendo capaz de encontrar informações ou arquivos e enviar mensagens, além de poder processar solicitações complexas, como um período de tempo em que o documento foi usado e filtrar a busca com novos termos.

Um dos novos recursos do macOS Sierra é o auto unlock, que promete eliminar a senha ao abrir o computador da Apple. O sistema é capaz de detectar quando a pessoa que está usando o dispositivo é mesmo o seu dono ao perceber que ela possui outro aparelho da Apple, como um Apple Watch ou iPhone, autenticado na mesma conta. Neste momento, o sistema operacional será acessado automaticamente.

smt-macOSSierra-Functions

Com foco na maior integração com a nuvem através do iCloud Drive, o macOS Sierra ganhou uma extensão da capacidade de sincronizar documentos, que agora vai funcionar automaticamente entre o desktop e o dispositivos móveis. Também foi criado um novo sistema de automatização, que armazena automaticamente conteúdo antigo na nuvem, liberando mais espaço no computador.

Além desses recursos, o macOS Sierra ainda traz novidades como:

  • Vídeo PIPUsuários do macOS Sierra também poderão assistir a vídeos ao mesmo tempo em que fazem outras tarefas com o vídeo PIP (Picture in Picture). O recurso permite transformar qualquer vídeo em uma janela separada com tamanho e posição configuráveis que se sobrepõem a outras janelas.
  • Abas: Uma nova funcionalidade permitirá que qualquer aplicativo para o macOS possa agrupar suas telas numa mesma janela, de forma semelhante as “abas” dos navegadores. O recurso funciona inclusive em aplicativos de terceiros sem a necessidade de alterações dos desenvolvedores.
  • Apple Pay na Web O macOS Sierra permitiu a migração do Apple Pay para o Macs. Quando o usuário opta por essa funcionalidade, poderá confirmar a compra no e-commerce usando o Touch ID de seu iPhone ou Apple Watch normalmente. O recurso foi expandido e passa a funcionar em outros países além dos Estados Unidos, infelizmente o Brasil ainda não consta na lista.

smt-macOSSierra-Lancamento

O novo macOS Sierra já possui uma versão para desenvolvedores, que foi lançada nesta segunda-feira (13). A primeira versão beta pública para o consumidor comum deve ser lançada em julho de 2016, sendo que a versão final para o usuário deve ficar pronta a partir de setembro. A atualização será gratuita para MacBooks e iMacs lançados a partir de 2009 e MacBooks Air e Pro e Macs mini e Pro lançados a partir de 2010.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top