Connect with us

Apple

WWDC 2016: Veja o resumo das principais novidades apresentadas pela Apple

Confira um resumo das principais novidades do iOS 10 que foram anunciadas durante a abertura da WWDC 2016

smt_iOS10-P1

Confira um resumo das principais novidades do iOS 10 que foram anunciadas no WWDC 2016.

No início da tarde desta segunda-feira (13), a Apple deu início a WWDC 2016, sua conferência oficial para desenvolvedores. Entre muitas novidades, a empresa apresentou a nova versão de seu sistema operacional mobile, o iOS 10. O foco principal foi uma maior abertura do sistema, que permitirá aos desenvolvedores criar melhorias às ferramentas usadas no dia a dia. Confira baixo um resumo das principais novidades do iOS 10.

  • Tela de bloqueio: A tela de bloqueio foi totalmente redesenhada no iOS 10 e agora suportam Widgets. Em dispositivos com 3D Touch, a interatividade das notificações direto na tela bloqueada será bem maior. Será possível limpar todas as notificações ao mesmo tempo, usando o 3D Touch (como acontece no Apple Watch). Os atalhos dos ícones dos apps (com o 3D touch) terá mais informações também.
  • Siri: A Siri terá uma interação muito maior com os aplicativos. Será possível pedir com a voz para enviar uma mensagens pelo WhatsApp para alguém, por exemplo. Outra novidade que deve ampliar o poder de ação da assistente de voz do Apple é a abertura da plataforma para desenvolvedores.
  • Fotos: O aplicativo Fotos ganhou a função de reconhecimento facial (recurso já presente no “antigo” iPhoto do Mac). O sistema de buscas é o grande destaque no novo app, permitindo achar o mais variados tipos de imagem em seu arquivo. Será possível, por exemplo, identificar cenas para ajudar nos processos de busca. Uma nova seção chamada Memórias, permitirá que se visualize determinados momentos em forma de vídeo, como um “resumo” da ocasião (semelhante ao que o Facebook faz).
  • Apple Maps: A primeira grande notícia é a que os Mapas também serão abertos aos desenvolvedores, para que haja mais integração entre os aplicativos. Com isso, será possível pedir um carro no Uber, pagar com Apple Pay e tudo o mais, sem precisar abrir outros aplicativos, por exemplo.
  • Apple Music: Com um layout bem mais colorido, o aplicativo apresentou uma interface mais agradável e mais fácil de se encontrar conteúdos. Haverá uma seleção de músicas ainda mais acurada na seção “Para você”, criada de acordo com as preferências musicais do usuário. Além disso, será possível visualizar as letras das músicas durante a execução.
  • Apple News: Sem muito interesse (ainda) para os consumidores brasileiros, o aplicativo de notícias da Apple que só funciona em países de língua anglo-saxônica, ganhou novo design e novo sistema de assinaturas.
  • HomekitO Homekit é uma tentativa da Apple de acelerar o desenvolvimento de dispositivos que integrem as funções da casa com o iPhone e iPad. A função está presente desde o iOS 8 ganha novas funções como o aplicativo HOME, que facilitará a integração entre apps e dispositivos, tendo a Apple TV como hub.
  • Telefone: Muita gente pode não se lembrar, mas o iPhone também é um telefone e a Apple não se esqueceu disso, incluindo novas ferramentas para esta função. Com a Transcrição de Voicemail será possível transformar as mensagens deixada na secretária eletrônica em texto (função disponível apenas em inglês). As chamadas de voz ficarão melhores graças ao VoIP API, permitindo que ligações via WhatsApp ou Skype funcionem como uma ligação normal.
  • iMessage: O primeiro destaque vai para a abertura do iMessage também para aplicativos. Isso significa que poderão aparecer aplicativos diferentes para interagir com o iMessage, que poderão ser baixados da App Store, permitindo, por exemplo, a interação com apps de pagamentos, que permitam enviar pagamentos por mensagens. Vários efeitos também foram introduzidos na forma como se envia as mensagens. O Digital Touch do Apple Watch agora poderá ser feito também no iPhone, assim como mensagens escritas à mão também serão suportadas. Outra novidade são os tapback, que funcionam como “curtidas” em mensagens. Também será possível enviar mensagens escondidas, que são mostradas aos poucos.

O iOS 10 será liberado como uma atualização grátis para os modelos de celular a partir do iPhone 5, de 2012. Dessa forma ele funcionará no iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone SE, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Também será compatível com modelos de iPad e iPod Touch. A nova versão do sistema operacional deve chegar aos usuários a partir de setembro.

A WWDC 2016 começou hoje e irá até o dia 17 de junho. A conferência continuará a anunciar a chegada das novidades da Apple que devem chegar ao longo do ano. Estaremos de olho pra trazer as principais informações do evento. Não deixe de acompanhar.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top