Conecte-se conosco
Zenklub - capa

Ciência e Tecnologia

Zenklub: Plataforma permite orientação psicológica online

Com preços 50% menores do que a média de São Paulo, o sistema de orientação psicológica pela internet do Zenklub promete flexibilizar horários e aproximar pacientes e profissionais

Zenklub - P1

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11 milhões de brasileiros adultos sofrem de depressão. Os gastos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com benefícios para trabalhadores afastados por transtornos mentais chegam a R$200 milhões por ano. Com o objetivo de confrontar essas estatísticas e proporcionar um estilo de vida mais saudável, chega ao mercado brasileiro o Zenklub.

Zenklub é uma startup brasileira que desenvolveu uma plataforma de orientação psicológica online que permite a pacientes ter acesso a psicólogos de maneira remota, com flexibilidade de horário e pagamento online com valores competitivos. O objetivo da empresa é promover um estilo de vida saudável por meio da quebra de estigmas e barreiras no que diz respeito a serviços de saúde mental.

Orientação psicológica online

Zenklub - P2

A ideia do Zenklub surgiu da iniciativa do médico português Rui Brandão (CEO), que percebeu durante sua prática profissional em países como Estados Unidos, Áustria e Portugal que o sistema médico estava mais focado em curar doenças que em promover saúde e bem-estar. Morando no Brasil, ele se juntou ao sócio programador Tiago Curião e resolveu investir em uma nova ideia que sanasse o problema com apoio da tecnologia.

O principal objetivo do Zenklub é romper estigmas e barreiras no que diz respeito a serviços de saúde mental. Para tanto, foi elaborado um modelo de negócios que permite fixar preços convidativos às sessões: o atendimento custa a partir de 80 reais. Segundo tabela do Conselho Regional de Psicologia (SP), cobra-se em média 157 reais por um diagnóstico, portanto os valores chegam a praticamente metade do que se pratica em São Paulo.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), assim como os Conselhos Regionais, aprovam e incentivam a atividade de orientação psicológica online conforme a Resolução CFP nº11/2012. O Zenklub atua de acordo com as especificações dos órgãos e se compromete a manter a privacidade das conversas por meio de um sistema de encriptação que impossibilita o acesso ao que é falado em sessão.

Seleção de profissionais

Um dos diferenciais do Zenklub é a curadoria de psicólogos que integram a equipe da startup. O processo de escolha é dividido em duas etapas. A primeira consiste na análise do currículo do profissional e sua experiência. A segunda é uma entrevista com um membro do corpo clínico em que o psicólogo se aprofundará sobre sua prática clínica e deverá apresentar os devidos registros e licenças.

Além de obter retorno financeiro melhor do que o oferecido pelos planos de saúde, o profissional de psicologia que faz parte do quadro do Zenklub não tem custos relacionados a deslocamento e aluguel de consultório.

As perspectivas são de que o Zenklub aumente sua equipe de psicólogos para 100 profissionais até o fim do ano. Também se projeta um crescimento mensal de 30% no número de consultas realizadas.

Valores e Funcionamento

Zenklub - P4

As consultas são pagas individualmente, conforme são agendadas. Os valores são divididos em três categorias dependendo da experiência do psicólogo e todas contemplam o atendimento de 50 minutos por meio de uma consulta online.

  • ZenPro: Profissionais com 3 anos ou mais de experiência e pós-graduados ou em processo de especialização— 80 reais
  • ZenMaster: Profissionais com 8 anos ou mais de experiência sendo mestres ou doutores — 130 reais.
  • ZenExpert: Profissionais com 15 anos ou mais de experiência sendo especialistas de referência — 250 reais.

Veja o passo a passo para fazer a sua consulta:

  1. Crie sua conta no Zenklub
  2. Escolha seu psicólogo
  3. Escolha seu horário
  4. Pague pela sessão usando cartão de crédito
  5. No dia indicado, clique em “Iniciar sessão” e aproveite

Zenklub

Zenklub - P0

No escopo tecnológico, trabalha-se para que o Zenklub – hoje um site responsivo – ganhe o formato de aplicativo. Também estão nos planos a promoção de workshops entre psicólogos, desenvolvimento de sistemas de avaliação dos psicólogos e outras atividades voltadas para esse público. Os profissionais da área têm acesso gratuito ao site que funciona como um consultório virtual.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top