Conecte-se conosco
aedes

Ciência e Tecnologia

Zika vírus chega aos Estados Unidos com primeiro caso relacionado à microcefalia

Os Estados Unidos confirmaram na última semana o caso de um bebê nascido com microcefalia por contaminação do zika vírus.

aedes
Os Estados Unidos confirmaram na última semana o caso de um bebê nascido com microcefalia por contaminação do vírus zika. A criança nasceu um um hospital de Oahu, no Havaí, mas as autoridades estadunidenses acreditam que a mãe contraiu zika nos primeiros meses de gravidez quando morava no Brasil, em maio de 2015.

Segundo o Departamento de Saúde dos EUA, nem a mãe nem o bebê estão doentes agora e, por isso, não há risco o vírus se espalhar localmente. O anúncio veio junto com um alerta do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC) para que as mães adiem viagens para 14 locais afetados pelo zika vírus, inclusive o Brasil.

Atualmente, há casos de zika registrados em Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico. Só o Brasil, até o momento, registrou casos de microcefalia.

A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no mundo no fim de novembro de 2015 pelo Ministério da Saúde brasileiro. Após o número elevado de casos de microcefalia em regiões em que o índice de zika também era alto, as investigações começaram. Apesar disso, a situação é muito recente e o tema é cercado de incertezas.

Ainda não se sabe como o vírus atua no organismo, quais são os mecanismos levam à microcefalia e qual o período de maior vulnerabilidade para a gestante, por exemplo.

O principal meio de transmissão do zika vírus é o mosquito Aedes aegypti – que precisa picar uma pessoa que está doente e carregá-lo para pessoas saudáveis. Especialistas afirmam, no entanto, que o vírus permanece ativo no organismo por cerca de 15 dias, enquanto dura a infecção.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top