Conecte-se conosco
?Magic Calendar? é um calendário feito de E-Paper

GADGETS

Magic Calendar é um calendário feito de E-Paper

O Magic Calendar é um calendário feito de e-paper colorido e consegue sincronizar com a agenda do seu smartphone. É uma linda peça de design.

Magic Calendar

Magic Calendar

Lembra dos calendários de papel, daqueles que você coloca na mesa ou parede e marca dias ou eventos importantes? Pois um designer japonês decidiu que era hora de reinventá-lo e criou o Magic Calendar (Calendário Mágico, em tradução livre).

Kosho Tsuboi é um designer de produtos que passou parte da vida em um templo budista. No processo, o jovem diplomado se tornou mais profundamente consciente da relevância do tempo e da tactilidade na formação e definição da experiência humana. Um exemplo dessa realização se manifesta hoje no Calendário Mágico, é um produto feito de e-paper – tecnologia que usa tintas magnéticas para alterar as informações em uma folha de “papel” especial – que sincroniza com o smartphone para exibir os eventos da sua agenda.

O projeto está associado ao Google Android Experiments, um programa japonês em que os criadores podem lançar idéias para o sistema Android centradas em gadgets inovadores. Neste caso, o calendário depende de um aplicativo Android personalizado e, a julgar pelo vídeo abaixo, use o Google Agenda para realizar a sincronização:

Além desta versão que pode ser fixada em qualquer parede, Kosho Tsuboi não se esqueceu de projetar uma opção para ficar em cima da mesa. Respondendo à pergunta, “E se houvesse um calendário que combina os méritos de papel e smartphone?”, o time de Tsuboi projetou esse papel-tela para tornar mais fácil e mais natural compartilhar eventos e horários entre as pessoas. Ele pode apresentar as informações em cores, para facilitar a identificação dos eventos:

Magic-Calendar-concept-5

Com o uso de um prisma, as informações do “papel” parecem flutuar no vidro.

Abaixo é possível visualizar como seriam os componentes internos do e-paper, composto do display de E-ink (tinta eletrônica, em tradução livre), bateria, botões para ligar e desligar o aparelho, vidro não reflexivo, entrada para o carregador e áreas para pendurá-lo em uma parede:

Magic-Calendar-concept-4

O Magic Calendar, visto por dentro.

 

Magic-Calendar-concept-2

O Magic Calendar pode ser produzido em diversos formatos e tamanhos.

O Calendário Mágico foi exibido no Japão no início deste mês e foi um dos vencedores do concurso. Com isso, ele segue para as etapas seguintes de desenvolvimento para se tornar um produto viável e comercializado. Então, é bem provável que, em breve, você poderá comprá-lo.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Kosho Tsuboi, visite o site do designer.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir