10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória

android anti virus - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
Saiba como o sistema operacional Android surgiu e chegou onde está hoje em dia

O Android é o sistema operacional do Google, que hoje em dia faz parte de tantos tipos diferentes de dispositivos, e agora comemora 10 anos de sucesso. Durante sua trajetória, alguns acontecimentos marcaram a suas ascensão no mercado mundial. Conheça os principais deles.

O início

Em 2007, a indústria de celulares e dispositivos móveis experimentou um grande avanço com o lançamento do primeiro iPhone. A chegada do dispositivo marcou uma nova era, o início de um tempo em que se é possível acessar tudo na palma da mão, e não é a toa que atualmente os smartphones são praticamente imprescindíveis na vida de qualquer pessoa.

E com o iPhone veio também o seu sistema operacional, o iPhone OS, que depois passou a ser chamado apenas de iOS. Não demorou muito para que o principal concorrente do iOS surgisse no mercado: no ano seguinte, o Google já lançava o seu próprio sistema operacional mobile.

rubin 720x472 - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
Andy Rubin, um dos criadores

A empresa responsável por ele, a Android Inc., foi fundada por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White; e foi comprada pela Google em 2005, por uma quantia de US$ 50 milhões de dólares.

O sistema chegou ao mercado como competidor direto do iOS, embora tivesse suas características próprias e diferenças. A principal delas é que, diferente do sistema operacional da Apple, ele conta com uma plataforma aberta, ou seja, que dá a liberdade para que desenvolvedores e fabricantes possam desenvolver interfaces e aplicativos próprios baseados em sua estrutura.

O lançamento do primeiro smartphone

Em 2008 chegou ao mercado o primeiro smartphone rodando o novo sistema operacional: o HTC T-Mobile G1, também conhecido como HTC Dream, em mercados fora dos Estados Unidos. Ele tinha um teclado físico, uma tela de 3.7 polegadas com resolução de 320 x 480, e 16mm de grossura.

t mobile g1 black - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
HTC Dream, o primeiro smartphone lançado com o sistema operacional

Ou seja, em comparação ao seu competidor, o iPhone 3G, ele parecia grosseiro demais. E ainda assim a empresa conseguiu vender milhões de unidades durante os primeiros seis meses após o lançamento do aparelho. Isso deixou claro que existia uma boa parcela do mercado que de fato queria algo diferente do que a visão da Apple no mundo dos smartphones.

Surge o Galaxy S da Samsung

A Samsung hoje é conhecida como sendo a maior fabricante de smartphones do mundo, mas obviamente as coisas nem sempre foram assim. Na época que o primeiro iPhone chegou ao mundo, provavelmente alguém iria rir caso outra pessoa sugerisse esse tipo de futuro para a empresa. O primeiro smartphone lançado pela Samsung foi o Galaxy i7500, em 2009, ou seja, dois anos após o lançamento do primeiro iPhone.

O aparelho foi um fracasso, não vendeu muito, mas serviu para que a Samsung compreendesse o potencial que existia em um smartphone com uma plataforma capaz de concorrer com a Apple. Ela foi a fonte de inspiração para que o primeiro aparelho da famosa série Galaxy S, que é um sucesso até os dias de hoje, fosse lançado.

46d0e4cc6069ab3987f8f1fb13fcd3df 480 80 - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
Galaxy S

O primeiro Galaxy S chegou ao mercado em 2011 e chamou a atenção imediatamente. Desde aquela época ele já contava com a tela Super AMOLED, um design bonito e foi visto como o primeiro smartphone de verdade a bater de frente com o iPhone em termos de beleza, mas com o diferencial do sistema operacional aberto, um detalhe que com certeza atraiu e ainda atrai muita gente.

Quando o Galaxy S2 foi lançado, a Samsung já estava no caminho certo para chegar onde chegou hoje em dia. Nessa época já não teria mais ninguém rindo da possibilidade.

Google aposta em seu próprio smartphone

Antes da chegada da série Pixel de smartphones, a Google lançou seu primeiro aparelho que fazia parte da família Nexus. A intenção era dar aos consumidores uma oportunidade de ter em mãos um aparelho com o sistema operacional puro, e sem as interfaces produzidas pela Samsung, LG e outras fabricantes na época.

Em parceria com a HTC, o Google lançou o Nexus One. Além de oferecer o Android limpo, ele também tinha o diferencial de receber com exclusividade e mais rápido as mais novas versões do sistema operacional.

htc google nexus one - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
Nexus One, primeiro smartphone do Google

Com o passar do tempo a empresa fez parceria com outras empresas. Logo veio o Nexus S, em parceria com a Samsung, seguido pelo Galaxy Nexus. Logo depois vieram os Nexus 4 e 5, dessa vez em parceria com a LG. A linha Google Nexus continuou ainda por algum tempo com outros aparelhos, incluindo tablets, mas eventualmente foi substituída pela série Pixel, que atualmente tem sido considerada por muitos como proprietária dos melhores smartphones com sistema operacional puro do mundo.

A chegada do Android Market

Outro acontecimento que marcou a história do sistema operacional foi a chegada do Android Market, que posteriormente seria renomeado para a Google Play Store que conhecemos. Ela foi inaugurada oficialmente no dia 22 de outubro de 2008, contendo uma quantidade interessante de aplicativos e jogos para os usuários.

android market 1498046650964 720x405 - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
Android Market, a loja de aplicativos

Atualmente ela oferece além disso, opções de filmes, programas de TV, livros, música, notícias e revistas digitais para bilhões de usuários ao redor do mundo. A loja virtual é um dos recursos presentes desde a primeira versão do sistema e que continua até os dias de hoje, assim como o SMS e o MMS, embora já não sejam mais tão usados hoje em dia com a chegada de aplicativos mensageiros como o WhatsApp.

Os relógios inteligentes

No ano de 2014 o Google anunciou que estava finalmente entrando também na era dos relógios inteligentes, lançando uma versão do seu sistema operacional exclusiva para esse tipo de dispositivo. Ele surgiu primeiro no LG G Watch com o nome de AndroidWear, e logo em seguida no Samsung Gear Live e no Moto 360.

Report LG G Watch 2 Is Coming at IFA 2014 to Compete with Apple iWatch 455316 2.jpg 720x405 - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória
LG G Watch

Mais tarde a Samsung passaria a utilizar o seu sistema Tizen nos smartwatches, mas o Android Wear continuaria a estar presente em outros modelos como o ZenWatch da Asus e o Sony Smartwatch 3.

Atualmente o sistema operacional para relógios inteligentes se chama Wear OS e pode ser encontrado em aparelhos de marcas sofisticadas incluindo grandes nomes como Hugo Boss, Diesel, Louis Vuitton, entre outras.

Além disso, vale ressaltar que atualmente ele também está presente em outros aparelhos como Smart TV’s, mini computadores, refrigeradores e até nos carros com o Android Auto. Em uma década houve um crescimento bastante satisfatório e o que tudo indica é que nos próximos 10 anos ainda veremos muita coisa boa nessa trajetória.

O mundo do Android

Hoje em dia, 9 entre 10 smartphones vendidos estão rodando Android. O que significa que o sistema operacional domina 90% do mercado e definitivamente mudou a forma como as pessoas se conectam. No meio do caminho ficaram alguns que tentaram entrar na disputa como o BlackBerry OS, o Windows Phone e o Symbian da Nokia, nenhum deles conseguindo atingir o patamar criado pelo Android e pelo iOS. Ambas as empresas realmente investem bastante nas suas plataformas, principalmente na ideia de lojas de aplicativos que os mantém sempre a frente, construindo programas e reunindo desenvolvedores cada vez mais talentosos e com ideias inovadoras.

Linha do tempo

Conheça alguns dos aparelhos Android que surgiram durante esses 10 anos.

HTC – G1 (2008) – Foi quem estreou a chegada do Android no mercado.

Moto Droid (2009) – Um aparelho mais fino que acabou chamando a atenção de mais pessoas para o Android.

HTC/Google Nexus One (2010) – Fruto da parceria entre as empresas, foi o primeiro smartphone com a marca do Google e que competiu frente a frente com o iPhone.

HTC Evo 4G (2010) – Um smartphone com tela de 3.5 polegadas que acabou se tornando bastante popular na época.

Samsung Galaxy S (2010) – O primeiro grande sucesso da Samsung que garantiu ótimas vendas para a empresa e o início da famosa família Galaxy S.

Amazon Kindle Fire (2011) – O primeiro lançamento da serie Fire de tablets da Amazon.

Xperia Play (2011) – O smartphone da Sony chegou com o destaque para suas câmeras, um recurso que logo se tornou importante nos aparelhos.

Samsung Galaxy Note (2012) – Em 2012 a Samsung iniciou uma nova era de smartphones, o de tela grande. Embora muito criticado inicialmente, logo se tornou um sucesso.

HTC First — “The Facebook Phone” (2013) – O aparelho tinha cores chamativas e seu diferencial era estar focado na rede social, mas não foi muito bem recebido.

HTC One/M8 (2014) – O começo do fim para a HTC, que não conseguiu continuar competindo com as novidades trazidas pelas fabricantes concorrentes.

Google/LG Nexus 5X (2015) – A parceria entre as empresas resultou em mais um aparelho da família Nexus com Android Puro.

Google Pixel (2016) – E logo a série Pixel tomou a frente, substituindo a Nexus.

Você utiliza Android? O que acha da plataforma? Deixe o seu comentário!

android anti virus - 10 anos de Android: Conheça os principais acontecimentos dessa trajetória

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via