10 apps de receitas para quem ama fazer comida

Não existe tarefa mais difícil do que decidir a sua próxima refeição. Listamos os 10 apps de receitas que prometem entregar pratos incríveis e super fáceis

Os apps de receitas têm aquela função prazerosa: unir gregos e troianos e agradar pessoas que amam cozinhar e que amam comer. Mesmo os mais incrédulos, que não levam jeito na cozinha, não conseguem e não podem ficar de fora. A ideia aqui é descomplicar e tornar uma necessidade em um momento prazeroso para se curtir na companhia dos melhores amigos, da família e, por que não, sozinho?

Desde que a febre dos aplicativos chegou à cozinha, o smartphone virou utensílio doméstico. Para quem curte ter seus momentos de chef, reunimos aqui dez opções que permitem conferir, pelo aparelho, receitas de doces e salgados fáceis e rápidos de preparar.

Se você é viciado em tecnologia e não chega perto das panelas, eis uma ótima oportunidade de desenvolver seus dotes de mestre cuca. E não tem desculpas: todos os aplicativos são em português. E mais: esquecer a lista de ingredientes em casa não é mais desculpa para deixar de experimentar um novo prato. Está tudo lá. Sem julgamentos, sem complicações. Sem ideia para café da manhã, almoço ou jantar? Confira, baixe e bon appetit!

Os 10 melhores apps de receitas que são necessários e deliciosos

Tastemade

Tastemade é daqueles apps culinários que entrega tudo que promete

Tastemade é um daqueles apps de receitas que toda sua popularidade é justificável em um simples clique. Sucesso no YouTube, Instagram e Facebook, a sua interface no aplicativo é deveras simples e um tanto quanto sensorial. Afinal, os “tastemakers”, ou seja, os criadores de conteúdo culinário do canal no Brasil, trazem tudo que existe no site para o aplicativo. Spoiler: vai ter muitos vídeos no processo.

Com as receitas separadas por tipo, a navegação é, para todos os efeitos, visual. Você vai ter acesso a todos os tipos de receitas em vídeos curtos e demonstrativos de deixar água na boca, como deveria ser. Mas para aqueles que desejam eficiência, não se engane: as receitas também estão disponíveis em versão escrita, no modelo clássico presente nos caderninhos da vovó.

E há um adendo para lá de bacana: não é necessário realizar login para navegar no aplicativo, que é um baita de um plus. Mas, caso decida tornar-se público cativo e optar por inscrever-se no canal, há aquele bônus com cara de presente: você pode ter acesso a vídeos e receitas exclusivas, com toque de celebridade.

Disponível para Android e iOS.

Tudo Gostoso

Blog mais popular no Brasil

Se o Tastemade é popular a nível mundial, a máxima vale para Tudo Gostoso em território nacional. Basta realizar uma rápida pesquisa no Google e, com certeza, o blog será uma dos seus primeiros resultados. E não pense que aqui as medidas são feitas em pequena escala: são milhares de receitas, em diversas categorias, tanto doces quanto salgados, passando de bolos a tortas, de carnes a peixes, de saladas a sopas, de massas a bebidas.

E, no melhor estilo do blog que se popularizou no Brasil, o seu aplicativo não esquece de suas raízes e mantém a cara em uma interface bem simples, sem nenhuma firula. As informações são identificadas de maneira bastante clara, com informações essenciais como o número de porções que sua receita rende ou o tempo de preparo.

Há, claro, adendos que só seriam possíveis graças à interface de aplicativo, como a opção de curtir aquilo que lhe é de agrado e fazer comentários e correções em algumas de suas receitas favoritas. Vale lembrar que é necessário realizar o cadastro no aplicativo e que ele não foge das propagandas.

Disponível para Android e iOS.

My CookBook

É ideal para os indecisos

Esse é um daqueles apps de receitas para aqueles que dispensam as formalidades da comunidade de culinária e desejam acesso a um aplicativo que fornece exatamente aquilo que julga fundamental: praticidade. Seja em sua interface simplificada como acessibilidade, não se sinta intimidado por seu título em inglês: você pode navegar com tranquilidade pelo aplicativo em sua língua nativa.

Para acessar o My CookBook é necessário a realização de um cadastro, mas existe o bônus de que você pode, sem maiores delongas, a opção de salvar as receitas que vai encontrando perdidas na internet. É essa ideia, concentrar vastas opções em apenas um aplicativo e catalogá-las, seja em pastas, tags ou categorias. Fora isso, você ainda pode organizar as suas compras e planejar suas receitas para a semana – ou para o mês inteiro.

Disponível para Android e iOS.

Receitas Light

Perfeito para aqueles que precisam fazer dieta

Receitas Light entrega aquilo que promete: receitas de baixo teor calórico, com foco na dieta. Massas, carnes, bolos, shakes, aperitivos e pães, o repertório é bastante variado, incluindo peixes e frutos do mar. Aqui você não se priva de nada. A ideia é oferecer opções e elas são várias, para todos os tipos de gostos. O app oferece uma categoria inteira de receitas vegetarianas e você pode compartilhá-las ou salvá-las na sua lista de favoritos.

O bacana é que o Receitas Light é um daqueles apps de receitas que respeitam bastante a sua comunidade. Aqueles que contribuem com receitas tem sua autoria reconhecido. Todo usuário vai ter seu o nome ou o canal identificado. A interface é bastante simples e existe uma curadoria de receitas Low Carb, ou seja, baixo nível de carboidratos. Não há desculpas para desdenhar da dieta aqui.

Para usar o aplicativo não é necessário fazer o login, e existem poucas propagandas no app, aliás, o que torna a navegação ainda mais confortável.

Disponível para Android e iOS.

Runtasty

Runtasty é feito com carinho

Se você por um acaso conhece o Runtastic, sabe então o quão sérios são os desenvolvedores deste app. Pois bem, o Runtasty é desenvolvido pela mesma empresa e talvez seja um dos melhores apps de receitas desta lista.

De navegação intuitiva, com base em tags e categorias, você pode realizar buscas, adicionar receitas à lista de favoritos e encontrar inspiração nas novas receitas adicionadas ao app, que ficam em destaque na primeira página. Nada muito diferente daquilo oferecido por seus concorrentes. O seu grande trunfo reside em sua preocupação em entregar saúde com um acréscimo.

O Runtasty indica o valor calórico e os dados nutricionais de cada porção, detalhando a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e assim por diante. Todos os pratos têm informações sobre sua composição, como o fato de ser sem glúten, sem lactose ou de origem animal. O número de porções, o tempo de preparo e o nível de dificuldade também constam em cada receita. Em outras palavras, é muito completo.

Você pode usar o app estando logado ou não. Ele é daqueles apps de receitas com selo livre de propaganda e possui uma seção chamada Passo a Passo, com vídeos mostrando detalhadamente como cortar cebola ou abacate, por exemplo. Se você está procurando um serviço para controlar de perto os seus hábitos alimentares ou a sua dieta, não há melhor opção do que esta.

Disponível para Android e iOS.

Petitchef

Petitchef é saboroso e imperdível

O Petitchef é um dos apps de receitas que não impressiona à primeira vista. Mas não se engane: em pequenas embalagens, cabe os mais ambiciosos tesouros. Ele é daquele tipo de aplicativo que entrega exatamente o que se propõe a fazer: interface simples, navegação intuitiva, sem muitas propagandas e receitas detalhadas.

Esse é para aqueles que desejam minúcias. As receitas são bem detalhadas, há informações sobre cada porção, o número de calorias que você irá consumir caso opte por um prato favorito.

Disponível para Android e iOS.

Nhac GNT

Receitas de chefs do canal disponiveis no app

Esse é para aqueles que desejam cair de cabeça no mundo da culinária. Ele une o melhor da programação da GNT com a praticidade do smartphone. Você pode conferir na íntegra as receitas televisionadas no canal em vídeos ou em descrição em texto, simples assim.

Nomes como Bela Gil, Claude Troisgros, Felipe Bronze, Raíza Costa e Rodrigo Hilbert são alguns exemplos de personalidades que você pode conferir no aplicativo e ainda ter acesso ao seu menu estrelado. Você pode não apenas pesquisar por seu chef favorito, mas também pratos à sua escolha, ou até ingredientes.

E o conteúdo é digno de uma grade horária tumultuada: são mais de 8.000 receitas disponíveis em um clique. Vale lembrar que você pode ficar de olho nas novidades de seus chefs favoritos: o aplicativo vai te garantir de te notificar quando estiver disponível alguma atualização.

Disponível para Android e iOS.

Cozinha Fit & Fat

Um dos apps culinários que são visionários

Mais do que apenas um entre vários apps de receitas, o que alimenta este aplicativo é um conceito muito bem estruturado. O Conceito Fit & Fat preza pela alimentação balanceada, que visa preservar a sua saúde à longo prazo, nutrir o organismo, saciar a fome e dar prazer. Parece básico, não é mesmo? Mas acredite, muitas vezes abrimos mão de alguma coisa ou outra. Sentir prazer ao comer muitas vezes não é associado com saúde e não deveria ser assim.

A ideia do Fit & Fat é exatamente promover um estilo de vida mais consciente muito mais do que uma gama de receitas saudáveis e naturebas. São palestras e workshops, tudo isso disponível no aplicativo. São receitas que respeitam as escolhas de cada pessoa, os gostos alimentares, as restrições, e ainda traz informações sobre cuidados com a saúde, entrevistas com profissionais, dicas de bem-estar e uma plataforma de bate-papo.

Disponível para Android e iOS.

Kitchen Stories

Kitchen Stories é daqueles apps culinários classudos

Existe um mundo pulsando no universo culinário. Como seria ter acesso a tudo isso em um aplicativo? O nome é Kitchen Stories. Funções como pesquisa e catálogo são facilmente supridas em alguns cliques. Há também o grande trunfo do audiovisual que, no mesmo estilo que o Tastemade, fornece muitos tutorias bem explicativos com passo a passo e comentários. Há também opções como personalizar sua lista de compras ou um conversor de medidas, que vem a calhar.

Uma gama de opções divididas por tema mais inusitados está disponível, como: clássicos de todos os tempos, massas variadas e pratos de 20 minutos. Todos eles incluem opções veganas e sem glúten, sem exceção.

Disponível para Android e iOS.

Receitas de Boteco

Receitas de Boteco é um dos apps culinários deliciosos
Tudo o que há de melhor na experiência de boteco disponível no aplicativo

Não é preciso apresentações. Nosso último na lista é um daqueles apps de receitas pra agradecer de joelhos que existe. Aqui é um aglomerado de petiscos, entradas e aperitivos que são servidos em todos os cantos desse país, salvo também a todos os drinks.

O Receitas de Boteco é um dos poucos apps de receitas culinárias especializado em um tipo único de gastronomia e tudo aqui tem cara de imperdível: desde batata frita a provençal a croquetes de carne.

Os tira-gostos foram selecionados criteriosamente e seus preparos são explicados de forma simples e dinâmica. Seu grande diferencial está na presença das receitas das bebidas, desde sucos a caipirinha. É para ninguém botar defeito! Sua interface é simples, customizada, e exige o cadastro para completa navegação.

Disponível para Android e iOS.

Curtiu nossas dicas de apps de receitas e de receitas? Deixe nos comentários qual você gostou mais mãos à obra.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: