10 dicas para aumentar a vida útil de seu smartphone

Selecionamos as melhores dicas para você aproveitar ao máximo tudo que seu smartphone pode oferecer por mais tempo

Por mais que você deseje que seu smartphone dure para a vida inteira, ele provavelmente não irá completar muitos aniversários. A indústria de eletrônicos está em constante mudança e evolução, consequentemente colocando modelos novos e melhores no mercado em questão de semanas.

Porém, você quer que aquele dinheiro investido num smartphone novo valha a pena, não é mesmo? Por isso, montamos esse artigo com várias dicas úteis para estender ao máximo a vida útil de seu aparelho.

As dicas a seguir irão focar tanto em aspectos internos e externos que você precisa cuidar em seu dispositivo. Basta ter muita atenção às condições do software e hardware do smartphone, ao mesmo tempo em que você cuida para ele sofrer quedas, arranhões ou mesmo batidas fortes que podem provocar problemas internos que você nem iria suspeitar.

Remova aplicativos e fotos desnecessários

Quase todos os usuários de smartphones passaram por algum tipo de lentidão ou travamento em seus dispositivos, o que torna frustrante o seu uso. Na grande maioria dos casos, isso acontece porque os recursos de armazenamento e RAM do smartphone estão sendo maximizados.

Smartphone

Isso pode tornar o aparelho muito menos responsivo e, muitas vezes, convence os usuários a comprar um modelo mais novo antes que realmente precisem. Para evitar essa despesa desnecessária, certifique-se de remover regularmente todos os aplicativos, fotos, documentos ou mensagens de texto que você realmente não precisa.

Use um protetor de tela de vidro temperado

Uma tela quebrada pode tornar seu telefone quase impossível de usar, e isso pode levar a mais danos (além do que, ninguém gosta de uma tela com riscos ou rachaduras). Em vez de pagar aproximadamente R$ 300,00 para substituir sua tela, você deve tomar medidas para proteger esse componente integral do smartphone.

Celular com película

Um protetor de tela de vidro temperado é um bom investimento que reduzirá drasticamente o risco de acabar com uma tela quebrada. Esses protetores podem ser encontrados nas principais lojas especializadas em acessórios de smartphones por menos de R$ 100,00. No entanto, se a sua tela ficar rachada antes de tomar medidas preventivas, procure um reparo em vez de comprar um novo telefone.

Invista em um capa robusta

Agora que sua tela está protegida, é hora de ser proativo com o restante dos componentes do seu smartphone. Nenhuma capa evitará todos os tipos de danos possíveis que podem inutilizar um smartphone, mas comprar algo muito resistente lhe dará as melhores chances de evitar um acidente que custe muito caro.

Smartphone

Isso é especialmente importante para pessoas que tendem a abandonar seu smartphone com frequência em qualquer lugar. Além da personalização do aparelho, como um bônus adicional, uma capa robusta adicionará uma camada extra de proteção à tela do telefone, uma vez que muitos modelos possuem uma altura que impede o contato da tela com qualquer superfície.

Evite atualizações de software após duas gerações

Os fabricantes de smartphones fornecem apenas suporte de software por aproximadamente duas gerações. Esta é a razão pela qual as últimas atualizações do iOS, por exemplo, são compatíveis apenas com os modelos 4S e posteriores. Em alguns casos, você poderá atualizar mesmo que o dispositivo seja mais antigo, mas é muito provável que isso cause muitos problemas de desempenho.

Smartphone

Isso pode ser por causa da dificuldade em criar atualizações estáveis que funcionem em uma grande variedade de dispositivos, como no caso de smartphones Android. Porém, a maioria das pessoas acredita que a realidade é mais sinistra.

Afinal de contas, por que a Apple iria manter as atualizações disponíveis para celulares mais antigos, quando eles podem simplesmente levar os consumidores a fazer uma nova compra a cada dois anos? De qualquer forma, você pode prolongar a vida do seu smartphone evitando atualizações depois que duas novas gerações forem lançadas.

Desligue regularmente

Você nunca deixaria seu laptop funcionando por várias semanas ininterruptamente, mas a maioria dos usuários não desligou o smartphone em meses.

Smartphone

É preciso ter em mente que seu telefone é muito semelhante a um computador de várias maneiras. Simplesmente permitir que o seu telefone desligue por alguns minutos pelo menos uma vez por semana ajudará a funcionar com mais eficiência, e isso também prolongará sua vida útil.

Mantenha a bateria em boa forma

Você não precisa se preocupar em sobrecarregar sua bateria, deixando-a ligada por um longo período de tempo. No entanto, mesmo que esse mito esteja incorreto, há algumas coisas que você provavelmente faz diariamente que estão danificando a bateria do telefone e reduzindo sua vida útil.

A única coisa mais importante que você pode fazer para tirar o máximo proveito do seu smartphone é colocá-lo no carregador quando ele atinge uma duração de bateria de 75%.

Smartphone

Esperar até que a duração da bateria caia para 25%, por exemplo, reduzirá drasticamente sua capacidade de receber e reter uma carga. Na verdade, se você sempre carrega seu telefone quando ele atinge esse nível, a bateria funcionará apenas com seu potencial total de 500 cargas. Por outro lado, optando por usar o carregador em 75%, você receberá até 2.500 cargas totalmente energizadas.

Também é importante notar que drenar toda a bateria e depois recarregá-la até 100% é uma má idéia. Seu smartphone durará muito mais se você o carregar por alguns minutos e desligar durante todo o dia.

Não se exercite com seu smartphone no bolso

Existem vários aplicativos disponíveis para seu smartphone que podem ajudá-lo a se exercitar, mas talvez não seja do seu interesse usá-los. Isso se deve ao fato de que alguns usuários de smartphones Android e iPhone tiveram problemas de danos causados pela transpiração, enquanto o telefone estava no bolso ou preso ao braço.

Smartphone

Esse problema se torna exacerbado, no caso da Apple, pela falta de vontade da empresa em cobrir até mesmo danos mínimos de umidade no programa de garantia. Quando você considera o quão caro é um iPhone, não faz sentido correr o risco de prejudicá-lo com o suor.

Se você quiser levar seu smartphone consigo quando estiver se exercitando, sempre opte por braçadeiras ou equipamentos semelhantes que mantém o celular fixo em seu corpo e devidamente protegido.

Proteja seu smartphone enquanto estiver dirigindo

O sistema de navegação integrado do seu telefone o torna muito útil durante uma viagem, mas tenha cuidado ao utilizar esse dispositivo tão precioso enquanto estiver dirigindo.

Smartphone

A menos que o smartphone esteja devidamente protegido em todos os momentos, ele corre o risco de ser jogado no veículo durante um acidente. Isso pode facilmente danificar a parte eletrônica sensível dentro do telefone. Infelizmente, esse tipo de problema provavelmente não será coberto pela sua garantia.

Evite vírus e malware

Embora não seja muito comum que um smartphone seja infectado por um vírus ou malware, você ainda deve tomar precauções para proteger seu aparelho. Os vírus vêm de aplicativos maliciosos, portanto, não baixe nada que pareça suspeito.

Smartphone

Se o seu telefone começar a agir de forma estranha após a instalação de um novo aplicativo, você poderá verificar o uso dos dados do aplicativo para determinar se ele pode estar enviando informações para terceiros, por exemplo.

Também é possível que aplicativos carregados de vírus sejam instalados sem sua permissão se você tiver um dispositivo desbloqueado. Esteja ciente de que a única maneira de se livrar de um vírus é redefinir seu iPhone ou iniciar seu Android em modo de segurança para excluir o aplicativo malicioso.

Tire proveito do armazenamento em nuvem

O armazenamento na nuvem é uma das melhores maneiras de garantir que o seu telefone nunca fique entupido com muitos dados e arquivos. Isso permitirá que você utilize um dispositivo enxuto e leve, além de minimizar o risco de perda de dados se algo der errado.

10 dicas para aumentar a vida útil de seu smartphone

Tire proveito de qualquer armazenamento em nuvem gratuito fornecido com o smartphone (como Google Drive, Dropbox e iCloud) e faça backups regularmente para obter os melhores resultados. Lembre-se de manter em seu smartphone somente os arquivos que são estritamente necessários no seu dia-a-dia.

Vida longa ao seu smartphone!

Agora que você sabe como aproveitar ao máximo seu smartphone, pode deixar de gastar dinheiro em atualizações anuais ou bienais ao buscar modelos mais recentes. Lembre-se sempre de que as escolhas de dinheiro que você faz hoje podem ter um grande impacto no resto de sua vida, portanto, pense duas vezes antes de sair comprando um novo smartphone.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: