10 documentários no YouTube para você assistir e aprender de graça

10 documentários no YouTube para você assistir de graça
Uma lista de documentários no YouTube com legenda ou dublagem em português para você se entreter enquanto aprende

Neste período em que ficamos presos dentro de casa por causa do novo coronavírus, boa parte do nosso entretenimento provém de fontes online, como o YouTube e a Netflix. Mas, se você é daquelas pessoas que estão procurando não apenas algo para passar o tempo, mas também que possa educá-lo em algum assunto que ainda não conhece muito sobre, separamos aqui uma lista de 10 documentários no YouTube, todos eles em português (ou com legendas em português), para que você possa assistir de graça em qualquer lugar em que estiver.

A 13ª Emenda (13th)

documentários no youtube
Cartaz de A 13ª Emenda (Imagem: Netflix)

Em A 13ª Emenda (13th no original em inglês) a aclamada roteirista e diretora Ava Duvernay (primeira diretora negra a ter sido nomeada ao Oscar de Melhor Filme) analisa todo o racismo sistêmico da sociedade dos Estados Unidos desde o fim da escravidão, conversando com diversos ativistas e figuras do mundo político, coletando diversos informações que levam a crer que a 13ª Emenda da Constituição do país não necessariamente libertou os negros, mas os guiou até um sistema penitenciário desenvolvido para mantê-los oprimidos.

Este documentário pode ser visto gratuitamente no YouTube (com opção de legendas em português) e também pode ser encontrado no catálogo da Netflix.

Os Capacetes Brancos (The White Helmets)

documentários no youtube
Os Capacetes Brancos (Imagem: Netflix)

Ganhador do Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem em 2017, Os Capacetes Brancos (The White Helmets no original em inglês) nos mostra os esforços dos trabalhadores de resgate da Síria e da Turquia e do esforço destes em salvar cidadãos inocentes que são pegos durante o fogo cruzado da guerra entre os dois países. 

Este documentário pode ser visto gratuitamente no YouTube (com opção de legendas em português) e também pode ser encontrado no catálogo da Netflix.

O Dinheiro como Dívida (Money as Debt)

documentários no youtube
O Dinheiro como Dívida (Imagem: YouTube)

Este documentário do cineasta canadense Paul Grignon tem um formato um tanto inusitado (afinal, não é muito comum vermos filmes documentais no formato de desenho), mas trata de um assunto muito importante: o funcionamento da economia no século XXI. O documentário explica como a concepção que muitos temos de dinheiro como algo físico e real está equivocada, como as corporações utilizam o endividamento como uma forma de criar dinheiro e sobre como todo esse sistema está fadado ao colapso.

O Dinheiro como Dívida (Money as Debt no original em inglês) pode ser visto gratuitamente no YouTube, já legendado em português.

Viramundo

documentários no youtube
Viramundo (Imagem: YouTube)

Este documentário brasileiro de 1965 retrata a dura realidade dos migrantes nordestinos, que eram atraídos para as regiões sudeste e sul do país por promessas de uma melhora de vida por conta da riqueza desses lugares, mas que com o passar do tempo percebiam que essas promessas de uma vida melhor eram falsas, e além de estarem longe da terra natal e da família, agora precisavam também lidar com o preconceito de um povo que não os acolheu da forma esperada.

Viramundo pode ser encontrado de graça no YouTube.

ABC da Greve

documentários no youtube
ABC da Greve (Imagem: YouTube)

Neste documentário o cineasta Leo Hirzman, um dos expoentes do Cinema Novo, revela a efervescência da retomada do movimento sindical no ABC paulista em 1979, quando trabalhadores metalúrgicos se mobilizaram para efetuar as primeiras greves no Brasil desde 1968. Esse movimento por melhores salários e condições de trabalho foi um dos símbolos precursores da luta pela redemocratização do país e o responsável pelo “nascimento” do Partido dos Trabalhadores e de pessoas que se tornariam importantes figuras da política nacional nos anos seguintes, como o ex-presidente Lula.

ABC da Greve pode ser encontrado de graça no YouTube.

Muito Além do Peso

documentários no youtube
Cartaz de Muito Além do Peso (Imagem: Divulgação)

Este documentário dirigido pela cineasta brasileira Estela Renner coloca em foco o tema da obesidade infantil, analisando as mudanças nos hábitos alimentares que ocorreram nas últimas décadas e que levaram a um aumento exponencial do número de crianças obesas e quem são os responsáveis por este cenário que não dá qualquer sinal de desaceleração.

Muito Além do Peso pode ser encontrado de graça no YouTube.

Miss Representation

documentários no youtube
Cartaz de Miss Representation (Imagem: Divulgação)

Dirigido por Jessica Siebel Newson, este documentário reúne alguma das mulheres mais influentes dos Estados Unidos (como a jornalista Rachel Maddow, a atriz e ativista Rosario Dawson, e Condoleeza Rice, que foi a responsável pelas políticas de segurança nacional dos EUA durante a administração de George Bush), que falam sobre como o fato da mídia vender que todo o valor de uma mulher está em sua beleza, juventude e sexualidade serviu (e ainda serve) como um obstáculo em suas carreiras.

Miss Representation pode ser visto gratuitamente no YouTube (já com legendas em português) e também pode ser encontrado no catálogo da Netflix.

O Mercado de Notícias

documentários no youtube
O Mercado de Notícias (Imagem: divulgação)

Com roteiro e direção de Jorge Furtado (conhecido pelo mundialmente aclamado Ilha das Flores), este documentário conta com depoimentos de importantes jornalistas do cenário nacional (como Mino Carta, Luís Nassif, Bob Fernandes e Renata Lo Prete) que traçam um paralelo sobre o papel da mídia em uma democracia, e da responsabilidade que esta possui na construção da opinião pública e de quais serão os interesses políticos e econômicos desta.

O Mercado de Notícias pode ser encontrado de graça no YouTube.

Virando a Mesa do Poder (Knock Down The House)

documentários no youtube
Alexandria Ocasio-Cortez em Virando a Mesa do Poder (Imagem: Netflix)

Dirigido pela documentarista Rachel Lears, este filme lançado em 2019 conta a história de luta de quatro mulheres que, em 2018, disputaram as eleições para o Congresso dos Estados Unidos com o intuito de trazer ideias mais progressivas para a política do país. O destaque do filme fica pelo fato dele mostrar de perto a ascensão de Alexandria Ocasio-Cortez (AOC), uma ex-garçonete que hoje é uma das principais figuras da política dos EUA por conta do “Green New Deal”, uma política agressiva de mudança econômica que visa combater o aquecimento global ao mesmo tempo que cria um estado de bem-estar social no país.

Virando a Mesa do Poder (Knock Down The House no original em inglês) pode ser visto gratuitamente no YouTube (com opção de legendas em português) e também pode ser encontrado no catálogo da Netflix.

Bitcoin — O Fim do Dinheiro Como o Conhecemos (The End of Money As We Know It)

documentários no youtube
Cartaz de Bitcoin – O Fim do Dinheiro como o Conhecemos (Imagem: Divulgação)

Neste documentário dirigido e roteirizado por Thorsten Hoffmann tenta explicar o que exatamente é o Bitcoin de forma que até um leigo consiga entender, dando um grande foco não apenas para a importância da moeda virtual para o futuro da economia mas também em como ela pode ajudar a evitar o colapso financeiro causado pelas práticas duvidosas dos bancos (práticas essas que foram as grandes responsáveis pela crise econômica de 2008).

Bitcoin O Fim do Dinheiro Como o Conhecemos (Bitcoin — The End of Money As We Know It no original em inglês) pode ser visto gratuitamente no YouTube, já legendado em português.

Fonte: Instituto de Cinema, Mashable

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter