Conecte-se conosco
Final Fantasy VII

CULTURA GEEK

10 espadas que marcaram época na história dos games

Conheça 10 espadas que marcaram época na história dos games. Desde RPGs clássicos até Metal Gear Solid 4, conheça as espadas mais poderosas

Poucas armas têm a mesma relevância e apego que as espadas. Seja no cinema, nos games, na literatura e até na vida real, essas lâminas são tão envoltas em lendas que é difícil não se sentir atraído por elas.

No mundo real elas continuam a ter uma presença importante. Na AMAN – Academia de Agulhas Negras, os cadetes recebem o Espadim de Caxias ao se tornarem alunos da instituição, e ao se formarem oficiais, recebem a Espada de Oficial de Exército. No ápice, ao se tornar um general de exército, um oficial também recebe uma réplica do Sabre de Caxias. Sempre como símbolo de passagem e da nova função. Mas esse é só um exemplo de como as espadas fazem parte do mundo em que vivemos até hoje.

Se na vida real elas cumprem funções em grande parte simbólicas, no mundo virtual pululam não só réplicas de espadas que existiram de verdade mas também outras que de tão sofisticadas e poderosas, só mesmo na memória dos videogames (e dos gamers) para existirem.

Hoje pagamos tributo à história das espadas e dos games. Selecionamos 10 dessas armas clássicas que marcaram época na vida de gamers ao redor do mundo. Em nossa seleção usamos um misto de estética, poder, história e relação com o mundo reail como critérios. A numeração não é por ordem de preferência ou importância, mas meramente organizativa.

Com certeza a lista não é unânime e está sujeita à preferências de cada um. Aliás, convidamos o leitor a deixar suas menções honrosas nos comentários e enriquecer ainda mais a lista (10 é muito pouco no final das contas).

E sem demora, vamos à primeira espada da lista, as Gunblades de Final Fantasy VIII!

1 – Final Fantasy VIII – Gunblade

Gunblade Squall

Squall empunhando a sua gunblade

As Gunblades surgiram em Final Fantasy VIII, mas estão presentes também em outras edições da série. Trata-se da fusão de uma espada e de uma arma de fogo. A versão empunhada pelo herói do jogo, Squall(figura acima), é a mistura de uma revólver e uma espada.

A Gunblade usada por Seifer, inimigo mortal de Squall, é a mistura de pistola e  lâmina de espada. As originais dos dois personagens não disparavam projéteis. Mas em jogos posteriores as Gunblades tiveram essa possibilidade acrescentada. A fusão de arma branca com arma de fogo resultou em um dos designs mais arrojados da história dos RPGs.

2 – Final Fantasy VII – Buster Sword

A famosa Buster sword de Final Fantasy VII

A segunda da lista é de Final Fantasy VII. A Icônica Buster Sword é praticamente irmã de Cloud Strife, protagonista da série. A espada é reconhecida não só pelos amantes de Final Fantasy, muitos dos quais elencam o VII como o melhor da série, mas também por gamers de outras paragens estilísticas. A espada colossal acabou por virar símbolo do jogo como um todo e, de forma mais ampla, de toda a famosa série da Squaresoft.

3 – Soulcablibur – Soul Edge

Soul Edge. Créditos: Soulcalibur

A Soul Edge, como o nome sugere, tem como marco estético um olho demoníaco na base de sua lâmina. Forjada a partir da união entre o espírito da espada Soul Edge com o corpo dormente de Cervantes, um dos protagonistas da narrativa, a espada tem uma forma original ao misturar aspectos orgânicos com fio afiado do aço.

É uma espada que deve seus préstimos ao lado maligno da força. Ao melhor estilo O Senhor dos Anéis, a arma domina a mente e alma da pessoa que a empunha, levando-a, em última instância, à insanidade.

4 – The Legend of Zelda – Master Sword

Master Sword

Master Sword de Legend of  Zelda

O nome da principal arma de Legend of Zelda já diz tudo. É a espada das espadas, protetora de Hyrule. Antes de receber o título de Master Sword, era chamada por Goddess Sword, tendo sido originalmente forjada pela Deusa Hylia. Alguns dos poderes que a espada confere ao seu dono são a habilidade de viajar pelo tempo e a emissão de raios de poder. Além de tudo, consta que sua lâmina é inquebrantável.

5 – Gods of War – Blade of Olympus

Blade of Olympus

A Blade of Olympus é por si só um protagonista das guerras mitológicas que perpassam Gods of War. O mais “singelo” feito da espada foi ter levado a cabo a guerra contra os Titâs, ao ser empunhada pelo também “singelo” Zeus, Deus dos Deuses e futuro pai de Hércules.

A espada foi brandida tanto por Zeus como pelo protagonista Kratos, que a usou para derrotar outro Titã, Gaia. De tempos em tempos a espada surge na série definindo uma batalha mitológica e não poderia ficar de fora da lista.

6 – Devil May Cry – Rebellion

Devil May Cry

Espada de Devil May Cry Rebellion

O protagonista da série da Capcom possui duas armas de fogo, mas é à Espada Rebellion que ele recorre na maior parte das vezes. Dante, ótimo nome inspirado no autor da Divina Comédia e sua odisséia pelo inferno, recebeu a Rebellion das mãos de seu pai, Dark Knight Sparda.

A espada agigantada é marca registrada de Devil May Cry e dona de um design que o próprio Dante Alighieri não se furtaria a elogiar. Nada melhor do que a Rebellion para levar junto durante uma caçada a demônios.

7 – World of Warcraft – Frostmourne

Espada Frostmourne nas mãos do rei Lich. Créditos: Wowwiki

Desde o lançamento de World of Warcraft em 2004, o jogo continua a ser um dos mais populares MMORPGs do mundo. As espadas são frequentes e variadas em seu universo de fantasia, mas uma em especial merece ser lembrada.

A espada companheira do Rei Lich, a Frostmourne, tem a interessante habilidade de absorver a alma de suas vítimas para aumentar o seu próprio poder. Após alguns milhares de oponentes no chão, dá pra imaginar o poder que a espada carrega em sua fria lâmina.

8 –  Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots – Raiden’s Katana

Raiden empunhando a Katana

Raiden empunhando a Katana

Em Metal Gear Solid 4, o protagonista Raiden deve muito de sua vitórias à sua espada Katana. No mundo real, Katana é um estilo de espada típico do Japão feudal, usado extensivamente pelos famosos Samurais. Ainda hoje podem ser compradas de artesãos e empresas japonesas.

No caso de Raiden, a espada é mais do que um lâmina Samurai. A arma foi submetida a um processo futurista em que corrente alternada e frequências ressonantes extremamente elevadas foram aplicadas à lâmina. Consta que após esse batismo eletromagnético a espada adquiriu a característica de enfraquecer as ligações moleculares de qualquer coisa que ela toque. Não à toa a Katana de Raiden corta qualquer coisa com uma facilidade de dar inveja a qualquer outra arma dessa lista.

9 – Masamune – Chrono Trigger

Masamune em Crono Trigger

Espada Masamune em Chrono Trigger

Masamune não é apenas a espada mais poderosa do clássico RPG Chrono Trigger. Vários jogos, incluindo Final Fantasy e Soulcalibur também possuem aparições de espadas homônimas. Trata-se de uma espada inspirada em um artesão japonês que viveu de verdade: Goro Nyudo Masamune. Daí a sua aparição em diferentes jogos e contextos.

Em Chrono Trigger a espada é responsável por cortar uma montanha ao meio. É capaz também de absorver a força vital de seus oponentes e curar o seu dono. Além de de ser uma arma paradigmática do clássico da Squaresoft, tem um traço de realidade por ser inspirado no grande artesão japonês.

10 – Prince of Persia – Time Dagger

Dagger of time em Prince of Persia

Tudo bem, tudo bem. Uma Dagger, isto é, uma adaga, não é exatamente uma espada. Mas ainda sim a lâmina que dá o tom na série Prince of Persia merece estar em uma lista de grandes espadas, talvez como uma irmã menor, mas não menos importante. Além de destramente empunhada pelo príncipe, a capacidade de controlar o tempo é parte central da narrativa do jogo, e acabou por transbordar também para as telas do cinema. Poucas espadas tem o poder de controlar o tempo e ainda por cima serem estrelas de cinema.

Conclusão

Com certeza muitas outras espadas merecem estar na lista. Quiçá várias espadas de um mesmo jogo. Essa arma continua a fascinar e exercer profunda influência na elaboração de novos jogos, filmes e narrativas. Se na vida real elas já não são mais carregadas em estilosas bainhas enquanto andamos por aí, nos jogos elas fazem parte da própria vida dos personagens.

Deixe suas menções e aumente a nossa lista!

 

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir