Conecte-se conosco
Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo destaque - 10 gadgets que mudaram o mundo

Ciência e Tecnologia

10 gadgets que mudaram o mundo

A tecnologia mudou o mundo nas últimas décadas e revolucionou a mobilidade e a comunicação. Conheça 10 gadget’s responsáveis por boa parte desta mudança.

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo inspector gadget inspetor bugiganga 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

De origem no século XIX, a palavra “gadget” se popularizou no mundo todo nos anos 2000 como sinônimo de dispositivos pessoais de alta tecnologia. O Oxford Dictionary traz essa definição:

“Um pequeno dispositivo ou ferramenta mecânica ou eletrônica, especialmente engenhosa ou inédita”.

Na falta de uma palavra que tivesse o mesmo sentido, ela já foi traduzida no Brasil como bugiganga na versão do desenho animado Inspector Gadget, de 1983. Um detetive cujas engenhocas surgiam de seu corpo para enfrentar as mais diversas situações (qualquer semelhança com a realidade atual é mera coincidência).

Agora pense na sua vida há uns dez anos atrás. O que mudou na sua relação com a tecnologia de lá para cá? Muita coisa, né? Imagine então nos últimos trinta ou quarenta anos. Acompanhe essa viagem ao passado e descubra as maiores influências da tecnologia na nossa vida pessoal nas últimas décadas.

1. Sony Walkman (1979)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo sony walkman 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

Antes do Sony Walkman você só conseguiria ouvir som de alta qualidade comprando tíquetes para o Carnegie Hall, dizia o primeiro anúncio.

Poder caminhar, pedalar, ir a qualquer lugar escutando a música que quiser o tempo todo. O que hoje é muito comum era um sonho há quarenta anos atrás. Um dispositivo leve e “quase do tamanho de uma fita cassete”, dizia o anúncio. Com esta novidade a Sony não só lançou um novo produto, mas deu os primeiros passos para uma nova era: a da portabilidade.

2. Telefone celular (1983)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo primeiro telefone celular motorola dynatac 8000x 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

A comunicação no mundo não seria mais o mesma.

Que o celular revolucionou completamente o mundo, e continua até hoje, ninguém discorda. O Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro, desenvolvido pelo engenheiro Martin Cooper.

O aparelho pesava quase um quilo com a bateria, que durava somente vinte minutos em uma ligação. A partir daí sua evolução iniciou uma trajetória rápida, transformando-o muito mais do que uma linha de produto, mas na forma como nos comunicamos.

3. Câmera fotográfica digital (1988)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo fujifilm fujix ds 1p 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

A primeira câmera fotográfica digital a ser comercializada foi produzida pela Fujifilm.

O primeiro projeto foi criado por Steven Sasson para a Kodak em 1975, pesava quase quatro quilos e armazenava as imagens em uma fita cassete. Estima-se que ela tinha 0,01 megapixel. Porém, a empresa abandonou a ideia pois seus executivos acreditaram que não seria bom para os negócios, já que ameaçaria a indústria dos filmes fotográficos, o que de fato aconteceu.

Treze anos depois, com um aparelho mais compacto e armazenamento moderno, a Fujifilm apresentou a Fujix DS-1P, que teve algumas unidades produzidas sem chegar a ser comercializada. Um ano depois, em 1989, sua sucessora Fujix DS-X chegava ao mercado e iniciava uma nova fase no mundo da fotografia.

4. Navegador GPS (1989)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo navegador gps 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

O Honda Electro Gyro-cator foi o primeiro sistema de navegação a ser comercializado em um automóvel.

Inicialmente criado para fins militares, o GPS foi uma das soluções mais inovadoras apresentadas. A ideia de que um aparelho poderia saber sua localização exata e indicar direções a um destino escolhido parecia cena de filme de ficção. A facilidade do aparelho logo tomou conta do dia a dia de cada vez mais pessoas até ser integrado aos smartphones.

Sem o sinal de GPS, popularizado pelo navegador, muitos serviços de grande utilidade, como aplicativos de taxi, localização de fotos e acompanhamento de entregas não seriam possíveis.

5. IBM Simon (1994)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo ibm simon 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

O avô do smartphone não foi pra frente, mas inspirou as novas gerações.

Um telefone celular com sistema de computador e uma tela sensível ao toque que dá acesso a diversos utilitários. Soa familiar? Precursor dos smartphones, o IBM Simon tinha calendário, calculador, e-mail e… fax! Foi chamado pela empresa de “telefone e comunicador pessoal”.

Devido a seu tamanho, peso e algumas limitações, o aparelho não teve grandes resultados de vendas e recebeu diversos recall’s, mas deixou um importante legado, que seria continuado nos próximos anos.

6. Palm Pilot (1996)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo palm pilot 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

Palm Pilot: só faltava fazer ligações, a função menos usada hoje nos celulares.

Mais leve, prático e funcional que o IBM Simon, porém sem telefone, este foi o principal lançamento da Palm. Com preços mais acessíveis e um sistema de fácil sincronização com computadores, o dispositivo agradou ao público e foi uma revolução no mundo corporativo, livrando seus executivos das agendas e pastas repletas de documentos que carregavam.

Além disso, a Palm foi responsável pela inserção de funções avançadas, como reconhecimento de gestos, que seriam aprimorados futuramente pela Apple no iPhone.

7. Motorola StarTAC

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo motorola startac 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

Pequeno para o padrão da época, o StarTAC foi o primeiro celular de bolso.

Depois do DynaTAC 8000X os celulares foram tendo seu tamanho gradativamente reduzido, mas ainda eram verdadeiros “tijolos”, apelido que levaram logo depois. O StarTAC mudou drástica a visão sobre os telefones portáteis, era um aparelho de bolso com design inovador e introduzia no mercado o modelo “flip”, sistema que aberto levava o auto-falante a alcançar o ouvido e fechado cobria o teclado. Foi também o primeiro aparelho a oferecer o vibracall como alternativa para o toque, função utilizada até hoje.

8. Pen drive (2000)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo pendrive ibm diskonkey 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

IBM DiskOnKey: semelhanças com uma caneta apelidaram o gadget.

A comparação com uma caneta pela facilidade de transporte deu origem ao nome como é conhecido. Toda a facilidade de armazenamento e administração de arquivos de um HD em um dispositivo totalmente portátil e mais resistente que CD’s e DVD’s. Transportar arquivos deixou de ser uma dificuldade, graças à memória flash, presente hoje em diversos gadgets.

Diferente dos outros tipos de memória, ela funciona sem necessidade de energia elétrica e consegue apagar e reescrever arquivos ao mesmo tempo, fundamental para garantir a mobilidade dos dispositivos.

9. iPod (2001)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo primeiro ipod 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

O site da Apple anunciava o revolucionário iPod.

Depois do Walkman, esta foi a mudança mais significativa para os tocadores de música. Além do design clean e facilidade de uso característicos dos produtos da Apple, o iPod chamou a atenção por armazenar por volta de mil músicas em seu espaço interno de 5GB. A organização dos álbuns e seu botão sensível ao toque também marcaram o produto. A partir de então a música começou a se libertar das mídias físicas e começou a tornar-se exclusivamente virtual.

10. iPhone (2007)

Showmetech 10 gadgets que mudaram o mundo primeiro iphone 720x519 - 10 gadgets que mudaram o mundo

Steve Jobs apresentando sua criação e a clássica capa da revista Veja anunciando o lançamento.

A união de tecnologias antigas aprimoradas e envoltas em uma grande ideia. Este é o iPhone, pioneiro em uma grande variedade de características em um dispositivo móvel: acesso a wifi, sinal de GPS, tela multi touch, giroscópio, ausência de teclado físico são apenas algumas delas. O primeiro telefone celular da Apple foi responsável por desbancar a gigante da telefonia móvel, Nokia, e levar a empresa ao segundo lugar em vendas em poucos meses.

O sistema com aplicativos abriu espaço para infinitas possibilidades e extinguiu a pirataria, mantendo a exclusividade de suas vendas pela App Store. O lançamento marcou a mudança radical no mercado de celulares, criando a linha dos smartphones, dando acesso a um conteúdo riquíssimo a partir de qualquer lugar, aumentando a presença nas redes sociais e possibilitando a chegada de aplicativos igualmente revolucionários, como WhatsApp, Spotify, Shazam e muitos outros.

Qual gadget mudou o seu mundo? Conte aqui nos comentários os dispositivos que você achou mais marcantes! 😉

Continue lendo
Advertisement

Publicitário, tecnomaníaco, amante de viagens e fotógrafo por hobby. Conheci a BBS, joguei muito no TK 90X do meu irmão, tive um Dynavision e meu primeiro celular foi o Motorola Talkabout 182C. Vi a tecnologia evoluir e agora evoluo junto com ela, seja no iOS, Android, Mac ou Windows.

Comentários
Subir