Logos: confira 10 tendências de design para 2020

Designer preparando logos (Imagem: Deposit Photos)
Convidamos você a conferir a previsão do Logaster para as tendências de design mais quentes que impactarão o setor de logos em 2020

O final do ano é o momento perfeito para revisar tudo o que aconteceu nos últimos 12 meses. Desta vez, no entanto, em vez de olhar para trás, decidimos dar uma espiada no futuro. Neste artigo, descreveremos as tendências mais esperadas que moldarão o setor de design de logos em 2020.

Simplificação

Um logo conciso não distrai o observador com elementos desnecessários

A simplificação evoluiu de um capricho da moda para uma filosofia completa de design. Qual é o segredo do seu sucesso duradouro? Além de ser uma delícia de se ver, os designs minimalistas se destacam por sua praticidade e versatilidade. Elementos limitados e um arranjo coerente permitem que os olhos “naveguem” pelo design sem encontrar obstáculos visuais. Isso permite que o espectador absorva instantaneamente as informações visuais e se concentre nos principais detalhes.

Um logo conciso não distrai o observador com elementos desnecessários, o que é muito importante quando você tem apenas alguns segundos para causar uma primeira impressão.

Geometria original

Os designers gráficos continuam explorando as aparentemente intermináveis possibilidades das formas geométricas

Há algo de atemporal na geometria. Você não concorda? Os designers gráficos continuam explorando as aparentemente intermináveis possibilidades das formas geométricas e no ano de 2020 não será diferente.

No entanto, desta vez, veremos a geometria como nunca a vimos antes. Em vez de composições bidimensionais genéricas, os designers trabalharão com volume, curvas e entrelaçamento. Ainda há muito a explorar! Prepare-se para ver belos mosaicos geométricos no estilo low-poly que se origina da modelagem 3D.

Fontes incomuns

Logos: confira 10 tendências de design para 2020

Entre todos os logos, 30% são designs baseados em texto, sem elementos gráficos, 65% incluem texto e gráficos e 5% apresentam apenas um ícone. Como você pode ver, o texto continua sendo uma ferramenta muito poderosa para criar designs corporativos.

Em 2020, veremos algumas inovações há muito esperadas na tipografia. Os designers criarão uniões ousadas de fontes novas e familiares. Assim como a geometria, a tipografia possui um enorme poder criativo. Designers que trazem uma nova visão não terão problemas em explorar este potencial.

Degradê

Em 2020, os degradês serão usados principalmente em logos minimalistas

O degradê é outra tendência de longa data que esteve presente em nossas listas de tendências mais de uma vez. Em 2020, os degradês serão usados principalmente em logos minimalistas como uma maneira inteligente de adicionar um brilho intrincado ao design. Ao jogar com saturação e transparência, você poderá acessar inúmeras soluções visuais, cada uma com sua própria história. Mal podemos esperar para ver como os designers dominaram esta arte.

Design abarrotado

os designers tentaram usar todo o espaço de um logo para transmitir suas ideias e mensagens criativas

Em 2018, os designers tentaram usar todo o espaço de um logo para transmitir suas ideias e mensagens criativas. Nenhuma polegada era deixada ociosa. Em 2019, essa tendência questionável foi sucedida pelo triunfo do espaço em branco, que permitiu ao espectador se concentrar na essência.

O próximo ano trará a desordem! No entanto, ela será usada não para atacar visualmente o espectador, mas para criar um logo emocionalmente intenso e marcante. Esta é uma maneira inteligente de fazer um design falar. Veremos se os designers terão a intuição artística necessária para evitar cruzar a linha tênue entre brega e arte.

Arranjo caótico

Organizando os elementos do logo de maneira assimétrica, você poderá criar um resultado ousado e excêntrico

Esperamos que 2020 seja o ano dos projetos complexos, dinâmicos e até mesmo caóticos. Por mais estranho que possa parecer, você pode realmente manter o caos sob controle! Organizando os elementos do logo de maneira assimétrica, você poderá criar um resultado ousado e excêntrico. Um protesto tão elegante contra as regras já estabelecidas de design certamente chamará a atenção de clientes em potencial. Um lembrete importante: garanta que seus experimentos com o arranjo não interfiram na percepção clara do seu design.

Letras geométricas

Letras compostas por formas geométricas são exatamente o tipo de truque de design que você precisa para despertar o interesse pela sua marca

Já elogiamos a popularidade interminável da geometria e da tipografia original. Mas o que você acha de unir essas duas principais tendências? Se você tem dificuldade em imaginar o resultado, mantenha os olhos abertos para 2020! Letras compostas por formas geométricas são exatamente o tipo de truque de design que você precisa para despertar o interesse pela sua marca.

Espere um minuto… Somos apenas nós ou os degradês parecem ser um complemento perfeito para essa curiosa tendência? Quando utilizadas cores que aparecem gradualmente uma na outra, o seu logotipo será de deixar de queixo caído.

Emblemas

A tendência de simplificação também alcançou os emblemas, criando um bom exemplo de comprometimento no design do logo

A tendência de simplificação também alcançou os emblemas, criando um bom exemplo de comprometimento no design do logo. Os emblemas são conhecidos por serem designs bastante sofisticados que exigem muita proficiência para acertar. No entanto, sob a influência do minimalismo, os emblemas sofreram grandes mudanças, tornando-se mais concisos e, portanto, mais fáceis de perceber.

Ao mesmo tempo, eles conseguiram manter sua complexidade reveladora. A equipe do Logaster está louca para ver essa nova geração de emblemas!

Dimensionamento

Ao redimensionar certas partes de um logo, aumentando ou diminuindo, os designers criaram uma hierarquia de elementos

Em 2019, o foco nos detalhes foi uma técnica extremamente popular em web design. Ao redimensionar certas partes de um logo, aumentando ou diminuindo, os designers criaram uma hierarquia de elementos. Este método foi aplicado particularmente bem aos logotipos.

Em 2020, os designers continuarão explorando essa direção artística. Esperamos ver elementos mais redimensionados nos logos corporativos. Essa é uma ótima maneira de orientar os olhos do espectador para as coisas que comunicam a mensagem da marca.

Desconstrução de texto

Essa tendência faz com que um logo pareça visualmente incompleto, mas fácil de ler

Como você deve ter percebido, muitas das tendências de 2019 se prolongarão para o novo ano após certa transformação. Um bom exemplo é a tendência de fragmentos perdidos. Essa tendência faz com que um logo pareça visualmente incompleto, mas fácil de ler. Um design pode não ter uma letra faltando, ter uma linha indistinta ou cor desbotada, etc. Em 2020, os fragmentos perdidos farão parte de uma tendência maior chamada “desconstrução de texto”. Apesar do nome assustador, garantimos que é uma técnica muito curiosa capaz de fazer o seu logo se destacar.

Neste artigo, falamos sobre as tendências mais notáveis que estarão causando em 2020. Esperamos que essas informações sejam úteis para você criar um logo competitivo para sua marca. Quanto a nós, consideramos nossa missão concluída, porque agora você está totalmente pronto para 2020!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter