10 vantagens das redes 5G que não existem no 4G

Rede 5G vai facilitar jogos em realidade virtual (Imagem: Deposit Photos)
As redes 5G vão permitir que empresas invistam mais em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e streaming de jogos em 8K na palma da mão

Embora aqui no Brasil o 5G pareça um sonho distante, ao redor do mundo vemos sinais de que a tecnologia está caminhando a passos largos para a sua expansão, sendo implementada como teste em algumas cidades dos Estados Unidos, China, Reino Unido, e Coréia do Sul. Na Coréia do Sul, já existem quase 1 milhão de usuários usando a nova tecnologia, que fornecem sinal da nova geração de telefonia móvel para usuários do Samsung Galaxy S10 5G.

Mas o 5G é tão extraordinário assim? O que a nova conexão faz que o 4G não consegue? Neste artigo, listamos 10 vantagens das redes 5G que não existem no 4G, e que com certeza influenciarão na sua vida daqui alguns anos.

Streaming de conteúdo em 8K

Streaming de vídeo 4K não é algo que muitas pessoas conseguem fazer com o 4G. Com o 5G, no entanto, deve ser possível dar um salto gigantesco e transmitir vídeo em qualidade 8K, sem ter que esperar que ele fique carregando por eras.

Este é um exemplo óbvio das vantagens proporcionadas pelas maiores velocidades de 5G, como os dados podem ser transferidos mais rapidamente, é possível transferir mais na mesma quantidade de tempo, o que significa que você pode transmitir em qualidades muito maiores sem nenhuma diferença perceptível no desempenho.

Streaming de vídeo 8K pode chegar pela 5G
O 5G pode ajudar a popularizar a tecnologia 8K.

É claro que ainda não temos telefones que poderiam tirar proveito disso, mas esperamos que eles estejam à caminho, assim como a chegada das TVs 8K no mercado consumidor.

Downloads rápidos, mesmo pra conteúdos enormes

Além de streaming em resoluções mais altas, você poderá baixar o conteúdo muito mais rápido com o 5G, o que tornará o download de filmes 8K mais viáveis. Tecnicamente, você poderia baixá-los através de uma conexão 4G ou mesmo 3G, mas seria extremamente lento, podendo levar dias.

Além disso, a velocidade extra do 5G ajudará a tornar os downloads grandes mais viáveis, o que também pode significar jogos e aplicativos cada vez maiores, com gráficos melhores e mais recursos. Então você pode se certificar de ter um telefone com muito espaço de armazenamento daqui para frente, se espera fazer bom uso da nova tecnologia.

Jogos online com qualidade de console sem lag

Jogar online em redes móveis nem sempre é o ideal, não apenas por causa da velocidade, mas também pela latência. A latência é o tempo que a rede leva para responder a uma solicitação e deve ser muito mais rápida com 5G.

Isso significa que quando você insere um comando em um jogo, isso acontecerá instantaneamente (Ou quase), assim você não perderá por causa do atraso. Os jogos online podem se tornar mais detalhados e mais próximos da qualidade do console, já que velocidades de rede mais altas ajudam a lidar com vários players nesses mundos.

Streaming de jogos em realidade virtual

Haverá também o potencial para os jogos serem transmitidos, alavancando o poder do 5G para lidar com o trabalho pesado na nuvem, permitindo rodar jogos mais avançados do que o seu telefone poderia ser capaz de fazer, através do streaming, assim como o Google Stadia promete fazer.

5G pode ajudar o Google Stadia
O 5G pode facilitar a popularização do streaming de jogos, como o Google Stadia

Por falar em streaming de games, o céu realmente é o limite quando você pensa em processamento na nuvem! Não vamos apenas olhar para os jogos com qualidade de consoles, mas também para jogos de Realidade Virtual ricamente detalhados, além do que o Google Daydream ou talvez até mesmo melhores do que o PlayStation VR é capaz, todos reproduzidos em um telefone ou apenas um headset sem grandes capacidades de processamento embutidas.

Live streaming de eventos em VR

Ir à eventos esportivos ao vivo e shows através de realidade virtual não é um conceito totalmente novo, mas ainda é muito raro e geralmente requer uma rápida conexão de internet em casa. No entanto, com o 5G, você deve ser capaz de usar um headset de realidade virtual móvel e conseguir lugares na primeira fila onde quer que esteja.

Os eventos de transmissão ao vivo em VR com o 5G têm o potencial de dar vida a esses eventos de uma maneira totalmente nova, facilitando a transmissão para qualquer um, mesmo que não tenha internet rápida no local do evento.

Mais transmissão ao vivo de eventos em geral

Não é apenas sobre telefones celulares; o 5G também pode levar a mais eventos ao vivo transmitidos na TV. Com a atual tecnologia de transmissão, as empresas são limitadas por velocidades mais baixas no campo e/ou equipamentos massivos, como caminhões de transmissão.

Com o 5G, a velocidade e a portabilidade do equipamento podem ser massivamente aumentadas, o que significa que será viável e acessível transmitir mais eventos de nicho. De repente, você pode assistir a todos os jogos de futebol ao invés de apenas jogos maiores, enquanto a transmissão de shows ao vivo pode se tornar o padrão, e não uma raridade.

A Red Bee Media, uma empresa de serviços de radiodifusão, argumentou que essa capacidade de transmitir mais eventos ao vivo ajudará as emissoras tradicionais a competirem com serviços sob demanda, como o Netflix. Com custos reduzidos, portabilidade, e facilidade, as empresas de mídia terão inúmeros motivos para aderir ao 5G como plataforma de transmissão de conteúdo.

Chamadas holográficas

Você já pode fazer videochamadas, mas e as chamadas holográficas? É algo que a Vodafone já realizou com o 5G no Reino Unido.

Chamada holográfica feita pela Vodafone através do 5G
A Capitã da seleção feminina de futebol da Inglaterra, conversando com uma fã por um holograma

Embora existam mais tecnologias envolvidas do que apenas a rede 5G, pode um dia significar que você poderia estar virtualmente na mesma sala que a pessoa com quem está falando, fazendo o mundo parecer cada vez menor.

Realidade Aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que vimos muito nos últimos anos, mas ainda está nos estágios iniciais, e o 5G poderia mudar isso.

Com as altas velocidades e baixa latência oferecidas, será capaz de aumentar a realidade de maneiras maiores do que é possível em 4G. No futuro, você poderá até ver anúncios em outdoors totalmente personalizados, projetados através do pára-brisa do seu carro ou de seus óculos inteligentes.

O 5G poderia ativar recursos como instruções de navegação sobrepostas na estrada quando vistos através de um pára-brisas inteligente, e diversos outros recursos úteis para o dia a dia dos motoristas.

Popularizar os veículos autônomos

O 5G pode ser a chave para tornar os carros autônomos populares. Para que eles trabalhem com mais eficiência, precisam enviar e receber dados rapidamente para outros carros, estradas inteligentes e muito mais, o que requer uma rede rápida, baixa latência, muita largura de banda e alta confiabilidade.

Casas e cidades mais inteligentes

Uma coisa que a velocidade e a largura de banda do 5G podem realmente ajudar, é a Internet das Coisas (IoT). Embora já estejamos vendo o início disso, com tudo, de termostatos inteligentes à luzes inteligentes aparecendo nas casas das pessoas, o 5G deve fornecer a capacidade necessária para tornar quase todas as casas conectadas inteligentes.

5G pode expandir a internet das coisas
O conceito de casa inteligente deve se expandir ainda mais com o 5G.

Devemos começar a ver cidades e cidades verdadeiramente inteligentes alimentadas por 5G. Isso significaria cidades com a capacidade de monitorar a poluição, o tráfego, o fluxo de pedestres, o uso de energia e muito mais, tudo em tempo real.

Isso, por sua vez, pode reduzir o uso de recursos e os custos, por exemplo, permitindo que as luzes da rua diminuam automaticamente quando não há ninguém por perto.

Parece coisa do futuro, não é? Se você acha que o mundo está conectado agora, você ainda não viu nada. Deixe nos comentários se você acredita se 5G no Brasil terá alguma mudança.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta