SpaceX recupera Falcon 9 intacto e deixa tudo igual na Corrida Espacial do Século XXI

SpaceX recupera Falcon 9 intacto e deixa tudo igual na Corrida Espacial do Século XXI 4
Após sair em desvantagem na disputa com a Blue Origin, SpaceX dá o troco ao recuperar o primeiro estágio do Falcon 9

smt-SpaceX-P1

O ano de 2015 pode ter parecido interminável devido às diversas dificuldades que a maioria das pessoas tiveram que enfrentar. Mas existe um setor que pode comemorar esse ano como um período de ouro. Naturalmente, nos referimos a chamada Corrida Espacial do Século XXI, que tem como protagonistas a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos.

Na primeira batalha, o dono da Amazon saiu em vantagem contra Musk (entenda o porque nesta matéria) ao conseguir pousar o foguete New Shepard em terra firme depois de atingir altitude sub-orbital (100 km), o que significa chegar atingir a atmosfera sem entrar em órbita.

A005_C008_1221PL

Nessa segunda-feira (21), foi a vez da SpaceX dar o troco ao lançar com sucesso seu foguete Falcon 9 e conseguir recuperar o primeiro estágio do vetor intacto, em uma operação inédita. O foguete foi lançado às 20H29 local (23H29 Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida, e minutos após o início, seu primeiro estágio se desprendeu e começou a regressar à Terra de forma suave, enquanto o segundo estágio seguia levando os satélites para o espaço.

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pela SpaceX (confira no vídeo abaixo).

Como em qualquer disputa, o espírito esportivo entre os competidores é proporcional ao tamanho da soberba de cada um. Quando Jeff Bezos obteve seu êxito, Musk não demorou a reconhecer a conquista do rival, destilando uma pontinha de ironia. Agora, a situação volta a se repetir, mas tendo o bilionário dono da Tesla como alvo da mordacidade.

Menos de 1 hora após a SpaceX anunciar o sucesso da missão do Falcon 9, Bezzos também recorreu ao twitter para retribuir a “gentileza” do rival. Em tom jocoso, o bilionário da Blue Origin twittou (confira abaixo): “Parabéns a @SpaceX pelo sucesso na aterrissagem suborbital da Falcon. Bem-vindo ao clube!“, provocou. Com um clima quase tão prosaico quanto o futebol, deveremos ter “fortes emoções” na Corrida Espacial do Século XXI em 20016.

A conferir!

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

  • Erico Abdala, você como muitos jornalistas, estão confundindo e não entendendo direito o que foi o vôo da SpaceX e da Blue Origin. Primeiro vamos comparar os dois veículos em questão.

    O Falcon 9 possui 48 metros, pesa no momento da decolagem 541,3 toneladas, 1.500.000 libras de empuxo sendo capaz de colocar 13,15 toneladas em órbita baixa da Terra ou 4850 kg em órbita de transferência
    geoestacionária.

    Já o foguete New Shepard da Blue Origin, possui 16 metros, 52.7 toneladas na decolagem, 100.000 libras de empuxo sendo capaz de fazer um voo SUBORBITAL (máximo 100 kms), com uma cápsula para 4 pessoas.

    Sem desmerecer a Blue Origin, é como comparar uma V2 com o Saturno V, um lançador em teste suborbital e outro em serviço que coloca 11 satélites em órbita e retorna perfeitamente a Terra. Dê uma olhada na figura
    abaixo em escala para ter uma ideia do tamanho, comparando com a estátua da liberdade. Na outra figura, podemos comparar a diferença de alcance dos dois foguetes.

    • Prezado Geraldo,

      Em primeiro lugar, muito obrigado por acompanhar o trabalho do Showmetech. No primeiro post que publicamos sobre o assunto, chegamos a citar que havia diferenças consideráveis entre os projetos e que o “disputa espacial” foi a narrativa midiática escolhida para descrever o desenvolvimento dos projetos da Blue Origins e Falcon 9.
      Seu comentário, no entanto, tornou muito mais clara a diferença entre os projetos. Agradeço pelo cuidado que você teve com as imagens e explicações!

      Comentários bem embasados e educados como o seu, ajudam no trabalho dos profissionais e na compreensão do público! Um abraço e continue acompanhado o Showmetech.