Smt spacex capa2

SpaceX recupera Falcon 9 intacto e deixa tudo igual na Corrida Espacial do Século XXI

Avatar de erico abdala
Após sair em desvantagem na disputa com a Blue Origin, SpaceX dá o troco ao recuperar o primeiro estágio do Falcon 9

Smt-spacex-p1

O ano de 2015 pode ter parecido interminável devido às diversas dificuldades que a maioria das pessoas tiveram que enfrentar. Mas existe um setor que pode comemorar esse ano como um período de ouro. Naturalmente, nos referimos a chamada Corrida Espacial do Século XXI, que tem como protagonistas a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos.

Na primeira batalha, o dono da Amazon saiu em vantagem contra Musk (entenda o porque nesta matéria) ao conseguir pousar o foguete New Shepard em terra firme depois de atingir altitude sub-orbital (100 km), o que significa chegar atingir a atmosfera sem entrar em órbita.

A005_c008_1221pl

Nessa segunda-feira (21), foi a vez da SpaceX dar o troco ao lançar com sucesso seu foguete Falcon 9 e conseguir recuperar o primeiro estágio do vetor intacto, em uma operação inédita. O foguete foi lançado às 20H29 local (23H29 Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida, e minutos após o início, seu primeiro estágio se desprendeu e começou a regressar à Terra de forma suave, enquanto o segundo estágio seguia levando os satélites para o espaço.

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pela SpaceX (confira no vídeo abaixo).

Como em qualquer disputa, o espírito esportivo entre os competidores é proporcional ao tamanho da soberba de cada um. Quando Jeff Bezos obteve seu êxito, Musk não demorou a reconhecer a conquista do rival, destilando uma pontinha de ironia. Agora, a situação volta a se repetir, mas tendo o bilionário dono da Tesla como alvo da mordacidade.

Menos de 1 hora após a SpaceX anunciar o sucesso da missão do Falcon 9, Bezzos também recorreu ao twitter para retribuir a “gentileza” do rival. Em tom jocoso, o bilionário da Blue Origin twittou (confira abaixo): “Parabéns a @SpaceX pelo sucesso na aterrissagem suborbital da Falcon. Bem-vindo ao clube!“, provocou. Com um clima quase tão prosaico quanto o futebol, deveremos ter “fortes emoções” na Corrida Espacial do Século XXI em 20016.

A conferir!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados