15 sites e aplicativos para escolher seus candidatos nas Eleições 2018

Selecionamos 15 ferramentas para ajudá-lo a escolher os candidatos nas eleições 2018
o ShowMeTech separou 15 ferramentas online, incluindo sites e aplicativos, que auxiliam na difícil tarefa de escolher os candidatos a presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

Chegamos no momento mais importante do ano para os brasileiros. No próximo domingo, 7 de outubro, ocorre o primeiro turno das Eleições 2018 que sucedem um dos períodos mais conturbados e polarizados da história recente do país.

Para ajudar o eleitor a definir seus candidados, o ShowMeTech separou 15 ferramentas online, incluindo sites e aplicativos, que vão auxiliar na difícil tarefa de escolher os futuros presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

Tem de tudo, de aplicativos que verificam a afinidade entre eleitor e aspirantes aos cargos até sites que mostram se os políticos enfrentam problemas na Justiça. Confira a lista:

Informações gerais e desempenho

Ferramenta do Google parte de um infográfico animado para mostrar os candidatos
Ferramenta do Google parte de um infográfico animado para mostrar os candidatos

O Google tornou disponível uma página especial na qual você pode buscar candidatos por nome, número, cargo, estado, partido e até gênero. A partir do resultado, é possível pesquisar mais sobre ele na própria ferramenta de busca, ler notícias e assistir a entrevistas no YouTube, entre outras opções.

O Monitora Brasil e o Meu Deputado permitem checar projetos apresentados, presença no Congresso, uso do dinheiro público e outras informações.

1) Google Eleições 2018 
2) Monitora Brasil: Android | iOS
3) Meu Deputado: Android | iOS

Afinidade com os candidatos

Há diversas ferramentas que permitem descobrir quais políticos combinam com você, a partir das posições ideológicas. O #TemMeuVoto é um webapp que pode ser acessado tanto pelo computador como por tablets e smartphones. A partir de sete perguntas, filtra e ordena aspirantes a deputados estadual, federal e senador. A Calculadora de Afinidade Eleitoral faz a mesma coisa, mas de uma forma menos intuitiva. O Bússola Eleitoral é focado em deputados, enquanto que o MatchEleitoral tem um nome de peso por trás: o jornal Folha de São Paulo.

4) #TemMeuVoto
5) Calculadora de Afinidade Eleitoral
6) Bússola Eleitoral
7) Quem me representa?
8) Match Eleitorial

Problemas na justiça

As sugestões abaixo foram criadas pelo Instituto Reclame Aqui. O Vigie Aqui é um plugin para o navegador Google Chrome que marca em roxo, na página que você estiver navegando, todos que estiverem com problemas na Justiça. São os alunos da PUC do Paraná que monitoram a situação de políticos e ex-políticos. O Detector de Ficha de Político, disponível para iOS e Android, fornece a mesma informação, mas a partir do rosto do sujeito – é necessário enviar uma foto para o aplicativo.

9) Vigie Aqui
10) Detector de Ficha de Político: Android | iOS

Por representatividade

O #MeRepresenta também é uma ferramenta de busca de afinidade entre eleitor e candidato, porém, mais focada em representatividade (igualdade de gênero, diversidade sexual etc). O Appartidárias tem uma função bem simples: mostra as mulheres que estão concorrendo, por cargo, estado e partido.

11) #MeRepresenta
12) Appartidarias

Outras ferramentas para as Eleições 2018

appoie busca candidatos com as mesmas posições ideológicas que você
Appoie busca candidatos com as mesmas posições ideológicas que você

São sites e aplicativos que combinam uma ou mais funcionalidades. O Poder do Voto, por exemplo, mostra os problemas que os candidatos enfrentam na justiça e permite acompanhar como o político votou em leis no Congresso. Já o Appoie também faz a combinação entre você e o candidato. O Candidaturas Hereditárias exibe parentes eleitos por Estado.

13) Poder do Voto: Android |  iOS
14) Appoie: Android | iOS
15) Candidaturas Hereditárias

BÔNUS PARA A HORA DE VOTAR

O e-Título, desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral Brasileira. é um aplicativo para smartphone que permite acesso rápido e fácil às informações do eleitor. É possível revisar a situação eleitoral e o local de votação, ente outras coisas. Leve na hora de exercer a cidadania.

16) e-Título: Android | iOS

Curtiu as nossas dicas para as Eleições 2018? Deixe um comentário!

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via