Novo app Sarahah faz sucesso e causa polêmica; Entenda

Novo app Sarahah faz sucesso e causa polêmica; Entenda
Com a falsa sensação de anonimato e segurança na internet, alguns aplicativos, como o Sarahah, conquistam grande popularidade

Novo app Sarahah faz sucesso e causa polêmica; Entenda

Com a falsa sensação de anonimato e segurança ilimitada na internet, alguns aplicativos que tem como proposta mensagens anônimas conquistam grande popularidade com a proposta de tornar isso ainda mais fácil. Porém, isso gera muita polêmica.

A nova rede social Sarahah incentiva os usuários a mandarem mensagens secretas a outras pessoas e tem conquistado o público. No final de julho, o aplicativo desbancou aplicativos famosos no Brasil. O serviço era o líder em downloads da App Store, loja de aplicativos para iPhones, nesta sexta-feira (28).

Como já diz o nome: Sarahah, em Árabe, significa franqueza. A ideia do aplicativo é oferecer que o usuário envie mensagens anônimas que tenham conteúdo positivo. Mesmo críticas construtivas e elogios. Contudo, nem sempre os usuários seguem esta mesma linha.

O aplicativo lançado em fevereiro já fez muito sucesso no Oriente Médio e no norte da África. Nesta semana, porém, ele causou surpresa ao desbanca aplicativos famosos no Ocidente, alcançando certa popularidade no Brasil e também nos EUA.

No Android, ele já ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads. Basicamente, o app é uma espécie de Ask.fm e pode ser muito legal, mas também a porta para alguns incômodos. No aplicativo não há a possibilidade de interagir com os comentários.

Como funciona o Saranah

Após criar uma conta, o usuário é convidado a divulgar seu perfil em redes sociais como Facebook, Twitter e WhatsApp;

Com isso, o usuário permite que qualquer um possa enviar uma mensagem a ele. As mensagens recebidas e enviadas ficam armazenadas na caixa de entrada. É possível encontrar amigos por meio da ferramenta de busca do app. Tanto as mensagens recebidas quanto as enviadas não têm seus autores revelados.

Controle

Novo app Sarahah faz sucesso e causa polêmica; Entenda
Basta selecionar a opção e bloquear os comentários anônimos

Apesar da polêmica, os criadores adicionaram uma função que pode tornar o ambiente mais seguro. Ele permite que você desative os comentários anônimos, o que pode ajudar a filtrar as mensagens. É possível também evitar ser encontrado por meio da busca; limitando para as pessoas que você ofereça seu link fiquem sabendo do seu perfil.

Os aplicativos que dão algum tipo de anonimato já foram motivo de polêmica no país. O Secret, um aplicativo similar, foi proibido em 2014 pela Justiça do Espírito Santo. Para o juiz, se as pessoas publicassem segredos sem revelar identidades, violavam os princípios constitucionais ao permitir o uso da liberdade de expressão sem identificar o autor. No ano seguinte, o aplicativo deixou de existir.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta