18 recursos para potencializar o uso do Gmail

Recursos do gmail
Descubra alguns recursos "escondidos" do Gmail que podem tornar a vida muito mais fácil

O Gmail completou 15 anos. Nesse período, conseguiu se consolidar como uma das melhores plataformas de e-mail (tanto que praticamente todo mundo tem uma conta do Gmail, seja para usar como e-mail principal, no Android, no Google Drive, conectar em outros aplicativos, etc.) e acumulou diversas funções interessantes que ajudam o usuário a melhorar a sua experiência pessoal e profissional. Por isso, listamos alguns desses recursos do Gmail que estão “escondidos” para você explorar e potencializar o seu uso na plataforma.

Um clique com o botão direito

Uma atualização recente trouxe mais facilidade para gerenciar seus e-mails. Basta clicar com o botão direito sobre um e-mail e aparecem várias alternativas do que fazer com ele (excluir, responder, encaminhar, mover, etc.).

recursos do gmail
Opções do clique com o botão direito.

Arraste os e-mails para mover

Faz algum tempo que o Gmail surgiu com as abas padronizadas de “Principal”, “Social” e “Promoções” (nas quais os e-mails que não devem ir para lá se aventuram vez ou outra). O que você precisa saber é que, para trocar um e-mail de categoria, basta arrastá-lo para lá. A vantagem é que o Google pergunta se ele deve fazer isso com mensagens futuras do mesmo remetente.

recursos do gmail
Opções do arraste de e-mails para outras abas.

Usar a Inteligência Artificial do Google para escrever seus e-mails

O Smart Compose foi lançado em 2018. Para ativá-lo, basta ir em “Configurações”, “Geral” e marcar a opção de “Ativar as sugestões de escrita”. Você verá que ele faz sugestões enquanto você escreve os e-mails.

recursos do gmail
Ativando sugestões de escrita.
recursos do Gmail
Sugestão de escrita ativa.

Ative o modo confidencial

Este e-mail explodirá em 5 segundos…Ok, não é exatamente assim que as coisas funcionam no mundo real. A verdade é que, com o modo confidencial do Gmail, é possível definir uma data de validade para o e-mail, definir uma senha para abrir ou remover as opções de encaminhar para terceiros. Para que o destinatário receba a senha por SMS, você precisa informar o número do telefone da pessoa.

recursos do gmail
Enviando e-mail no modo confidencial.
recursos do gmail
Modo confidencial

Filtre as notificações

Ninguém merece receber uma notificação no celular sobre um e-mail toda vez que algum amigo do Facebook posta uma foto, não é? O Gmail permite que você filtre as notificações e receba somente as classificadas como “alta prioridade”.

Para editar, abra o aplicativo do Gmail, clique em configurações, escolha a conta e busque por “Notificações”. Então, você pode definir para quais e-mails receberá uma notificação.

recursos do gmail
Filtro de notificações

Acesso off-line ao e-mail

Todo mundo sabe a dificuldade que é ficar off-line nos tempos atuais, principalmente um workaholic (também conhecido como ser humano que não desgruda do trabalho e que verifica o e-mail a cada segundo). O Gmail permite acessar uma versão off-line com os e-mails que ficaram no cachê do Chrome.

Para testar, acesse “mail.google.com” quando o computador estiver sem internet. Mas, antes disso, é preciso que você ative o recurso clicando em “Configurações” e depois na aba “Off-line”. Você também pode definir a frequência com a qual a sincronização ocorre. Vale destacar que ele alerta que “Você está off-line. Talvez algumas funcionalidades fiquem indisponíveis.” quando você está sem internet.

recursos do gmail
Ativar acesso offline

Colora suas estrelas

Estrelinha amarela não é o único padrão disponível no Gmail, que permite que você use 12 símbolos diferentes (estrelas de 6 cores e outros símbolos). Para ativar, você precisa ir em “Configurações” e procurar por “Estrelas” na aba “Geral”.

Clique em “todas as estrelas” e então, é só brilhar. Não esqueça de salvar as configurações no final da página! Quando você marca um e-mail, basta clicar outras vezes sobre a estrela que ela vai mudando o símbolo.

recursos do gmail
Adicionando mais ícones de estrela

Alterne a visualização

Você pode alternar a visualização para “padrão”, “regular” ou “compacto”. Basta clicar no ícone de configurações e depois em “Densidade de exibição”.

recursos do gmail
Alternando visualização

Vincule outras contas de e-mail

No mundo moderno, todo mundo costuma ter mais de uma conta de e-mail (nem que seja para cadastro em sites aleatórios). O Gmail permite que você agregue as outras contas e tenha a mesma proteção contra spam e classificação. Para isso, basta ir em “Configurações”, na aba “Contas e importação” e “Importar mensagens e contatos”.

recursos do gmail
Vincular outras contas de e-mail

Salve anexos direto no Google Drive

É possível salvar os anexos diretamente no Drive, sem precisar armazená-los no computador antes (o que é bastante útil principalmente em computadores públicos). Basta passar o mouse sobre o anexo e clicar no ícone do Google Drive. Se for mais de um anexo, o ícone também aparece na lateral direita com a opção de baixar tudo para o Drive de uma vez.

recursos do gmail
Salvar anexos direto no Google Drive

Use os recursos do painel lateral

No painel lateral do Gmail você pode ter acesso direto à Agenda, Notas, Tarefas e ainda instalar outros complementos. Isso é muito prático quando você recebe um e-mail sobre uma reunião, por exemplo, e quer adicionar rapidamente à agenda sem precisar abrir outra aba.

recursos do gmail
Recursos do painel lateral

Refine a busca por e-mails

Nada pior que ficar procurando um e-mail perdido naquela infinidade de mensagens que a gente não apaga, não é? O Gmail torna a busca mais simples ao permitir que você faça uma busca mais refinada, informando não só assunto/remetente como também as palavras contidas, o tamanho, a data (em um intervalo), se teve anexo ou não e mais.

Para isso, basta clicar na seta “Mostrar opções de pesquisa” na barra de pesquisa. A janela de busca será aberta e você pode refinar sua pesquisa com os dados que conhece.

recursos do gmail
Opção de busca refinada

Traduza seus e-mails

O Gmail permite que você faça traduções dos e-mails, o que pode simplificar muito a vida. Basta clicar no ícone da tradução e, se for preciso, ajustar o idioma.

recursos do gmail
Opção de tradução de e-mail

Avanço automático

O avanço automático permite que você vá para a próxima mensagem quando a atual é movida para a lixeira, ignorada ou arquivada. Para ativá-lo, é preciso ir em “Configurações”, na guia “Avançado”, clicar em “ativar” e depois salvar as alterações. Ali também é possível ativar outros recursos, como atalhos de teclado, respostas automáticas, etc.

recursos do gmail
Ativar opção de avanço automático

Rotule os e-mails

Colocar etiquetas em tudo pode ser um vício quando você fica um pouco fissurado por organização. Porém, uma vez que você começa a rotular seus e-mails e cria o costume, é quase impossível ficar sem. No Gmail, além de poder adicionar marcadores, você pode adicionar marcadores secundários.

Para isso, crie um marcador clicando no último ícone do menu lateral esquerdo. Depois, clique com o botão direto sobre os três pontinhos que aparecem à direita e clique em “adicionar submarcador”.

recursos do gmail
Adicionar submarcadores

Altere a sincronização de e-mails no aplicativo

Caso você queira economizar espaço no celular, basta alterar a sincronização de e-mails. Para isso, clique em configurações, escolha a conta e procure por “Uso de dados”. Depois, clique em “Dias de e-mail para sincronizar”. No caso do Android, o intervalo vai de 1 até 999 dias.

recursos do gmail
Definindo sincronização

Defina um tempo maior para desfazer o envio de e-mails

Sabe quando você acaba de enviar um e-mail e lembra que esqueceu de escrever algo? O Gmail permite que você desfaça o envio. Você precisa ir em “Configurações”, na aba “Geral” e alterar o tempo de “Cancelar envio”. O problema é que esse tempo só pode ser entre 5 e 30 segundos.

recursos do gmail
Definir tempo para cancelamento de e-mail

Personalize o seu Gmail

Você pode deixar o Gmail mais divertido ao personalizar a aparência. Basta clicar no ícone de Configurações e depois em “Temas”. Então, é só escolher o seu e salvar. Tem temas para todos os gostos.

recursos do gmail
Personalização do tema

Fontes: Gizmodo; Tech.co.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box