20 anos do lançamento da Wikipédia: linha do tempo, curiosidades e muito mais

20 anos do lançamento da wikipédia: linha do tempo, curiosidades e muito mais. Os 20 anos do lançamento da wikipédia trazem uma história cheia de conquistas e muitas curiosidades
Os 20 anos do lançamento da Wikipédia trazem uma história cheia de conquistas e muitas curiosidades

Nesse dia 15 de janeiro a Wikipédia completa 20 anos, desde seu lançamento em 2001. O que começou como um projeto de criar uma enciclopédia online gratuita que pudesse ser editada por especialistas em diversas áreas do conhecimento humano em pouco tempo se tornou o maior acervo da sabedoria na Internet.

Com um modelo conhecido como free-as-in-freedom – em que qualquer pessoa pode contribuir com atualizações e modificações nas páginas da Wikipedia – o portal se consolidou como uma fonte confiável e gratuita de conhecimento na rede mundial de computadores e, para comemorar seus 20 anos de lançamento preparamos um artigo especial em que vamos contar a história da Wikipédia. Além disso, vamos explorar seus impressionantes dados e as principais curiosidades que envolvem a maior enciclopédia online do mundo.

Do lançamento da Wikipédia até os dias de hoje

Co-fundador da wikipédia, jimmy wales
Jimmy Wales é um dos fundadores da Wikipédia, junto com Larry Sanger

A Wikipédia cresceu de forma fantástica ao longo dos seus 20 anos de vida, passando de um simples projeto colaborativo ao maior repositório de conhecimento humano do mundo. Vamos conferir os principais fatos que marcaram a história da Wikipédia:

  • 2001: Graças à união das mentes de Jimmy Wales e Larry Sanger, a Wikipédia nasce em 15 de janeiro de 2001
  • 2003: A Wikimedia Foundation — um grupo de pessoas dedicada a apoiar a Wikipédia e outros projetos Wikimedia, é formado. A Wikipedia se torna, assim, uma organização sem fins lucrativos.
  • 2006: A portal em inglês da Wikipédia celebra a criação de seu milionésimo artigo: a Jordanhill railway station.
  • 2007: A Wikipédia alcança a marca de cinco milhões de usuários contribuindo com a edição de artigos.
  • 2008: Os editores da Wikipédia comemoram mais de 10 milhões de artigos em 251 línguas diferentes.
  • 2012: A Wikipédia fica 24 horas fora do ar como forma de protesto para parar o Ato para a Privacidade Online.
  • 2017: A Wikipédia é listada como o quinto site mais popular do mundo de acordo com a Alexa Internet, uma das maiores companias de análise de tráfego online.
  • 2019: Os editores da Wikipédia alcançam mais de 50 milhões de tópicos de conhecimento em mais de 300 línguas diferentes.
  • 2020: Depois de quase dois anos de bloqueio imposto pelo governo nacional, o acesso à Wikipédia é restaurado para mais de 82 milhões de usuários na Turquia.

Os dados impressionantes da Wikipédia

Atualmente, mais de 280 mil pessoas editam a Wikipédia a cada mês. Usuários acessam a Wikipédia por volta de 21 bilhões de vezes mensalmente para obter informações sobre tudo, desde política, música, esportes e muito mais. Além disso, as páginas de artigos da Wikipédia ocupam o topo dos resultados dos principais motores de busca na Internet, como o Google.

Até o dia 11 de janeiro de 2021 foram contabilizados mais de 6 milhões de artigos na Wikipédia em inglês, contendo mais de 3,7 bilhões de palavras (cerca de 600 palavras por artigo, em média) e mais de 52 milhões de páginas. Em dezembro de 2020, o tamanho de todos os artigos comprimidos é de 18.9 GB. Considerando que arquivos de texto costumam ter tamanhos muito pequenos como apenas alguns Kilobytes, o tamanho de quase 20 GB para todo o acervo da Wikipédia é impressionante.

Lançamento da wikipédia mostrou uma quantidade gigantesca de conhecimentos
Desde o lançamento da Wikipédia até hoje o portal se consolidou como uma fonte quase ilimitada de conhecimento humano enriquecida constantemente por usuários de todo o mundo

A Wikipédia é um repositório em constante crescimento: o número de artigos aumenta em cerca de 17 mil a cada mês. Em 2006, esse número atingiu seu máximo, chegando em 50 mil artigos mensais! Mesmo com essa taxa estando em uma constante queda desde esse ano, a Wikipédia continua recebendo um número significativo de artigos todos os meses.

Para se ter uma ideia do tamanho da Wikipédia, se todos os artigos fossem impressos e colocados no formato de volumes enciclopédicos no mesmo modelo que a Enciclopédia Britannica (sem nenhuma imagem ou conteúdo multimídia), a quantidade de papel seria gigantesca! Com cada volume tendo 25 cm de altura, 5 cm de espessura, 1 milhão e meio de palavras e 8 milhões de caracteres, poderíamos formar 15 estantes com 2821 volumes.

Curiosidades sobre a Wikipédia

A Wikipédia não é apenas a maior enciclopédia online do mundo, mas um lugar cheio de fatos curiosos também. Confira algumas das melhores curiosidades da Wikipédia a seguir.

A canção tema oficial da Wikipédia é “Hotel Wikipedia”

Como uma versão adaptada da famosa música Hotel California da banda The Eagles, a canção tema da Wikipédia é “Hotel Wikipédia”. Lançada em 2004, a canção é feita especialmente para os usuários viciados no portal que passam tempo mais do que necessário criando e editando artigos. Veja abaixo a música que “inspirou” o tema oficial da Wikipedia:

A Wikipédia recebe cerca de 600 novos artigos por dia

20 anos do lançamento da wikipédia: linha do tempo, curiosidades e muito mais. Os 20 anos do lançamento da wikipédia trazem uma história cheia de conquistas e muitas curiosidades
Mais de 600 novos artigos diários são incluídos na Wikipédia todo dia, aumentando a base de conhecimento do portal

A Wikipédia, junto com seus projetos irmãos da Wikimedia Foundation, que incluem o Wikcionário, o Wikibook, o Wikimedia Commons e mais, recebem 10 edições por segundo. Até o momento, a Wikipédia em inglês tinha mais de 5,5 milhões de artigos e uma média de 600 novos artigos diários.

Mais de 32 milhões de pessoas utilizam a Wikipédia

20 anos do lançamento da wikipédia: linha do tempo, curiosidades e muito mais. Os 20 anos do lançamento da wikipédia trazem uma história cheia de conquistas e muitas curiosidades
A Wikipédia possui quase 33 milhões de usuários espalhados pelo mundo todo que auxiliam na edição, atualização e revisão dos artigos do portal

Existem atualmente mais de 32,5 milhões de pessoas na Wikipédia que registraram nomes de usuário. Eles são chamados de “wikipedistas” e têm a capacidade de editar páginas da Wikipédia. Vale lembrar que a Wikipédia possui um sistema rigoroso de revisão e publicação de conteúdo que garante que somente informações verificadas serão publicadas em suas páginas.

As pessoas votam sobre qual deve ser o último tópico da Wikipédia

Se por alguma razão a Wikipédia algum dia afundar, ela tem um “último tópico” onde as pessoas podem adivinhar qual será o tópico do último artigo da Wikipédia. Cada usuário tem até três votos e as instruções são simples: “Adicione o nome do artigo à seção apropriada e assine-o com quatro tis. Se a seção ainda não existe, faça-a”. A última edição da Wikipédia será nessa mesma página e será o anúncio do vencedor.

A Wikipédia salva os artigos mais bizarros que você já viu

A Wikipédia certifica-se de salvar alguns dos artigos mais estranhos que recebe e os cataloga como “DAFTs” ou “artigos excluídos com títulos estranhos”. Alguns desses DAFTs incluem “O papel dos palhaços na sociedade moderna”, “Burro zangado” e “Cerveja para cães”.

A Wikipédia baniu congressistas por uma semana

Depois de notar algumas edições zelosas entre os congressistas, a Wikipedia criou um bot chamado Congress Edits para ajudar a monitorar e agir como um “cão de guarda”. O bot tweetava edições anônimas feitas por pessoas com endereços IP do Congresso Norte-Americano. No entanto, isso não pareceu resolver completamente o problema.

Então, em julho de 2014, a Wikipédia implementou uma proibição de 10 dias para qualquer pessoa com um endereço IP do Congresso dos EUA depois de encontrar muitos editando agressivamente uma variedade de artigos, incluindo teorias da conspiração e o primeiro pouso na lua.

O aniversário do portal é conhecido como “Dia da Wikipédia”

15 de janeiro é um dia importante para a Wikipédia: seu aniversário. E desde que se tornou pública naquele dia em 2001, a Wikipédia o reconhece como o “Dia da Wikipédia” e as pessoas comemoram tanto online quanto offline. Em 2011, quando a Wikipédia completou 10 anos, ela criou uma página que listava encontros e celebrações que as pessoas podiam participar em todo o mundo para comemorar o dia especial.

A Wikipédia oferece suporte para 299 línguas diferentes

20 anos do lançamento da wikipédia: linha do tempo, curiosidades e muito mais. Os 20 anos do lançamento da wikipédia trazem uma história cheia de conquistas e muitas curiosidades
A Wikipedia possui 288 idiomas com edições ativas

Em dezembro de 2017, havia 299 edições da Wikipédia em diferentes idiomas. No entanto, 11 não estão ativas. Das 288 ativas, alguns dos mais obscuros incluem Kanuri, Anglo Saxon, Old Church Slavonic e Cheyenne.

Existem políticas bizarras no portal como “Sem Mastodontes irritados”

Embora a maioria dos sites possa ter políticas simples e diretas, como “Sem linguagem prejudicial” ou “Não divulgar informações pessoais”, esse não é o caso da Wikipédia. Na verdade, é exatamente o oposto. A Wikipédia transmite muitas de suas políticas por aí por meio de títulos bobos como “Proibido escalar o Reichstag vestido de Homem-Aranha”, que pretende impedir que as pessoas aumentem o conteúdo “a ponto de escalar prédios públicos vestidos como personagens populares de quadrinhos”.

A Wikipédia também tem políticas estranhas como “Oração de Jimbo” e “Sem maldições”, que visam impedir as pessoas de lançar qualquer feitiço ou encantamento malicioso na comunidade Wiki.

Originalmente a Wikipédia deveria ser escrita apenas por especialistas

A Wikipédia foi originalmente criada para complementar a Nupedia, uma enciclopédia online fundada pelos empresários de tecnologia Jimmy Wales e Larry Sanger. No entanto, o Nupedia foi escrita apenas por especialistas, o que significa que o conteúdo se tornou muito limitado e lento para publicar. Sanger comenta:

“Minha ideia inicial era que o wiki fosse configurado como parte da Nupedia; deveria ser uma forma de o público desenvolver um fluxo de conteúdo que pudesse ser inserido no processo da Nupedia.”

Como resultado, Wales e Sanger lançaram a Wikipédia, que ultrapassou a Nupedia e permitiu ao público em geral adicionar e editar artigos.

A página mais vista da Wikipédia é a Página Principal

A página principal da Wikipédia sempre foi a mais vista, seguida pela página de Pesquisa e a página de conteúdo aleatório. Os artigos com as principais visualizações, além da página principal, são Facebook e YouTube. Os artigos mais vistos que não são sites são os Estados Unidos, seguido por Donald Trump e Barack Obama.

Página principal da wikipédia
A página principal da Wikipédia é a página mais visitada do portal

O usuário com maior número de edições é Ser Amantio di Nicolao

20 anos do lançamento da wikipédia: linha do tempo, curiosidades e muito mais. Os 20 anos do lançamento da wikipédia trazem uma história cheia de conquistas e muitas curiosidades
Steven Pruitt é o homem por trás de Ser Amantio di Nicolao, o usuário que mais editou artigos na Wikipedia

Em março de 2016, o wikipedista Ser Amantio di Nicolao — a persona criada por Steven Pruitt — tornou-se o usuário Wiki não-bot com o maior número de edições de todos os tempos, cerca de 1,6 milhão de edições. No entanto, sua pontuação não pode ser comparada com a do usuário bot, Cydebot, que tem mais de 5,1 milhões desde março de 2016.

A página de Steve Jobs recebeu o maior número de visitas em um único dia

Além da página principal, o artigo mais visitado em um único dia foi sobre Steve Jobs, um dia após a morte do co-fundador da Apple, em 6 de outubro de 2011, com 7,4 milhões de visualizações. Após o artigo de Jobs está a página sobre Donald Trump. Depois de vencer a eleição presidencial em 9 de novembro de 2016, sua página recebeu 6,1 milhões de visualizações.

Steve jobs na wikipédia
Até hoje, o artigo mais visitado da Wikipédia foi a página de Steve Jobs, logo após sua morte em 2011

A maior parte dos editores da Wikipédia é homem

De acordo com uma pesquisa de 2013, aproximadamente 90% dos editores mais ativos da Wikipédia são homens. Porém, o site está ciente desse problema. Em resposta aos números, o co-fundador Jimmy Wales admitiu: “O maior problema é a baixa diversidade de editores”.

A Wikipédia é um dos 10 sites mais visitados do mundo

Embora a Wikipédia já tenha sido classificada como um dos 10 melhores sites do mundo por muitos anos, mais recentemente, em outubro de 2017, a TIME a listou como o terceiro site mais influente de todos os tempos, depois do Google e da Amazon. A TIME chamou de “a verdadeira enciclopédia da Internet”.

Fonte: Entrepreneur, Wikimedia Foundation, Wikipédia

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário