20 podcasts para você ouvir em 2020

Depositphotos 310473454 xl 2015 scaled
Se ouvir mais podcasts é uma de suas metas para 2020, confira uma lista com 20 programas dos mais diversos tipos e encontre o seu novo podcast favorito
Anúncio
20 podcasts para você ouvir em 2020

Já escutou seus podcasts hoje? Esse formato de conteúdo em áudio está cada dia mais em alta nos serviços de streaming de música e no YouTube – e, claro, nos próprios tocadores de podcasts. E a tendência é grande: em pesquisa divulgada em maio de 2019, 40% dos usuários da internet já ouviram algum podcast.

Já em levantamento do Deezer, publicado no dia 21 de outubro do ano passado – Dia do Podcast aqui no Brasil -, o consumo brasileiro desse tipo de mídia cresceu 67% só em 2019.

Se você ainda não escuta nenhum e se sente sem assunto no grupo de amigos, é hora de estabelecer uma meta para 2020: escutar mais podcasts. Não sabe por onde começar e encontrar o podcast que pode ser o seu favorito? Então confira esta matéria com 20 opções que podem se tornar o seu novo vício no ano novo.

Podcasts são uma tendência entre os brasileiros.
O consumo de podcasts por brasileiros aumentou em 67% só em 2019. (Fonte: Deezer).

Notícias

Os podcasts não são apenas um meio de entretenimento: uma das melhores maneiras para aproveitar esse formato de conteúdo são os programas de notícias diários ou semanais.

Sem tempo para ler o jornal ou assistir o noticiário de manhã? Com esses podcasts, você consegue fazer o download do programa e ouvir as principais notícias enquanto usa o ônibus ou na academia.

Café da Manhã

O programa Café da Manhã é um podcast diário da Folha de São Paulo em parceria com o Spotify.

Apresentado por Rodrigo Vizeu e Magê Flores, o Café da Manhã aborda os temas mais importantes do dia com alguns episódios especiais sobre temas específicos e, mesmo assim, sem nunca deixar de informar o principal para o seu dia começar com muita informação antes de você terminar o seu café da manhã.

O Café da Manhã é atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira.

Ao  Ponto

O Ao Ponto, do Jornal O Globo, é apresentado por Roberto Maltchik e Carolina Morand. O podcast trata alguns dos principais temas do dia, respeitando a identidade carioca do jornal em algumas edições especiais que tratam de assuntos culturalmente importante para o Rio de Janeiro.

Além de abordar temas com dados, informação e boa edição, um dos destaques do Ao Ponto é quando eles falam sobre o processo de apuração de grandes reportagens do jornal, como sobre o caso João de Deus.

O podcast é atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira.

Foro de Teresina

Apresentado por Fernando Barros, Malu Gaspar e José Roberto de Toledo, o Foro de Teresina é o podcast que repercute a semana da Revista Piauí.

Abordando principalmente política, o programa reúne fiéis fãs que deixam o Foro entre os podcasts mais escutados nas principais plataformas.

O podcast é dividido em três blocos para tratar de três temas principais, além do quadro Número da Semana e do já-clássico Momento Kinder Ovo – no qual a produção toca um áudio de alguma figura pública e fica para os apresentadores descobrirem quem está falando. Embora não seja uma competição, a jornalista Malu Gaspar segue vitoriosa com o maior número de acertos na história do Foro de Teresina.

O podcast é atualizado sempre nas quintas-feiras, às 17h.

Durma com Essa

O Durma com Essa é o podcast diário do jornal O Nexo. Abordando a principal notícia do dia e outros assuntos que repercutiram, o podcast reflete a posição do Nexo como um portal de notícias independente e que busca explicar de uma maneira mais elaborada os acontecimentos.

O podcast é atualizado diariamente, mas está de recesso até o dia 3 de fevereiro. Até lá, o Durma com Essa será atualizado às sextas-feiras com o resumo das principais notícias da semana.

Para quem fala e quer treinar o inglês: The Daily

O The Daily é o podcast diário do The New York Times, um dos maiores jornais do mundo e um dos principais dos Estados Unidos.

O Daily é bom para quem quer treinar o inglês com um programa bem produzido que fala não apenas sobre assuntos de interesse público mundial, mas também alguns que ajudam.

O podcast do The New York Times é atualizado diariamente, de segunda a sexta.

Diversos assuntos

Podcasts também são importantes para refletirmos sobre alguns aspectos do mundo, conhecermos e estudar temas importantes, além de ouvir discussões sobre assuntos latentes no nosso dia a dia e no mundo atual.

Isso, claro, sem deixar o bom humor de lado. Além desses programas, também existem podcasts trabalhados em formato storytelling – ou seja, que segue fielmente um roteiro do começo ao fim, em vez de usá-lo apenas como pauta -, criando um ar digno de uma série de suspense da Netflix.

Mamilos

Um podcast “de peito aberto”, que trata sobre assuntos desde a busca pela felicidade, traição, política, cultura e a improvisação como mecanismo de sobrevivência: esse é o Mamilos.

O Mamilos é atualizado toda sexta-feira, no fim do dia.

Pretas na Rede

O Pretas na Rede é um podcast feito por duas mulheres negras que tratam de temas como a vida, o universo e tudo mais – e, sim, a descrição feita por elas é uma referência ao clássico Guia do Mochileiro das Galáxias.

O programa fala sobre funk, estreias do cinema (As Viúvas, por exemplo), pagode dos anos 90 e relacionamentos, além de vários outros temas.

37 Graus

O 37 Graus é um podcast que conta histórias reais com o objetivo de expandir a sua noção de mundo, abordando temas como uma ecóloga que trabalha para reduzir os atropelamentos de animais silvestres nas estradas brasileiras e a produção de milho por uma aldeia indígena.

Por enquanto, o programa possui duas temporadas e a última atualização foi feita em outubro de 2019.

Vozes

O Vozes é um podcast da Rádio CBN com a proposta de promover o diálogo: apresentando os dois lados de uma história, o programa dá espaço para a reflexão com diferentes perspectivas e contribuindo para a conexão entre o ouvinte com as experiências compartilhadas nos episódios.

O podcast tem 23 episódios e não é atualizado desde novembro de 2019, mas deve voltar para uma nova temporada neste ano.

Projeto Humanos

O Projeto Humanos tem o objetivo de apresentar histórias sob a perspectiva de narrativas únicas.

Dividido em quatro temporadas, o podcast apresenta relatos de sobreviventes do Holocausto, histórias sobre os conflitos do Oriente Médio e sobre a temporada mais renomada do programa: O Caso Evandro, sobre um garoto que foi encontrado morto de uma maneira misteriosa no Sul do país.

A quinta temporada do Projeto Humanos ainda não possui data de estreia.

Todas as Letras

O Todas as Letras é o podcast sobre diversidade sexual da Folha de São Paulo.

O programa debate temas ligados ao universo LGBTQI+, contando as histórias das pessoas que representam cada uma das letras da sigla, abordando diversidade, aceitação e sobre como é ser LGBTQI+ no Brasil de hoje.

A primeira temporada foi encerrada em outubro de 2019 e ainda não há previsão para a estreia de novos episódios, mas vale a pena começar o seu 2020 atualizado com esse podcast.

Ficha Criminal

O Ficha Criminal é um podcast do UOL que aborda crimes que marcaram o país, além de temas que repercutem no Brasil inteiro, como as ações das principais facções atuantes em território nacional, como o PCC e o Comando Vermelho.

Com duas temporadas, a primeira do podcast trata sobre criminosos que marcaram a época do país.

Como começar

Como começar a ver filmes do Pedro Almodóvar? Qual longa é o correto para ver primeiro e saber se você gosta ou não do diretor espanhol?

Ou como começar a escutar o pai da bossa nova, João Gilberto? Por qual música você inicia essa experiência?

A proposta do Como Começar, do jornal Nexo, é essa: a cada episódio, você ouvirá explicações aprofundadas sobre como começar a ler a obra de algum autor ou autora, ouvir algum músico ou a aproveitar alguma obra audiovisual.

Por enquanto, o último episódio deste podcast foi lançado em 13 de dezembro de 2019 e ainda não há previsão de estreia do próximo.

Fronteiras Invisíveis do Futebol

Futebol é apenas futebol? O podcast Fronteiras Invisíveis do Futebol promove análises e explicações sobre alguns dos principais temas e eventos do esporte, mostrando a política em cada um desses.

O programa é feito pelo já conhecido podcast Xadrez Verbal e é atualizado esporadicamente.

Canal Brasil

Conhece o Canal Brasil, totalmente dedicado para a exibição de conteúdo nacional? Acontece que o canal também tem um podcast: o Podcast Canal Brasil – o que é bem autoexplicativo, na verdade.

Mas em vez de transmitir áudio de radionovelas ou outro tipo de conteúdo brasileiro em formato de áudio, o podcast fala sobre os principais filmes da indústria no momento.

O primeiro episódio do podcast é sobre Bacurau, o filme nacional que recebeu o Prêmio do Júri em Cannes e foi um dos maiores fenômenos de 2019. Aliás, se você ainda não viu Bacurau, essa deveria ser sua primeira meta para 2020.

O Podcast Canal Brasil foi atualizado pela última vez no dia 23 de dezembro de 2019.

Para quem gosta da HBO

A HBO Latin America lançou podcasts sobre algumas das suas principais séries do momento, como Watchmen, His Dark Materials, Pico de Neblina, Santos Dumont e A Vida Secreta dos Casais.

Depois de cada episódio da série, é publicado um episódio do podcast que repercute os principais acontecimentos, as teorias e o que pode acontecer em seguida.

Para encontrar os podcasts sobre as séries, é só pesquisar por HBO Latin American nos principais tocadores.

Humor

E como o rádio, também existem programas humorísticos que abordam variedades ou te fazem rir apenas ao contar coisas cotidianas.

Única recomendação: se você não consegue segurar a risada, cuidado onde escuta. É possível que você receba olhares de reprovação quando deixar o riso escapar e ser a pessoa rindo sozinha no transporte público, na rua ou na academia.

Um Milkshake Chamado Wanda

O podcast oficial do Papel Pop, site sobre cultura pop, é o Um Milkshake Chamado Wanda.

Repercutindo os assuntos da semana no mundo da cultura pop, o programa também possui episódios temáticos com convidados especiais, além de destacar o melhor momento/atitude da semana e dando conselhos amorosos.

Filhos da Grávida de Taubaté

Se o seu objetivo é se divertir ouvindo um podcast, Maíra Medeiros junto com Fih e Edu do Diva Depressão podem te garantir isso.

No Filhos da Grávida de Taubaté, o trio fala sobre assuntos do momento, polêmicas da internet, compartilham suas experiências para ajudar os ouvintes aflitos e dão dicas para a vida.

Respondendo em Voz Alta

Tem algo que você sempre quis compartilhar ou perguntar para alguém? Agora você pode: é só enviar sua mensagem para a DJ Laurinha Lero que ela te responderá (ou não) no podcast (ops, programa de rádio) dela: Respondendo em Voz Alta.

Falando sobre relacionamentos, desastres cotidianos, a difícil vida da jovem universitária e sobre o amor em geral, o programa da Laurinha vai te fazer rir alto no transporte público ou se identificar pelo menos uma vez com os causos dela e dos ouvintes.

O programa é atualizado quando ela quer, então não é possível dar uma previsão exata. Mas, por enquanto, você pode ouvir qualquer um dos 19 episódios disponíveis.

É nóia minha?

Está se sentindo noiado? Aconteceu algo que te fez parar e pensar: será que é nóia minha? Então essa é a deixa para que você comece 2020 escutando o podcast É nóia minha?, da Camila Fremder.

O programa aborda temas como ansiedade, como sair da sua zona de conforto e outras dúvidas que você já teve ou está tendo no momento.

Algum desses programas te interessou? Então comece a seguir o programa no seu serviço de streaming de música ou tocador de podcast favorito, aperte o play e já risque essa meta de ano novo para 2020.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter