23 filmes preto e branco que você precisa assistir pelo menos uma vez. Alguns dos filmes mais clássicos do cinema foram lançados em preto e branco. Dos mais novos aos mais antigos, confira os melhores.

23 filmes preto e branco que você precisa assistir pelo menos uma vez

Avatar de victória oliveira
Alguns dos filmes mais clássicos do cinema foram lançados em preto e branco. Dos mais novos aos mais antigos, confira os melhores.

Muitos dos filmes preto e branco — tanto os antigos como os mais novos que carregam essa paleta por alguma decisão artística — se tornaram clássicos com fãs de todas as idades e valem muito a pena serem assistidos. Dito isso, fizemos uma curadoria de alguns títulos que valem seu tempo.

O Artista

Título original: The Artist

Ano: 2011

95% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

O grande ganhador do Oscar de 2012, levou prêmios como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e mais 7 na mesma noite. Se tornou um clássico instantâneo com um roteiro que conta a história do astro do cinema mudo George Valentin — interpretado pelo ator francês Jean Dujardin — que teme o esquecimento com a chegada do cinema falado. Assim como a ascensão da dançarina Peppy Miller, interpretada pela atriz franco-argentina Bérénice Bejo.

A intersecção da história dos dois personagens se dá pela atração de Jean por Peppy, enquanto a mesma ainda é apenas uma dançarina, e ele está no topo de sua carreira. A história se passa entre os anos de 1927 e 1932, período real da transição do cinema mudo para o falado.

Esse é um dos melhores filmes preto e branco da lista e está disponível para streaming no Max, antigo HBO Max.

Sabrina

Ano: 1954

94% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb

Estrelado por Audrey Hepburn, considerada ainda hoje uma das melhores atrizes do mundo, ganhadora do Oscar de melhor atriz nos anos de 1954, 1955, 1960, 1962 e 1968, Sabrina lhe rendeu sua segunda estatueta da premiação em 1955.

O roteiro conta a história de dois irmãos de uma família rica e poderosa. Linus — o trabalhador e responsável — e David — um playboy que não se interessa por negócios. O drama acontece por conta de Sabrina, filha do motorista da família, que retorna de uma viagem a Paris mais refinada e acaba atraindo a atenção de David, por quem sempre foi apaixonada. Contudo, David está para se casar com uma herdeira que resultaria em uma grande fusão entre os negócios de ambas as famílias — Linus então decide interferir no relacionamento do casal, mas acaba se apaixonando por ela.

Esse é um daqueles filmes preto e branco cheio de encontros e desencontros com uma pitada de jogos de interesses e elitismo. Está disponível para streaming no Telecine.

Sin City – A Cidade do Pecado

Ano: 2005

76% no Rotten Tomatoes | 8 no IMDb

O filme conta com um elenco de peso como Alexis Bledel, Bruce Willis, Clive Owen, Jessica Alba, Mickey Rourke, Jaime King, Benicio del Toro, Elijah Wood, Devon Aoki, Josh Hartnett, Brittany Murphy, Nick Offerman — apenas para citar alguns.

A história é contada pela perspectiva de 3 personagens principais. O primeiro é Marv, um lutador de rua que descobre que a bela mulher que levou para casa foi assassinada em sua cama, e vai às ruas em busca de vingança. O segundo é Dwight, um detetive particular que tenta esquecer seus problemas protegendo as damas da noite. E o terceiro é John Hartigan, o último policial honesto que, a uma hora para se aposentar, decide salvar uma menina de 11 anos.

O filme está disponível para aluguel no Prime Video.

Frances Ha

Ano: 2012

92% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

O filme é protagonizado por Greta Gerwig, diretora do novo filme live-action da Barbie que viralizou nas redes sociais no ano passado.

O enredo segue a história de Francis, uma nova-iorquina sem endereço próprio, aprendiz em uma companhia de dança. A personagem se joga de cabeça em seus sonhos sem olhar para trás, tudo isso sem perder o alto astral e genuinidade, mesmo quando a vida real parece não ajudar.

O filme conta com um jovem ator Adam Driver no elenco e está disponível para streaming no MUBI.

Frankenweenie

Ano: 2012

88% no Rotten Tomatoes | 6,9 no IMDb

O terror infantil do diretor Tim Burton, conhecido por produzir animações longas-metragens utilizando a técnica de stop motion e personagens muito característicos criados por ele mesmo.

O filme conta a história de um garoto chamado Victor, cineasta amador do gênero terror, que traz seu cão morto de volta dos mortos, inspirado em uma aula de ciências que teve na escola. Sparky, porém, volta com hábitos excêntricos.

Está disponível para streaming no Disney+.

Crepúsculo dos Deuses

Título original: Sunset Boulevard

Ano: 1950

98% no Rotten Tomatoes | 8,4 no IMDb

Outro filme que faz menção à vida após a fama de uma estrela de cinema mudo, contudo, dessa vez, ela não é a protagonista.

Nesse clássico dos filmes preto e branco, o roteirista decadente Joe Gillis — interpretado por William Holden — busca refúgio na mansão da ex-estrela do cinema mudo Norma Desmond — interpretada pela atriz Gloria Swanson. Norma, ao descobrir a profissão de Holden pede que o mesmo revise o roteiro que escreveu de Salomé, filme com o qual pretende voltar a atuar. Sem outras ofertas, ele aceita, apesar de achar o roteiro horrível.

O relacionamento entre os dois é tóxico para dizer o mínimo, o filme é cheio de mistérios e pode ser assistido no YouTube Movies.

Touro Indomável

Título original: Raging Bull

Ano: 1980

92% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Estrelado por Robert De Niro, que ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo filme, interpretando o controverso Jake LaMotta.

O filme conta a história do pugilista Jake que, à medida que se tornava profissional, foi perdendo o controle de sua vida pessoal, devido ao seu comportamento brutal dentro e fora dos ringues.

Touro indomável está disponível para streaming no Amazon Prime.

Psicose

Título original: Psycho

Ano: 1960

97% no Rotten Tomatoes | 8,5 no IMDb

O filme, dirigido por Alfred Hitchcock, é um dos mais clássicos filmes de terror das telonas. Anthony Perkins protagoniza o filme, interpretando o psicopata Norman Bates.

Esse clássico dos filmes preto e branco conta como Marion Cranes, após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, se hospeda em um hotel de beira de estrada para fugir de uma tempestade. É então que conhece Norman Bates, o proprietário do estabelecimento, e acaba vivendo uma noite aterrorizante.

Já tendo inspirado vários filmes e episódios de séries, o filme também ganhou uma série adaptada chamada Motel Bates. O original está disponível para streaming no Telecine.

O Sétimo Selo

Título original: Det sjunde inseglet

Ano: 1957

93% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Um dos mais intrigantes filmes de terror produzidos em preto e branco. Lançado em 1957, o filme sueco foi dirigido por Ingmar Bergman.

No filme, um cavaleiro, ao retornar das cruzadas, se depara com o seu país devastado pela peste-negra, o que abala sua fé em Deus. Logo a Morte chega para levá-lo, mas o soldado a desafia para uma partida de xadrez que terá sua vida como prêmio, e a morte aceita, já que nunca perde.

Casablanca

Ano: 1942

99% no Rotten Tomatoes | 8,5 no IMDb

Um cult classic que deve ser assistido pelo menos uma vez na vida. Estrelado por Humphrey Bogart que interpreta Rick Blaine e Ingrid Bergman que interpreta Ilsa Lund Laszlo, ambos ganhadores do Oscar, foi dirigido por Michael Curtiz e lançado em 1942.

Esse clássico dos filmes preto e branco se passa durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história do exilado norte-americano Rick, refugiado na cidade de Casablanca, no Marrocos, lugar onde encontra uma antiga paixão que precisa de ajuda para fugir dos nazistas.

O filme está disponível para streaming no Max.

Cidadão Kane – O Mundo a Seus Pés

Título original: Citizen Kane

Ano: 1941

99% no Rotten Tomatoes | 8,3 no IMDb

Frequentemente citado por cinéfilos como o melhor filme já feito, a obra foi dirigida, escrita e estrelada por Orson Welles.

Conta a história de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa cuja última palavra é rosebud (ou botão de rosa, em português), o que intriga tanto um jornalista que ele decide entrevistar pessoas do passado de Kane para descobrir o significado.

O filme está disponível para streaming no Max.

Tempos Modernos

Título original: Modern Times

Ano: 1936

98% no Rotten Tomatoes | 8,5 no IMDb

Um clássico do cinema estrelado, escrito e dirigido por Charles Chaplin. É até hoje estudado em livros de história devido à crítica social e ao modelo de linha de montagem taylorista-fordista.

Nesse clássico dos filmes preto e branco, a história segue o empregado de uma fábrica cujas demandas exorbitantes e serviço repetitivo acabam resultando em um colapso nervoso e, em seguida, hospitalização. Entre passagens pela prisão, acaba fazendo amizade com uma órfã, com quem acaba fugindo e dividindo a vida.

O filme está disponível para streaming no Telecine.

Frankenstein

Ano: 1931

94% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Baseado no livro de Mary Shelley, o filme é estrelado por Boris Karloff como a criatura e Colin Clive como Victor Frankenstein. Foi dirigido por James Whale e lançado em 1931.

Conta a clássica história de como Victor construiu um monstro usando partes achadas de cadáveres no cemitério e deu vida à sua criatura usando o cérebro de um criminoso. A criatura, ao ganhar vida, foge do laboratório e chega à cidade, aterrorizando a população e causando estragos por onde passa.

O filme está disponível para streaming no Telecine.

A Lista de Schindler

Título original: Schindler’s List

Ano: 1993

98% no Rotten Tomatoes | 9 no IMDb

O filme A Lista de Schindler é protagonizado por Liam Neeson e conta com Ralph Fiennes no elenco. Foi dirigido por Steven Spielberg e ganhou o Oscar de Melhor Filme.

O filme clássico conta a história de Oskar Schindler — alemão e membro do Partido Nazista — que resolveu explorar a mão de obra judia durante a Segunda Guerra Mundial, mas acabou abdicando de toda a sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus presos em campos de concentração.

O filme está disponível para streaming no Telecine.

O Retrato de Dorian Gray

Título original: The Picture of Dorian Gray

Ano: 1945

94% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Baseado no romance de Oscar Wilde, o filme original foi lançado em 1945 e até hoje é um dos mais clássicos filmes de terror da história.

No filme, o jovem Dorian Gray é apresentado ao mundo hedonista pelo lorde Henry Wotton e, ao ter seu retrato pintado, deseja que o quadro carregue o fardo de envelhecer em seu lugar. A partir desse momento, seu retrato fica cada vez mais horrível à medida que Dorian comete pecados, mas o jovem não envelhece um dia.

O filme está disponível de aluguel no Amazon Prime.

Os Sete Samurais

Título original: 七人の侍 (Shichinin no Samurai)

Ano: 1954

100% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb

Dirigido e escrito pelo cineasta japonês Akira Kurosawa, o filme, com mais de 3 horas de duração, foi bem recebido pela crítica e pelo público.

Esse clássico do cinema se passa em uma época em que samurais estavam entrando em decadência. Então, o samurai Kambei chega a uma pequena aldeia recorrentemente saqueada e os moradores pedem sua ajuda. Kambei então recruta mais 6 ronins — samurais sem mestre — para treiná-los em troca de comida.

A Vingança dos 47 Ronin

23 filmes preto e branco que você precisa assistir pelo menos uma vez. Alguns dos filmes mais clássicos do cinema foram lançados em preto e branco. Dos mais novos aos mais antigos, confira os melhores.
Reprodução: A Vingança dos 47 Ronin.

Título original: 元禄忠臣蔵

Ano: 1941

81% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb

Adaptado da peça escrita pelo romancista japonês Seika Mayama e dirigido por Kenji Mizoguchi, o filme foi dividido em duas partes, a primeira lançada em 1941.

No filme, o senhor feudal Asano se recusa a aceitar suborno da corte e o governo corrupto da época o obriga a cometer suicídio. Desamparados após sua morte, os samurais liderados por Oichi decidem vingá-lo.

A Felicidade Não Se Compra

Título original: It’s a Wonderful Life

Ano: 1946

94% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb

Dirigido pelo diretor italiano e naturalizado americano Frank Capra e estrelado por James Stewart, Henry Travers e Donna Reed, o filme foi lançado em 1946.

O filme gira em torno de George Bailey, um bom homem que pensa em se suicidar pulando de uma ponte. Clarence, um anjo que busca ganhar suas asas, é enviado para convencê-lo a desistir, mostrando-lhe flashbacks importantes de sua vida.

O filme está disponível para streaming no Looke.

O Sol é Para Todos

Título original: To Kill a Mockingbird

Ano: 1962

93% no Rotten Tomatoes | 8,3 no IMDb

Baseado no livro homônimo do autor norte-americano Harper Lee, o filme foi dirigido pelo cineasta Robert Mulligan. É estrelado pelo ator Gregory Peck e Mary Badham, ambos indicados ao Oscar por seu desempenho, tendo Gregory levado o prêmio para casa.

A história é contada pela perspectiva de 2 crianças, filhos de um advogado que está defendendo um lavrador negro acusado de estupro em uma cidade preconceituosa no sul dos Estados Unidos.

O filme está disponível para streaming no Telecine.

Pacto Sinistro

Título original: Strangers on a Train

Ano: 1951

98% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Lançado em 1951, o filme foi dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Robert Walker e Farley Granger.

No filme, dois homens desconhecidos fazem um pacto de matar a vítima um do outro para evitarem serem rastreados ao homicídio. Bruno deseja matar seu pai e o jogador de tênis Guy Haines deseja matar sua esposa.

O filme está disponível para streaming no Max.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

Título original: What Ever Happened to Baby Jane?

Ano: 1962

91% no Rotten Tomatoes | 8 no IMDb

Outro clássico camp do terror de Hagsploitation, dirigido por Robert Aldrich e estrelado por Bette Davis e Joan Crawford. O filme foi lançado em 1962 e rendeu uma nomeação ao Oscar de melhor atriz para Davis.

O filme clássico conta a história de duas irmãs, Baby Jane e Blanche, a primeira uma atriz mirim que viu sua carreira declinar à medida que envelhecia. Já a segunda conseguiu sucesso mais tarde, porém, acaba em uma cadeira de rodas após sofrer um acidente, tendo sua irmã, que a odeia, como guardiã.

O filme está disponível para streaming no Max.

Núpcias de Escândalo

Título original: The Philadelphia Story

Ano: 1940

100% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Ganhador de inúmeros prêmios Oscar, o filme foi lançado em 1940 e dirigido por George Cukor. O elenco conta com grandes estrelas do cinema, como Cary Grant, Katherine Hepburn e Jimmy Stewart.

Na história, o playboy Dexter Haven invade o casamento de sua ex-mulher com seus amigos repórteres, o que leva Tracy a muita introspecção e autodescoberta, enquanto os dois homens disputam por seu coração.

O filme está disponível para aluguel no Amazon Prime.

Quanto Mais Quente Melhor

Título original: Some Like It Hot

Ano: 1959

95% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb

Não seria possível terminar essa lista sem mencionar um filme dos maiores ícones da história: Marilyn Monroe. Enquanto muitos de seus filmes foram gravados em cor, Quanto Mais Quente Melhor, foi gravado em preto e branco por escolha do diretor, para tornar o visual dos atores Tony Curtis e Jack Lemmon em drag, segundo ele: “Menos grotesco”.

No filme, os personagens dos atores presenciam um assassinato da máfia e, para escaparem vivos, acabam se disfarçando de mulheres e entrando em uma banda de jazz feminina, seguindo com elas de trem até a Flórida. Isso acaba gerando muitas confusões, com um deles fingindo ser milionário para ganhar o coração de Sugar e o outro sendo perseguido por um milionário de verdade.

O filme está disponível para streaming no canal MGM do Amazon Prime.

Qual filme dessa lista de melhores filmes preto e branco você já assistiu? Nos conte nos comentários abaixo!

Veja mais

Crédito: Wealth of Geeks e Screen Rant.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados