Capa para coisas para criar no giphy

3 recursos legais para usar no GIPHY

Avatar of tiago rodrigues
Você pode usar no GIPHY não somente para criar GIFs e stickers, mas também para criar mini jogos! Confira como neste tutorial

Após o lançamento das figurinhas no Whatsapp, os tão amados GIFs perderam um pouco do espaço nas conversas, entretanto temos diversos recursos legais para usar no GIPHY e que você não sabia que precisava até agora. Embora o nome seja bem sugestivo e a principal ferramenta do site seja a de criar GIFs, a forma como ele faz isso é muito criativa e fácil de usar. Fora o fato de que te deixa intrigado para mexer em todas as ferramentas.

Vamos supor que você seja uma pessoa que usa muito o Instagram e baixe ou entre no site do GIPHY. Provavelmente o seu entendimento do caso será aplicado nessas ferramentas, afinal ele usa praticamente tudo o que os Stories do Instagram também usam para a criação de GIFs. É fácil, é divertido e você provavelmente não utilizava… até agora. Um último aviso é de que tirando um recurso ou outro, todas as coisas podem ser feitas tanto no PC quanto no app para dispositivos móveis.

Crie GIFs a partir de fotos ou vídeos

Você provavelmente entrou nesse texto para se tornar o mestre dos GIFs ou coisa parecida e a boa notícia é que criar GIFs tanto na versão PC quanto na mobile é muito fácil. Pelo fato de ser o principal recurso do app, assim que entramos na tela inicial, já temos várias indicações para criar nossos próprios GIFs. A diferença por aqui, no entanto é que você pode usar tanto uma imagem estática ou um vídeo.

Na tela inicial do GIPHY terão diversos GIFs, temas e entre outras coisas. Na parte superior direita teremos o botão “create” e é ele que estamos procurando. Ao clicar nele, caso ainda não tenha uma conta ou se não estiver logado ainda, siga os passos para ter a sua conta GIPHY. Depois que essa etapa for completada, você irá se deparar com essa página aqui:

Tela para criar gifs no giphy
A tela onde a mágica acontece

A partir dessa tela temos algumas possibilidades, mas a principal delas por enquanto se encontra na opção “GIF”. Ao clicar em cima desse botão, uma janela se abrirá para você escolher qual arquivo gostaria de utilizar na criação do seu GIF. Os formatos aceitos são JPG, PNG, GIF, MP4 e MOV. Caso você não tenha o arquivo no dispositivo, pode colar o link na barra de baixo como por exemplo o link de um vídeo do YouTube.

O caminho para a criação dos GIFs é esse, mas depois que você escolher o arquivo, as possibilidades são muitas e é aí que tudo fica parecido com o Instagram. Como exemplo vamos usar a criação de um GIF do clipe da música Black Sheep do Metric para o filme Scott Pilgrim contra o Mundo. Eu joguei o link do vídeo na barra do GIPHY e ele automaticamente me colocou na seguinte página:

Aprendendo a como usar no giphy alguns recursos legais
3 recursos legais para usar no GIPHY

Em “DURATION” você vai conseguir definir o tempo que o seu GIF vai durar e em “START TIME“, você escolherá uma parte do total do vídeo para se tornar o seu GIF. Depois de arrumar isso e estiver satisfeito, é só clicar em “Continue to Decorate“. Ao fazer isso você será jogado para uma página interessante onde poderá personalizar e decorar seu GIF de diversas formas.

Se o seu interesse for apenas fazer um GIF sem texto ou qualquer outra coisa, a única coisa que terá de fazer na página que irá se abrir é descê-la e clicar em “Continue to Upload“. Mas se está afim de algo a mais, continue lendo pois terá muito mais coisas pra aprender, como por exemplo:

Stickers animados para usar no GIPHY

Stickers no giphy
Colocando Stickers nos GIFs

Na aba “Stickers” você terá uma infinidade de figurinhas animadas a seu dispor e o melhor, você pode clicar em “Search sticker” e pesquisar por algo específico ou então clicar em “Trending” para mudar a categoria das figurinhas e quem sabe encontrar algo que lhe interesse. Como vão poder ver nas próximas fotos e no GIF finalizado, eu pesquisei por “Scott Pilgrim” na aba de pesquisa e consegui algumas figurinhas animadas bem legais.

Ao colocar o sticker no GIF, a plataforma do GIPHY nos permite movê-la, aumentar e diminuir o seu tamanho, além de poder girá-la em vários ângulos. E ainda, ao clicar duas vezes sobre um sticker fará com que ele seja espelhado, isto é, se o personagem da figurinha estiver olhando para a esquerda, passará a olhar para a direita.

Gifs scott pilgrim
Está ficando deveras interessante

Adicione texto e filtros ao criar GIFs

E para finalizar essa parte de GIFs e vermos o resultado final, temos mais dois recursos bem legais do GIPHY e que podem ser bem úteis se bem utilizados. Um deles é a opção de adicionar texto e o outro o de inserir filtros. Colocados na mesma área de personalização dos “stickers”, estão divididos como “Caption” e “Filters“, respectivamente.

Em Captions, você poderá adicionar o texto que quiser no seu GIF clicando em “enter your caption“. Depois de preencher o campo de texto teremos algumas opções de personalização do mesmo. A primeira se encontra nos quadradinhos coloridos. Cada cor dessas representa a cor que a legenda irá ficar. Embaixo disso teremos a opção “Style” onde 6 opções de letra estarão disponíveis. Para combinar com o Scott, escolhi a Pixel, mas fique à vontade. E por último, mas não menos importante temos “Animation“, que dará uma “vida” às letras. Nesse caso escolhi a “Glitch” para também combinar com o personagem.

Captions nos gifs
Adicionando as “captions” no GIF

Os “Filters”

E da mesma forma que as “Captions” foram adicionadas, faremos aqui com os filtros. A grande diferença, no entanto é que com eles não temos tantas opções nem tantas configurações. Aqui iremos clicar na aba “Filters e depois é só escolher a que achar mais interessante para o seu GIF. Para o Scott tivemos algumas opções interessantes, no entanto fiquei com a VHS. Feito isso, teoricamente o seu GIF estará pronto, bastando clicar em “Continue to Upload“, como na imagem abaixo:

Filtros para gifs
Aplicando filtros no GIPHY

Antes de publicar o seu GIF, será perguntado se gostaria de colocar alguma tag, facilitando assim que as pessoas o encontre no GIPHY. Além disso você pode decidir se vai querer que o GIF fique ou não público dentro do site, deixando “on” ou ” off” no botão verde à direita. Depois de pronto, é só clicar em “copy link” e compartilhar, igual o que fiz para exemplificar logo abaixo:

Crie jogos ARCADE para compartilhar com os amigos

Além dos GIFs, o GIPHY tem um site exclusivo para você criar jogos arcade. A ferramenta funciona de forma muito semelhante a como fizemos com os stickers animados e tudo vai depender do seu gosto pessoal. Embora divertido os jogos criados aqui são coisas simples e apenas um hobby, quase como o easter egg do Google Chrome quando estamos sem internet.

Antes de mais nada é importante que entre no site do GIPHY Arcade. Lá você encontrará uma grande variedade de jogos prontos e ao rolar a página encontrará a aba “make your own games“, isso é, para criar o seu próprio jogo. Ali já terão alguns exemplos. Ao clicar em qualquer um dos exemplos, uma nova página irá surgir e nela poderá enfim escolher o tipo de jogo que quer criar.

Criar jogos é um dos recursos legais do giphy
Escolha um template

No meu caso escolhi o primeiro, baseado no game Flappy Bird. Depois de escolher o template clique em “next step” no canto inferior direito. Após isso a ideia de criar um game na plataforma do GIPHY fica um tanto quanto divertido, afinal iremos usar qualquer sticker animado do site como protagonistas e vilões desses games.

No meu caso tive que escolher o herói e o obstáculo, mas dependendo do template que escolher, pode haver mais alguma categoria. No entanto a ideia é a mesma para tudo. Escolha um sticker que achar interessante, seja pela lista que o GIPHY vai fornecer ou pesquisando em “search for stickers“. Dessa vez não farei nada de Scott Pilgrim, mas sim com stickers aleatórios, porém um tanto legais.

Stickers na criação de games no giphy
Escolha seu protagonista

Da mesma forma na próxima página você vai poder escolher o fundo do seu game. A diferença aqui é que temos uma quantidade limitada das mesmas. Sem muitos segredos, escolha a que achar interessante e continue. Na penúltima aba temos de escolher a trilha sonora do nosso game e a minha será “The Final Showdown“, pois combinou com os personagens.

E na última etapa você vai precisar dar um nome para o seu jogo. Você pode dar o nome que quiser, desde que não seja muito longo e o visual fica bem interessante com um design que lembra os anos 80. Eu com minha genialidade coloquei o nome do meu game de “The Game: O Jogo“, mas eu acredito que você pode me superar.

Criando jogo no giphy
3 recursos legais para usar no GIPHY

E depois de dar o nome, ao clicar em “next step” por uma última vez ele já estará jogável, assim como você pode jogar The Game: O Jogo” aqui.

Baixe ou crie fundos de tela personalizados para suas chamadas

Com o advento da pandemia e o home office, criar um local de trabalho interessante acabou se tornando uma prioridade. Mas e se você pudesse deixar tudo um pouco mais… divertido? Bom, com o GIPHY isso é possível também. Embora algumas plataformas como o Zoom já permitam mudar o fundo de uma ligação por vídeo, nenhuma delas até então permitia a criação de algo do zero.

E para fazer isso é muito fácil. Ao entrar na página do GIPHY Backdrop, será solicitado que você coloque uma imagem ou vídeo ali, ou então crie algo do zero, clicando em “choose starter“. Por aqui vou escolher a segunda opção, que nos levará para uma lista de opções. Ao escolher uma das opções, você será levado a uma página igualzinha a de criação de GIFs. Por algum motivo (muito provável por ter pouco poder de fogo) em meu PC o fundo não carregou na hora de criá-lo, mas depois de alguns bons minutos foi e consegui adicionar todos os recursos no mesmo.

Adicione gifs e entre outras coisas ao seu fundo personalizado
Seja criativo com o seu fundo personalizado

Aqui você vai fazer da mesma forma que fez na hora de criar os GIFs, alternando entre as abas de Stickers, Caption e Filters para deixar tudo com a sua cara. Quando tudo estiver de acordo com o seu objetivo é só clicar em “Continue to Download“. Nessa página você vai ter a opção de apenas baixar o fundo ou de fazer o upload para o GIPHY. Escolha o que melhor se adequar ao seu objetivo e depois faça o download.

Baixando fundo no giphy
Faça sua escolha!

E esses foram os 3 principais recursos legais para usar no GIPHY ou através dele. É importante comentar aqui que alguns recursos como o de criação de fundos personalizados ainda não estão disponíveis no app. Além disso o app tem algumas diferenças na hora de criar um GIF, por exemplo, se assemelhando MUITO com o Instagram.

Veja também:

Mas e você, já conhecia todas essas funcionalidades do GIPHY? Aqui no Showmetech você ainda encontra outro passo a passo mais detalhado para criar um GIF através de vídeos do YouTube e Vimeo!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados