5 dicas para criar um site ou blog de sucesso com o Wix

5 dicas para criar um site ou blog de sucesso com o Wix
Confira 5 dicas para criar um site ou blog de sucesso utilizando a plataforma online do Wix

Se você é criador de conteúdo e está tendo certa dificuldade em divulgar seu trabalho, ter um site ou blog é um dos passos imprescindíveis rumo ao sucesso. Entretanto, criar um site não é uma das tarefas mais fáceis: precisa escolher layout, tema, fontes, cores e pequenas configurações que, na prática, só quem tem conhecimento ou uma equipe de programação vai conseguir realizar sem dificuldades, certo?

Errado. Hoje em dia há diversas plataformas DIY (faça você mesmo) disponíveis no mercado, como o Wix, que é a mais popular delas e que será o tema deste artigo. O Wix permite você criar um site ou blog personalizado e otimizado para PC, smartphones e tablets de forma intuitiva e com resultado de aspecto profissional. 

Ele oferece uma variedade de temas e layouts para customizar o seu site ou blog e já começar a divulgar para o mundo! Para começar o processo de criação é bem simples: basta ter um e-mail válido e fornecer alguns dados pessoais. Feito isso, siga estas cinco dicas que irão te ajudar rumo ao sucesso do seu negócio.

Escolha um bom template ao criar um site

Escolher um bom template ao criar um site é um bom chamariz para que as pessoas entrem e se interessem pelo conteúdo. O Wix possui diversos templates, das mais variadas formas e com os conteúdos mais diversos. Com um template com uma boa interface, os usuários podem navegar mais facilmente pelo seu site, sem ficarem estagnados sem saber onde clicar.

Escolher um bom template ao criar um site é um bom chamariz para que as pessoas vejam o seu site
Escolher um bom template ao criar um site é um bom chamariz para que as pessoas vejam o seu site

Na página de edição de site do Wix, é possível alterar características como menus, páginas, fundo, imagens, mídia, tamanho da fonte, posição, distribuição de elementos da página, informações de contato, entre outras.

Adicione informações de contato no site

Tendo estabelecido um tema, é de suma importância que existam as informações para contato, pois as pessoas vão querer contatar o dono do site para obter mais informações sobre serviços, produtos ou parcerias.

Ter uma tela de sobre é crucial para as pessoas te encontrarem
Ter uma tela de sobre é crucial para as pessoas te encontrarem

Em “Menus”, é possível adicionar telas como “Sobre Mim” ou “Sobre a Empresa”, “Serviços”, “Feed de Posts”, “Blog” e “Contato”. Também é possível configurar informações de agendamentos, caso seja esta uma oferta do seu site.

Escolha uma boa imagem de fundo

Ter uma boa imagem de fundo conta muito
Ter uma boa imagem de fundo conta muito importante

A imagem de fundo é a primeira impressão do site que quem acessa costuma levar em conta. Por isso, é importante que você escolha uma imagem de fundo chamativa e que tenha a ver com o tema principal do seu negócio, para que as pessoas tenham interesse em permanecer nele por mais tempo.

As opções permitem colocarem uma cor, imagens ou vídeos
As opções permitem colocarem uma cor, imagens ou vídeos

Na opção “Background”, é possível escolher a imagem que irá aparecer no fundo do site. A função permite colocar uma cor de fundo ou até mesmo um vídeo, se for preciso.

Gerencie bem o site

Ao criar um site, é importante saber o que ele terá e quais elementos ele vai oferecer, porque todas as páginas devem possuir uma consistência visual. Gerenciar bem o site é importante, e saber quais funções colocar e em quais páginas colocar.

As opções extras podem inserir imagens nas páginas
As opções extras podem inserir imagens nas páginas

Com a função “Extras”, é possível inserir imagens nas páginas de contato, sobre e boas-vindas. A função ainda permite a criação de listas, vídeos, músicas, links para as redes sociais, uma loja virtual, entre outros links que podem ser úteis para quem estiver navegando pelo site.

O Wix App Market pode adicionar diversos recursos
O Wix App Market pode adicionar diversos recursos

No “Wix App Market”, você consegue adicionar diversos gadgets com comentários, fórum para discussões, formulários e até um chat para que quem acesse, tenha mais espaço para interação e seja possível colher feedbacks.

No “Menu Superior”, ainda existe a opção de ferramentas que vão ajudar a configurar melhor, como réguas para executar o posicionamento dos itens. Nas configurações, é possível conectar um domínio, controlar nitidez ou até mesmo usar uma versão multilíngue.

Gerenciar bem um blog é crucia
Gerenciar bem um blog é crucia

Ele também permite o acesso ao painel de controle, para alterar a imagem que será exibida quando for compartilhado nas redes sociais. São várias opções que quem for criar um site pode conferir para escolher qual a melhor.

Escolha um bom domínio antes de publicar

Após ter feito todas as alterações do site, é hora de clicar em “Publicar”, situado no canto superior direito da tela. O site irá te direcionar para a escolha de um domínio do site ou blog. Um bom domínio é uma boa marca. Por isso, ao criar um site, é muito importante que o domínio escolhido seja algum que vai ser facilmente lembrado por quem acessa.

Existe a opção de usar o domínio que terá o nome do Wix.com (plano gratuito), porém, também há a opção de  comprar um domínio para que seja mais fácil ainda dos usuários lembrarem.

É possível utilizar domínios do Wix, ou conectar algum personalizado
É possível utilizar domínios do Wix, ou conectar algum personalizado

Atualmente não é difícil criar um site do zero. O site Wix tem diversas informações e facilidades para aqueles que querem começar seu site e obter excelentes resultados de interface, no melhor estilo programador profissional, tudo isso usando ferramentas simples e de fácil edição. 

Já conhece o Wix? Deixe nos comentários se você possui algum site e usa a plataforma. Não deixe de acompanhar o Showmetech para mais informações de tecnologia!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter