5 indies de terror para você jogar nessa sexta-feira 13

5 indies de terror para você jogar nessa sexta-feira 13

Avatar of carlos alberto jr
Confira a lista de jogos que talvez você não conheça, mas que vai fazer você não dormir direito nesta sexta-feira 13, além de alguns mais famosos

Embora a Sexta-Feira 13 seja mais famosa no cinema, seja pela franquia slasher protagonizada por Jason Voorhees, ou por outros ícones como Freddy Krueger e Michael Myers, os games também não fazem feio quando o assunto é assustar seu público. Tendo como principais referências jogos como Alone in the DarkResident Evil e Silent Hill, hoje são os jogos indies os responsáveis pelas execuções mais assustadoras e criativas da indústria. E aqui, listamos 5 jogos indies de terror que vão fazer qualquer um se assustar nesta sexta-feira 13!

Neverending Nightmares

5 indies de terror para você jogar nessa sexta-feira 13
O gótico moderno em sua melhor forma (Imagem: Reprodução)

Imagine o estilo exagerado de Tim Burton levado ao extremo, com uma mecânica simples de side-scrolling e uma trama focada em traumas pessoais e problemas mentais. Bote muita violência perturbadora nessa mistura e bebês monstruosos (e musculosos, curiosamente) e o que você tem é esse belíssimo Neverending Nightmares.

Criado pelo desenvolvedor Matt Gilgenbach, o jogo é uma reflexão do autor sobre seus próprios problemas com depressão e transtorno obsessivo-compulsivo. Parece estranho? Espere só dar uma jogada, então.

Neverending Nightmares pode ser jogado no Nintendo Switch, PS4, PC e em smartphones.

Fobia

O game apresenta um universo com histórias de terror psicológico interligadas, desenvolvidas pelos brasileiros Marco Majer e Thiago Matheus, do estúdio independente Pulsatrix.

O roteiro insere o jogador na pele do jornalista Roberto que descobre a existência de uma cidade no sul do país chamada Treze Trilhas, onde coisas estranhas estão acontecendo e onde seu pior pesadelo vai ter início. Com puzzles e elementos narrativos de um intricado quebra-cabeças de informações, cabe ao jogador desvendar a trama.

Fobia está disponível para Nintendo Switch, PS4/PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC. Uma versão de demonstração do game pode ser baixada diretamente no site do estúdio.

Imscared: A Pixelated Nightmare

5 indies de terror para você jogar nessa sexta-feira 13
Não se engane pelo visual, você vai embarcar numa viagem amaldiçoada num desses indies de terror (Imagem: Reprodução)

O nome pode ser bonitinho, mas não se engane: esse jogo é maligno, perfeito pra sexta-feira 13. É difícil falar de Imscared sem dar maiores spoilers, mas a maior qualidade do game é que ele continua funcionando… mesmo sem estar executando (você entenderá isso quando for jogar).

O game, que só pode ser jogado no PC, cria arquivos no bloco de notas e abre links para uma foto de um fantasma pixelado, e continua fazendo isso até que o jogador complete o jogo, que infelizmente (ou felizmente) é bem curto. Até quem pensa não ser muito impressionável tem grandes chances de se incomodar. Criativo e muito assustador.

Outlast

5 indies de terror para você jogar nessa sexta-feira 13
Faça a reportagem da sua vida… se você sobreviver em Outlast nessa sexta-feira 13 (Imagem: Reprodução)

Jogos de terror que se passam em hospícios ou hospitais para doentes psíquicos não é novidade. Ainda assim, é incrível como Outlast parece dar uma refrescada no tema. O protagonista se chama Miles Upshur, um jornalista que, seguindo o seu sentido de detetive, vai investigar um hospital psiquiátrico localizado em uma montanha isolada.

E o que tem lá dentro? Não são fantasmas nem monstros sobrenaturais. Apenas os próprios pacientes, que, na realidade, são seus piores inimigos. Completamente insanos, eles perseguem o jogador até quando não podem mais. Os puzzles quase sempre são resolvidos fugindo de algum maníaco. Alguns estão tão deformados (a razão é explicada durante a história) que pouco se parecem com humanos.

Outro fator que faz o jogo ser tão assustador é sua linguagem visual. Controlamos um jornalista que empunha uma câmera que pode filmar no escuro. A estética found footage somada a visão limitada de uma câmera em ambientes soturnos nos dá ainda mais imersão e impotência no jogo.

Outlast consegue sem precisar fazer muito, deixar quem quer que esteja jogando em um estado máximo de tensão. Um game recomendado para quem prefere esse tipo de terror mais “agitado”, com vários sustos, fugas e momentos de puro desespero.

Amnesia: The Dark Descent

5 indies de terror para você jogar nessa sexta-feira 13
(Imagem: Reprodução)

Desenvolvido e publicado pela Frictional Games, Amnesia: The Dark Descent ganha seu posto como um dos jogos mais assustadores de todos os tempos, e com razão. Ele mistura terror de sustos com o psicológico, num equilíbrio perfeito. Além disso, existe um casamento entre os elementos técnicos como a jogabilidade e o som com os temas dos jogos. Um game design refinadíssimo.

Amnesia se passa durante a Era Vitoriana, no qual o protagonista, Daniel, acorda sem memória em um castelo de estilo medieval. Porém, enquanto progride em sua jornada para tentar se lembrar de sua vida, muitos monstros, além de uma entidade sobrenatural chamada “The Shadow”, vão persegui-lo. Será que já existia sexta-feira 13 lá?

Amnesia: The Dark Descent quebra a barreira entre as produtoras independentes e as grandes companhias, ficando no mesmo patamar de grandes franquias AAA, como os já citados Resident Evil e Silent Hill.

Amnesia: The Dark Descent pode ser jogado no Nintendo Switch, PS4, Xbox One e PC.

Veja também

Achou nossa lista de indies de terror indigesta? Não se preocupa! Aqui no Showmetech você pode conferir sobre jogos de todos os gêneros. Se busca algo mais leve, confira nosso REVIEW de Nintendo Switch Sports

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados