5G da Claro: operadora anuncia chegada em mais 12 cidades do Brasil

5G da Claro: operadora anuncia chegada em mais 12 cidades do Brasil
Rede 5G da Claro chega a todas as regiões do Brasil com conexões de até 400Mbps, ampliando a oferta para os clientes

Em um evento virtual nesta quarta-feira (04), a Claro divulgou as próximas cidades que devem receber a internet de quinta geração da operadora. De acordo com a empresa, são 12 novas cidades: Campinas/SP, Guarulhos/SP, São Bernardo do Campo/SP, São Caetano/SP, Santo André/SP, Santos/SP, Belém/PA, Brasília/DF, Goiânia/GO, Manaus/AM, Porto Alegre/RS e São Luiz/MA.

Apresentado da Live Store, um shopping virtual da operadora, a Claro garantiu que a nova conexão é muito parecida com uma internet fibra ótica e que ela deve otimizar diversas tarefas dos usuários. Desta forma, por meio do compartilhamento DSS, o 5G da Claro chega a todas as regiões do Brasil, atendendo milhões de pessoas, até o final de 2020.

“Com os smartphones que estão chegando ao mercado, os clientes vão se conectar ao 5G da Claro e terão acesso a uma experiência de internet móvel similar à fibra ótica”

disse Paulo César Teixeira, CEO da Claro

A operadora também anunciou parcerias com fabricantes de celular, como Nokia e Samsung, que mostraram otimismo com a chegada do serviço da Claro nestas novas 12 cidades. Além disso, a empresa está em contato com as principais fabricantes de smartphones para que os próximos modelos lançados suportem a conexão disponibilizada pela operadora.

Segundo Fábio Maeda, diretor de Inovação, a estratégia usada pela Claro para selecionar essas novas cidades foi avaliar as cidades com maior densidade de tráfego de internet no país. A partir disso, montaram um mapa contemplando pelo menos um município de cada região do Brasil.

Celso Birraque, diretor de Engenharia, disse que a empresa está usando os principais fornecedores de equipamentos de internet do mundo e, por isso, a empresa garante um serviço de qualidade a todos os clientes. Os fornecedores usados nos equipamentos de fornecimento do 5G no Brasil é dos fabricantes Ericsson, Huawei e Nokia.

Algumas empresas estiverem presentes no evento, como a Huawei, que é uma das principais corporações a participar da implantação da conexão 5G no mundo.

“Nos orgulhamos em seguir com a expansão do 5G da Claro para as novas cidades. Este é mais um capítulo da história da Huawei colaborando para a transformação digital do Brasil”

Márcio Silva, diretor da Huawei

5G da Claro está disponível para todos os clientes

O novo Moto G 5G já está homologado para o 5G da Claro
O novo Moto G 5G já está homologado para o 5G da Claro

O serviços 5G da Claro está disponível para todos os clientes da operadora, nos diversos planos de pagamento, seja no controle, no pré ou no pós-pago. Para usar o serviço, segundo a empresa, basta estar em uma área com cobertura e fazer o acesso por meio de um smartphone que suporte a conexão, sem necessidade de uma assinatura a parte ou cobranças adicionais.

Atualmente, o mercado de dispositivos com conexão 5G é bem restrito, mas várias empresas já estão trabalhando em modelos de celulares com antena que suporta esta conexão. Alguns modelos disponíveis são: Motorola G 5G, Motorola Edge, Samsung Galaxy Note 20 e o recém lançado iPhone 12 que já deve vir equipado com a tecnologia.

5G DSS ainda não tem a velocidade oficial

Conforme veiculou o Showmetech no mês passado, o leilão da frequência 5G ainda não foi realizado no Brasil. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, isto deve acontecer no primeiro trimestre do ano que vem, depois que a Anatel terminar todos os estudos técnicos, adiados em razão da pandemia do novo coronavírus.

Deste modo, o serviço disponibilizado pelas operadoras brasileiras é o 5G DSS, que é um método de compartilhamento da frequência da rede 4G com os usuários do serviços 5G. Assim, apesar de alta, a velocidade de conexão praticada com este sistema ainda é bem inferior que a velocidade a ser experimentada na banda correspondente à quinta geração de fato.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Quando a Claro colocar 5G no Brasil todo ai é que ela vai liberar o 4G aqui no meu bairro. E quando ela liberar o 6G ai ela vai liberar o 4.5G aqui kkk

Assine nossa Newsletter