8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

Iphone ao lado de óculos de realidade virtual.
Selecionamos oito apps de realidade virtual para iPhone: se divirta numa montanha russa ou aprenda sobre o corpo humano

Apps de realidade virtual já estão entre nós há algum tempo, e ganham espaço no mercado à medida que softwares e hardwares voltados ao uso da tecnologia capturam a atenção do consumidor. Nos últimos anos, conteúdos para videogames em realidade virtual se tornaram populares, com o uso de aparelhos como o PlayStation VR e o Oculus Rift.

Com um mercado emergente, as tecnologias voltadas à realidade virtual se tornam mais frequentes e com qualidade cada vez mais surpreendente. Além de jogos de videogame, alguns softwares surgem como utilidades para diversas profissões, como arquitetura e engenharia, medicina, segurança, entre tantas outras. E, claro, várias excelentes experiências já apareceram para este pequeno aparelho que você carrega no bolso.

Sendo assim, separe um lugar confortável e com um bom espaço, vista seu gadget apropriado e venha conhecer ótimos apps de realidade virtual para iPhone.

O que é realidade virtual

Antes de passarmos à nossa lista de apps de realidade virtual para iPhone, precisamos saber o que é realidade virtual (ou VR, do inglês virtual reality). O conceito de realidade virtual é a imersão do usuário em um ambiente criado digitalmente, de forma que ele possa ver e ouvir (em alguns casos, sentir também através do tato e do olfato) aquilo que foi artificialmente desenvolvido.

Hoje em dia, a forma mais comum de usar a realidade virtual é através de óculos especiais que permitem que o usuário veja apenas o mundo virtual. Para aumentar a sensação de imersão no mundo digital — afinal é este o objetivo da realidade virtual —, a lente dos óculos mostra duas imagens independentes, de forma que, ao olhar diretamente para elas, o usuário tenha uma sensação de estar olhando uma imagem em 3D.

O melhor de tudo é que o truque pode ser replicado por aparelhos com telas comuns, sem que o usuário necessite gastar com um equipamento especial. No caso de celulares — e até do Nintendo Switch, com o Nintendo Labo Toy-Con 4 —, a única compra necessária é de um suporte que possa prender o dispositivo no rosto do usuário, e isso diminui os custos consideravelmente, já que até um suporte de papelão é suficiente para desempenhar bem o papel. O efeito de imersão ainda é amplificado com o uso que os aplicativos fazem dos sensores de movimento nos aparelhos.

Pokémon GO, jogo mobile de realidade aumentada.

Se você, leitor, não está familiarizado com o termo de realidade virtual, cuide para não confundi-lo com realidade aumentada. Este segundo termo, também bastante popular pela internet, consiste em uma tecnologia que usa a câmera do dispositivo para, em cima da imagem de um ambiente real, criar um mundo virtual. Um bom exemplo do uso da realidade aumentada, dentre tantos outros, é o jogo Pokémon GO, que coloca os monstrinhos de bolso no mundo real.

Apps de realidade virtual

Uma vez que já aprendemos do que se trata a tecnologia — e a diferença para realidade aumentada —, sigamos com nossa lista de oito incríveis apps de realidade virtual para iPhone.

Dentre jogos e aplicativos que usam a tecnologia de forma bem interessante, certamente ao menos um chamará sua atenção e lhe fará buscar o seu aparelho iOS para abrir a App Store.

1 – Roller Coaster VR

Trilho de montanha russa à frente de um carro, nuvens acima e construções e natureza ao redor.
8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

Roller Coaster VR é a clássica experiência em realidade virtual, a que é comum em shopping centers e que gera vídeos engraçadíssimos pela internet. Neste caso, você não precisará ir a um shopping para experimentar o que ele oferece.

Com Roller Coaster VR, o usuário assume o lugar de um passageiro em um carro de montanha russa, e a sensação de estar em uma das atrações de parques de diversões mais populares do mundo é bem divertida, ainda que o aplicativo não ofereça tal experiência por muito tempo. No entanto, serve como uma boa opção para quem quer conhecer mais sobre a realidade virtual. Os visuais são bons, principalmente em iPhones mais recentes, o que ajuda na imersão.

O aplicativo é gratuito, mas limita as visualizações. Após assistir algumas vezes, será necessário pagar para continuar assistindo. Roller Coaster VR é compatível com qualquer iPhone com iOS 8.0 ou superior.

2 – Roller Coaster VR Theme Park

Emaranhado de trilhos de montanha russa indicam carro em movimento.
8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

Apesar do nome parecido, Roller Coaster VR Theme Park não é dos mesmos criadores da sugestão de aplicativo anterior, mas segue uma linha parecida. Neste app, a ideia é dar ao usuário a imersão de diversas atividades em um parque de diversões, não apenas em uma montanha russa.

Mesmo que as famosas subidas e descidas das montanhas russas sejam as principais atrações de Roller Coaster VR Theme Park, há ainda atividades pré-gravadas com carros bate-bate e vários outros. O leque de opções é bem maior em comparação com Roller Coaster VR, mas apenas três atrações são disponibilizadas gratuitamente. As demais são vendidas isoladamente, mas também há uma opção para desbloquear todo o resto por um valor único.

Os visuais não são tão bons quanto a sugestão anterior, mas a variedade de atrações compensa isso. Roller Coaster VR Theme Park é compatível com qualquer iPhone com iOS 11.0 ou superior.

3 – King Tut VR 2

Explorador ilumina a tumba de tutancâmon.
8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

Experiências em realidade virtual não se resumem a montanhas russas, e King Tut VR 2 é um ótimo exemplo disso. Neste app, a proposta é colocar o usuário na pele de Howard Carter quando da descoberta em 1922 da tumba (intacta) de Tutancâmon, faraó da 18ª dinastia egípcia.

King Tut VR 2 tenta ser uma aula de história sobre a descoberta do faraó, ao ponto de utilizar mapas, imagens, datas e anotações do próprio Howard. Enquanto na versão anterior, chamada King Tut VR, a ideia era apenas explorar a tumba do faraó, nesta segunda edição a descoberta é o foco, e o usuário vai percorrendo o caminho e vendo os ambientes tal qual vistos por Howard.

O celular pode ser utilizado tanto com um par de óculos de realidade virtual quanto sozinho, com apenas os sensores de movimento do aparelho. King Tut VR 2 é compatível com qualquer iPhone com iOS 7.0 ou superior.

4 – YouTube

Resultados de busca no youtube.

O YouTube é mesmo uma plataforma incrível e versátil. Além dos milhões de vídeos que a Google hospeda, o YouTube ainda conta com muito conteúdo, dos mais variados temas, para ser assistido com os controles por movimento do celular. Para achar os vídeos compatíveis, basta o usuário pesquisar por “vídeo 360”.

O termo remete a 360º, que é como o YouTube chama vídeos com a capacidade do usuário olhar em qualquer direção, bastando, para isso, movimentar o celular na direção que deseja olhar. O mais interessante é que, se o usuário quiser se sentir imerso em um determinado vídeo, basta abri-lo e então tocar no símbolo dos óculos que aparecem no canto inferior esquerdo da tela.

YouTube é compatível com qualquer iPhone com iOS 11.0 ou superior.

5 – VirtualSpeech

Auditório cheio de pessoas para ouvir o usuário/palestrante.
8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

Muitas pessoas tremem só de pensar na ideia de ter que falar em público. Acontece que, não raro, em algum momento (quase) todo mundo vai precisar enfrentar o frio na barriga e discursar para uma plateia, seja por questões de trabalho ou em atividades escolares. Diante desta dificuldade, VirtualSpeech usa a tecnologia para ajudar as pessoas a vencerem esta dificuldade.

Trata-se de um interessante app que propõe ao usuário o treinamento para falar em público. O aplicativo tem opções de sala de reunião, falar para uma audiência e permite a adição de uma apresentação de slides para que a experiência seja completa. Há também uma seção com dicas para o discurso em público.

VirtualSpeech é compatível com qualquer iPhone com iOS 11.0 ou superior.

6 – WITHIN VR

Página do app sugere vídeo de caminhada espacial.

WITHIN VR é uma forma de imersão em um universo de realidade virtual. O app contém muitos conteúdos em vídeo que podem ser assistidos com ou sem os óculos de realidade virtual, ainda que usá-los seja a melhor experiência disponível. Há vídeos sobre várias categorias como natureza, espaço, música, documentário, entre outros.

A interação se resume à movimentação do celular para que o usuário olhe em diversas direções, mas a opção é mais que recomendada àqueles que querem conhecer um pouco sobre a experiência de realidade virtual.

WITHIN VR é compatível com qualquer iPhone com iOS 9.0 ou superior.

7 – InCell VR

Cena fictícia de uma corrida em uma célula.
8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

InCell VR é um app de realidade virtual para iPhone que mistura jogo com aprendizado. Neste aplicativo, o jogador está em uma corrida para salvar uma célula humana de uma infecção viral. Enquanto a ideia de apostar corrida contra vírus parece esquisita, o jogo constantemente passa informações acerca de elementos das células e suas funções.

Enquanto aprende sobre proteínas, ribossomos, núcleo e tudo o mais, o usuário estará constantemente balançando sua cabeça para desviar de obstáculos em corridas com cenários psicodélicos. O app ainda tem uma opção de uso sem os óculos de realidade virtual, com os controles pela tela de toque.

InCell VR é compatível com qualquer iPhone com iOS 8.0 ou superior.

8 – Zombie Shooter VR

Zumbis encaram o jogador sobre um trilho de trem subterrâneo em apps de realidade virtual.
8 incríveis apps de realidade virtual para iPhone

Já que zumbis estão por toda parte, claro que eles apareceriam em algum app de realidade virtual para iPhone. Zombie Shooter VR, que não tem opção para uso sem os óculos VR, é um jogo no qual o jogador segue por um caminho pré-estabelecido (on rails, como é popularmente conhecido no mundo dos jogos eletrônicos) e precisa atirar em zumbis que aparecem na frente e que, claro, querem um pedaço do cérebro do jogador.

O jogo não é nada revolucionário, e a forma de atirar nos zumbis é apenas olhando para eles (o tiro sai automaticamente), mas vale só pela experiência da realidade virtual que ele proporciona. Zombie Shooter VR é pago, mas há um pequeno pedaço para testes. Além disso, é compatível com qualquer iPhone com iOS 8.0 ou superior.

Entre na realidade virtual

Após oito dicas de incríveis apps de realidade virtual para iPhone, esperamos que você tenha se sentido instigado a testar cada uma delas e, por que não, ainda outros aplicativos ou até máquinas próprias para a tecnologia — nós já sugerimos as melhores opções para entrar nesse novo mundo. E se alguma delas lhe agradar, caro leitor, não deixe de nos sugerir as suas experiências favoritas com a realidade virtual.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário