Iniciativa solve for tomorrow brasil, da samsung, abre inscrições

Iniciativa Solve For Tomorrow Brasil, da Samsung, abre inscrições

Avatar of otávio queiroz
Alunos e professores têm até o dia 30 de junho para se cadastrarem através do site ou app do Solve For Tomorrow Brasil; saiba como a iniciativa funciona no Brasil

A Samsung abriu as inscrições para a 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, versão nacional da iniciativa global que tem como principal objetivo estimular o empreendedorismo em alunos e professores da rede pública de ensino. Com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a ação busca desenvolver soluções em ciências, tecnologia e engenharia. O lançamento oficial da nova edição do programa ocorreu no FEBRACE Talks, na última segunda-feira (25), e pode ser visto novamente no canal oficial da FEBRACE no YouTube.

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. No ano passado, mesmo com as restrições por conta da pandemia de COVID-19, o programa contou com a participação de mais de 2 mil estudantes e professores e 461 escolas públicas de todo o país, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados.

Na edição de 2021, a equipe formada por alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos (SP), conquistou o primeiro lugar ao desenvolverem um projeto para produção de biogás a partir de resíduos orgânicos. O protótipo chamado Tecnologia Escolar Sustentável Ligada ao Arduino continha um biodigestor que transformava o alimento descartado em biogás, a ser utilizado no fogão da escola, além de uma calculadora para ajudar as merendeiras a preparar a quantidade adequada de alimentos.

Samsung abre inscrições para a 9º edição do solve for tomorrow brasil
Autointitulada de Equipe Tesla, turma de São Carlos conquista o primeiro lugar do projeto (Arquivo Pessoal/G1)

“O Solve For Tomorrow contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM”, explica Anna Karina Silva Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula”.

Para o Solve For Tomorrow, podem ser inscritos grupos de 3 a 5 estudantes com um professor orientador, que esteja lecionando para os alunos da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. As inscrições devem ser realizadas pelo professor orientador através do site ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho.

A ação conta com diversos parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Cronograma da 9º edição do Solve For Tomorrow Brasil

Cronograma da 9º edição do solve for tomorrow brasil
Inscrições para a 9º edição do Solve For Tomorrow Brasil podem ser realizadas até o dia 30 de junho (Divulgação/Samsung)

25 de Abril a 30 de junho: Inscrições, com webinário, tutoria on-line e vídeos para auxiliar as equipes inscritas

1 de julho a 3 de agosto: Avaliação e seleção dos projetos que cumpriram os critérios de participação

4 de agosto: Anúncio dos Semifinalistas

5 a 30 de agosto: Os 20 semifinalistas devem preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto

8 de agosto a 8 de setembro: Mentorias aos semifinalistas

9 de setembro: Anúncio dos finalistas

12 de setembro a 18 de outubro: Mentorias aos finalistas

7 a 19 de outubro: Votação para definir vencedores do Júri Popular

20 de outubro: III Mostra Solve for Tomorrow, em que as equipes finalistas apresentam seus projetos para a Banca Julgadora Cientista para o Amanhã

20 a 26 de outubro: Avaliação da Banca Julgadora para definir vencedores nacionais durante a III Mostra Solve for Tomorrow Brasil

27 de outubro: Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular e Premiação

Premiação dos semifinalistas, finalistas e ganhadores

Pré-seleção – Professor Orientador: 01 (um) kit maker/arduino.

Pré-seleção – Destaque Estadual: o gestor escolar (diretor) com maior número de inscrições, sendo no mínimo três, em cada unidade federativa. Será contemplado com 01 (um) tablet Samsung.

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 tablet Samsung.

Finalista: 01 (um) tablet Samsung para cada um dos 5 (cinco) alunos das 10 (dez) equipes finalistas.

Finalista: 01 (um) notebook Samsung para cada um dos professores orientadores e parceiros dos 10 (dez) projetos finalistas.

Vencedores pelo Júri Popular: os 5 (cinco) alunos de cada uma das 3 (três) equipes selecionadas pelo público, e seu respectivo professor orientador e parceiro, serão contemplados, cada um, com 1 (um) fone de ouvido Samsung BUDs. As escolas dos vencedores da categoria também serão premiadas com 1 (uma) Smart TV 55” cada.

Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com duas Smart TVs de 55 polegadas da Samsung.

  • 1º lugar:  1 smartphone Galaxy da Serie S + 1 Smart TV 55” Samsung para cada aluno da equipe vencedora.
  • 2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
  • 3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 Smart TV 55” Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Veja também:

Saiba mais sobre a edição 2021 e os seus vencedores.

Fonte: Samsung.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
1 comentário
  1. Primeira solução que a Samsung deveria adotar: melhorar a resistência física dos seus produtos.
    Segunda solução que a Samsung deveria adotar: parar de acusar os seus clientes de mal uso dos seus produtos e consertar todos os aparelhos quebrados.
    Terceira solução que a Samsung deveria adotar: responder a todos os clientes em todos os canais de reclamações de consumidores.
    Se a Samsung adotar melhores soluções de atendimento cliente já terá resolvido muito pelo amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados