Blackops4 1

REVIEW: Call of Duty Black Ops 4 (PS4) é ação e adrenalina na dose certa

Avatar de luís antônio costa
Junte-se aos seus amigos e encarne um grupo de mercenários que não tem medo de cara-feia e estão prontos para o combate!

Um ano gamer não é um ano de verdade sem o lançamento de um novo Black Ops, não é mesmo? E é fazendo jus a essa regra do mundo do entretenimento digital que o quarto game da série especial de Call of Duty, Black Ops 4 chegou aos PCs e consoles repleto de ação, desafios e gráficos surpreendentes.

Black ops 4
Pronto para se juntar aos amigos ou outros jogadores para muita ação?

A Activision cedeu ao Showmetech uma cópia física de Call of Duty Black Ops 4 de PS4 para testes e, após uma semana de jogatina intensa e eletrizante nós apresentamos a vocês uma análise completa desse game que se consagra como um dos melhores da série.

Na ponta da bala

Logo de cara, o que os fãs da série e jogadores de outros games do gênero irão estranhar em Black Ops 4 é a ausência de uma campanha single-player. O game é o primeiro na série a não possuir esse tipo de modo. Muitos consideram essa é uma boa decisão da equipe de desenvolvedores da Activision, uma vez que o foco dos jogadores sempre foi nos modos multiplayer dos games.

Black ops 4
Aqueles que sempre gostaram da franquia pelo seu modo multiplayer não irão sentir falta de uma campanha solo.

Mas apesar de Black Ops 4 não possuir uma campanha single player nos moldes que os jogadores já estavam acostumados, o game tem um modo tutorial para cada uma de suas classes de personagens que introduz um pequeno elemento narrativo ao jogo. Não é uma história complexa e densa, mas algo que serve para contextualizar o cenário e integrantes do game.

Cada uma dessas missões solo foca em um tipo diferente de especialista em armas. Os personagens Ruin, Prophet, Battery, Seraph, Normad e Firebeak retornam de Black Ops 3, enquanto Recon, Ajax, Torque e Crash são as novas adições. Se você for novato na série ou deseja praticar as mecânicas de cada personagem antes de ir para o combate real, é altamente recomendável completar essas missões.

Black ops 4
Se você não souber como utilizar alguma arma ou habilidade especial, jogue as missões de tutorial.

Além dos novos personagens, existem muitas outras novidades no modo multiplayer que irão agradar alguns e poderão incomodar outros. A primeira está na ausência do mecanismo de auto-cura dos personagens. Quando você sofre dano, agora é necessário que o jogador pressione um botão para restaurar sua energia. Além disso, todos os jogadores agora tem uma barra de vida.

Se por um lado essa mudança pode incomodar alguns jogadores que estavam acostumados com a versatilidade do sistema de auto-cura, a sua remoção cria uma mecânica de jogabilidade mais tática e permite o foco no trabalho em equipe.

Black ops 4
Sem a mecânica de auto-cura, cada partida se torna mais desafiadora e demanda mais estratégia.

Dentre as diversas melhorias gráficas que o game possui em relação ao título anterior, uma delas são as formas como os projéteis atingem os inimigos e os danos que estilhaços de armas mais pesadas como granadas provocam, que agora estão mais realistas. Essas melhorias na dinâmica dos projeteis mudam a forma como os tiros e outros ataques irão provocar danos em você e seus inimigos.

Para aqueles que estranharem a nova mecânica de cura, a dica é sempre se esconder dos inimigos quando estiver muito ferido. Sua equipe talvez fique um pouco em desvantagem, mas é melhor encontrar um lugar seguro para se curar do que correr o risco de morrer e comprometer o desempenho do time.

Black ops 4
Personalização do personagem e de suas armas é um dos pontos fortes do modo multiplayer.

Black Ops 4 também foca muito na personalização das armas, permitindo aos jogadores colocarem acessórios de diferentes níveis que melhoram diversas características das armas. Algumas das armas ainda oferecem as chamadas “Modificações de Operador”, que modificam significativamente o funcionamento delas mas custam mais espaços de personalização por classe.

É cada um por si!

Enquanto o gênero MOBA ainda mantém uma base considerável de jogadores atualmente, o novo estilo de game que caiu no gosto de um grande público é o Battle Royale. PUBG e Fortnite são os grandes representantes desse novo gênero que explora uma jogabilidade onde um grupo de jogadores é jogado em um cenário gigantesco e tem que competir entre si para ver quem sobrevive no final.

Black ops 4
No modo Blackout, você precisa juntar equipamento e lutar para ser o último combatente de pé!

Ambos os games geram uma receita de milhões de dólares, PUBG, por exemplo, é o game mais vendido do Steam, enquanto jogadores de Fortnite ganham cifras gigantescas transmitindo suas partidas via streamming no YouTube e Twitch. Para não ficar de fora desse mercado ascendente, muitos empresas já estão investindo em modos Battle Royale em seus game.

E, claro, a Activision não iria ficar de fora nessa festa. O grande destaque entre os modos de jogabilidade de Black Ops 4 é seu modo Blackout, com um gameplay similar aos estilos Battle Royale que já foram vistos em PUBG e Fortnite. Além das armas que o jogador obtém ao longo do mapa, ainda é possível pegar veículos como jipes, motos e outros equipamentos para fugir ou atropelar seus inimigos.

Black ops 4
Assim que você cair do helicóptero, escolha bem o local de pouso: sua sobrevivência pode depender disso.

No modo Blackout o jogador pode escolher se prefere jogar sozinho (Solo), em dupla (Duos) ou em um grupo de quatro (Quads). Até 100 jogadores podem participar de uma partida simultaneamente sendo que o último a sobreviver é o vencedor. Não é uma tarefa nem um pouco fácil ficar vivo com tantos inimigos caçando você ou lutando para não ser seu alvo.

Depois que você é jogado de um helicóptero junto com os outros participantes, a luta pela sobrevivência começa! É preciso ser rápido para localizar armas e outros equipamentos e, claro, sempre ficar alerta ao seu redor. À medida que o tempo da partida corre, o mapa vai diminuindo, obrigando que os jogadores se enfrentem mais cedo ou mais tarde.

Black ops 4
Junte-se a amigos ou tente ir na coragem e na raça para chegar vivo ao final da partida.

Uma das características mais divertidas desse modo é que em certos locais do mapa alguns zumbis podem aparecer, o que torna a partida mais dinâmica, já que você precisa sobreviver não apenas a seus adversários mas também é necessário lutar contra os mortos-vivos. Dependendo do estilo de combate de seu adversário, não tente perder muito tempo lutando contra os zumbis e foque em achar um local seguro e preparar seu equipamento.

Aliás, estratégia é um campo fértil em um modo de Battle Royale como Blackout. Não existe uma forma certa de ganhar a partida. Tudo depende de uma série de fatores como o local onde você cai no mapa, o estilo de jogabilidade de seus adversários e o tipo de equipamento que você vai obter ao longo da partida. Além disso, temos que adicionar um pouco de sorte à essa receita para a vitória.

Black ops 4
No modo Blackout, cada local esconde segredos que podem servir para sua vantagem ou a de seu inimigo.

Zumbi bom é zumbi morto mesmo!

Matar zumbis é divertido, não é mesmo? Tanto é que o modo de combate contra os mortos-vivos era um dos estilos de jogabilidade mais acessado pelos jogadores dos títulos anteriores da série. Além das melhorias ao modo, a grande novidade em Black Ops 4 é que modo zumbis não é um conteúdo adicional do título, mas um modo completo do pacote original!

Black ops 4
No modo zumbis, você vai se juntar a outros três jogadores para enfrentar hordas de morto-vivos.

Aqueles que já experimentaram o modo Nazi Zombies em Call of Duty: WWII vão se sentir em casa com o modo de zumbis de Black Ops 4, pois o estilo da jogabilidade é muito similar. A diferença aqui fica por conta do alto nível de personalização do modo de game, que inclui desde a dificuldade, velocidade dos zumbis, vida, dano e muito mais.

Até o momento, o modo de zumbis conta com quatro arenas de combate: “Voyage of Despair”, que se passa no Titanic, “IX”, numa arena de combate romana e “Mob of the Dead”, que se passa na prisão de Alcatraz. O grupo de quatro jogadores precisa lutar contra ondas de zumbis e acumular pontos para conseguir armas melhores e liberar outras seções do mapa.

Black ops 4
Dentro os mapas desse modo, você pode escolher entre a prisão de Alcatraz, uma arena romana ou até mesmo o Titanic!

O gameplay do modo de zumbis lembra muito outros games nesse estilo Left 4 Dead e Killing Floor. Aqui é essencial que nenhum jogador tente fazer tudo sozinho pois é fácil ser atacado por uma horda massiva de zumbis, portanto o grupo preciso coordenar sua estratégia de combate.

Além disso, é preciso ter em mente que a munição de cada arma que o jogador encontra pelo cenário não é ilimitada, então pense bem antes de atirar. Felizmente cada jogador tem uma série de quatro habilidades especiais que dependem da classe escolhida e que ajudam um pouco a enfrentar esse pesadelo de além-túmulo.

Black ops 4
Certas coisas nunca deveriam voltar à vida, não é mesmo?

Viver ou morrer em Black Ops 4

Call of Duty Black Ops 4 não é um pivô em termos de inovação no gênero FPS multiplayer e, muitos jogadores poderiam facilmente dizer que ele é apenas uma melhoria do título anterior. Mesmo assim, o título se destaca por sua qualidade visual, jogabilidade fluída e modos de gameplay bem desenvolvidos que prometem deixar os jogadores entretidos por várias horas.

Black ops 4
Call of Duty Black Ops 4 é uma das melhores experiências multiplayer da atualidade.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados