As 30 melhores séries de terror e suspense de todos os tempos

As 30 melhores séries de terror e suspense de todos os tempos

Avatar de vitta
Para os amantes de terror e suspense, reunimos as melhores séries para maratonar. Confira a lista que inclui Missa da Meia-Noite, Kingdom e A Maldição da Residência Hill

Se você está em busca de boas recomendações para bons sustos e mistérios, está no lugar certo. Confira abaixo as melhores séries de terror e suspense de todos os tempos! 

Além da Imaginação (1959-1964)

Título original: The Twilight Zone

Disponível em: Claro Vídeo e Oldflix

Ambientada entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição, Além da Imaginação é uma série de suspense antológica de Rod Serling, que atuou como apresentador e escreveu mais de 80 episódios deste seriado original.

Esse clássico é tão fascinante que é muito difícil de escrever sobre ele. O resultado final consegue juntar o mais puro terror com a ficção científica, uma pitada de drama, comédia e apego à superstição. Serling foi o apresentador de todos os episódios e teve o prestígio de introduzir histórias que tiveram participações de atores como  Burt Reynolds, Roddy McDowell e Robert Redford.

Aliás, Black Mirror é uma versão contemporânea desta série, pois antes da ficção científica se resumir a galáxias distantes com criaturas misteriosas, esse gênero costumava a abordar analogias e metáforas sociais sobre o mundo em que vivemos.

Algumas das histórias de Além da Imaginação, inclusive, retratavam os maiores medos e ansiedades das pessoas. Ou vizinhos estranhos demais a ponto de serem suspeitos de forma sobrenatural. Ou simplesmente realidades ao redor que não agradavam em nada.

Essa série ganhou uma adaptação pela ótica de Jordan Peele em 2019, mas, apesar de ser ótima, acabou sendo cancelada após duas temporadas.

Mestres do Terror (2005-2007)

Título original: Masters of Horror

Disponível em: Darkflix

Em uma das melhores séries de terror, filmes de diretores famosos são apresentados nesta série antológica. Entre os nomes aclamados estão Dario Argento, John Carpenter, Larry Cohen, Don Coscarelli, Joe Dante, Mick Garris, Stuart Gordon, Tobe Hooper, John Landis, William Malone, Lucky McKee, John McNaughton e Takashi Miike.

Sobrenatural (2005-2020)

Título original: Supernatural

Disponível em: HBO Max e Prime Video

Essa série de terror é uma das mais populares dos últimos tempos. Sobrenatural acompanha a jornada sombria dos irmãos Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles) enquanto enfrentam os mais diversos tipos de demônios.

Depois de perderem a mãe para uma força sobrenatural, os irmãos foram criados pelo pai como soldados que rastreiam criaturas misteriosas e demoníacas. Memórias violentas e segredos que ameaçam suas vidas intensificam o fardo de Sam e Dean enquanto eles investigam tudo. 

Black Mirror (2011-atualmente)

Disponível em: Netflix

Cada episódio é independente (com pitadas de easter-eggs) desta série de suspense psicológico e aborda uma história bizarra relacionada à tecnologia, mostrando que nem sempre o seu avanço é benéfico. Então é basicamente uma versão contemporânea das histórias do renomado The Twilight Zone – que inclusive ambas as versões estão nessa lista. 

Além das histórias serem únicas, cada uma conta com seu próprio elenco, incluindo nomes como Bryce Dallas Howard, Daniel Kaluuya, Jodie Whittaker, Rory Kinnear, Jon Hamm, Anthony Mackie, Michaela Coel, Jesse Plemons e Alex Lawther.

Hannibal (2013-2015)

Disponível em: Prime Video

O talentoso especialista em perfis criminais Will Graham (Hugh Dancy) tem um modo de pensar único que lhe permite ter empatia por qualquer pessoa, inclusive psicopatas. Mas, ao ajudar o FBI a perseguir um assassino em série particularmente complexo, ele decide que precisaria de ajuda e contrata o brilhante e misterioso psiquiatra Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). 

Os dois formam uma parceria e parece que não há vilão que eles não possam descobrir juntos, mas Lecter guarda um segredo sombrio. Sua própria mente brilhante passou para o lado obscuro e ele tem mais em comum com os criminosos que eles caçam do que Will poderia imaginar.

Salem (2014-2017)

Disponível em: Star+

Nessa série de terror e suspense psicológico, a população de uma cidade paralisada pelo medo empenha-se em livrar-se do mal, a qualquer custo. Essa é a sombria e espantosa verdade atrás dos abomináveis julgamentos das bruxas de Salém no século 17.

Helix (2014-2015)

Disponível em: Claro Vídeo

Nessa série de suspense. os médicos. Alan Farragut (Billy Campbell) e Julia Walker (Kyra Zagorsky), cientistas que já foram casados e, em certa época, trabalharam para os Centros de Controle de Doenças, já presenciaram muitos surtos de doenças em suas carreiras, seja por conta própria ou com a agência. 

Os surtos parecem estar piorando a cada vez, fazendo com que eles enfrentem lutas de vida ou morte para conter os vírus com os quais se deparam. O combate às doenças geralmente leva os patologistas a locais remotos e isolados, mas o fracasso nas viagens pode impedir os esforços para conter os surtos e levar à aniquilação da humanidade.

The Strain: Noite Absoluta (2014-2017)

Título original: The Strain

Disponível em: Star

Na premissa desta série de terror, o Dr. Ephraim Goodweather (Corey Stoll), chefe do Projeto Canary do CDC em Nova York, é chamado para investigar quando um avião pousa com todos a bordo mortos. O que sua equipe descobre é um surto viral que tem semelhanças com uma antiga cepa de vampirismo. À medida que o vírus começa a se espalhar, Goodweather trabalha com sua equipe e um grupo de moradores da cidade para travar uma guerra que pode ter o destino da humanidade em suas mãos. 

Penny Dreadful (2014-2016)

Disponível em: AppleTV+ e Prime Video (EUA)

Penny Dreadful é definitivamente uma das melhores séries de terror já feitas – se não a melhor de todas. Muitas pessoas conhecem personagens clássicos e populares da literatura como o Dr. Frankenstein, o Dorian Gray e lobisomens. Essa série traz então esses e outras figuras a partir de uma nova perspectiva, explorando suas histórias de origem neste suspense psicológico que se passa nos becos mais escuros da Londres vitoriana. 

Na premissa inicial, Sir Malcolm Murray (Timothy Dalton) é um explorador que perdeu sua filha para as criaturas da cidade e fará o que for necessário para recuperá-la e corrigir os erros do passado. Sua cúmplice, a sedutora clarividente Vanessa Ives (Eva Green), recruta o charmoso americano Ethan Chandler (Josh Hartnett) para ajudar a localizar a filha de Sir Malcolm e matar alguns monstros.

Channel Zero (2016 – 2018)

Disponível em: Prime Video (EUA)

Channel Zero é uma série de terror antológica que foi uma grata surpresa ao ser lançada. Ela simplesmente adaptou diversas creepypastas que assombram a internet por aí por meio da premissa de um homem que retorna à cidade natal que deixou quando era criança, quando seu irmão foi uma das cinco crianças assassinadas em um caso que nunca foi resolvido.

 Velhas lembranças voltam à tona quando o filho de uma mãe desaparece depois de mencionar que ela estava assistindo a “Candle Cove”, um programa de marionetes infantil assustador que ele costumava assistir no canal de acesso público na década de 1980, na época do assassinato de seu irmão.

Dark (2017-2020)

Disponível em: Netflix

A série de suspense psicológico Dark é uma daquelas produções que divide o público entre extremidades. Alguns acham genial, outros detestam e não veem sentido algum. Independente das opiniões, essa pode ser considerada uma das melhores séries de suspense de todos os tempos ao ser levada em conta sua proposta, execução e desfecho. Ela teve começo, meio e fim sem que se deixasse levar pela onda do sucesso e virasse uma história interminável. 

A série alemã tem como premissa os mistérios sombrios que uma pequena cidade começa a apresentar assim que a segunda criança desaparece. Enquanto as famílias e amigos próximos começam a procura incessante, eles descobrem uma imensa bola de neve que envolve a origem dos laços familiares e a história conturbada que permeia a região.

Ghoul: Trama Demoníaca (2018)

Título original: Ghoul

Disponível em: Netflix

Em uma das melhores séries de terror, quando um novo prisioneiro chega a um centro de detenção militar apresentando um comportamento estranho, a jovem interrogadora Nida Rahim (Radhika Apte) procura investigar a verdade. 

Sua busca acaba se tornando uma batalha pela sobrevivência quando o prisioneiro, o líder da seita Ali Saeed (Mahesh Balraj), vira o jogo contra Nida e os outros interrogadores, expondo seus segredos mais sombrios. 

Requiem (2018)

Disponível em: Netflix

Na série de terror Requiem, Matilda Gray (Lydia Wilson), uma ambiciosa musicista e talentosa violoncelista, tem sua vida subitamente virada de cabeça para baixo quando sua mãe comete suicídio. 

Ao organizar os pertences de sua falecida mãe, Gray encontra uma caixa velha cheia de recortes de jornais sobre o desaparecimento de uma jovem de um pequeno vilarejo galês há mais de 20 anos. Com o melhor amigo Hal Fine (Joel Fry) ao seu lado, Gray viaja para o País de Gales para investigar se o caso da garota desaparecida e a morte de sua própria mãe estão de alguma forma relacionados. O que Gray descobre, no entanto, a leva a questionar sua própria identidade.

A Maldição da Residência Hill (2018)

Título original: The Haunting of Hill House

Disponível em: Netflix

Criada pelo brilhante Mike Flanagan, a série de terror A Maldição da Residência Hill é definitivamente uma das melhores já feitas. A história acompanha uma família com crianças que cresceram e viveram no que viria a se tornar a casa mal-assombrada mais famosa do país. 

Agora adultos, eles são forçados a se unir novamente em face de uma grande tragédia e devem finalmente confrontar os fantasmas de seu passado. Alguns desses fantasmas ainda estão à espreita em suas mentes, enquanto outros podem estar, na verdade, perseguindo as sombras da residência Hill. 

Into the Dark (2018-2021)

Disponível em: Prime Video (EUA)

Into the Dark é uma série de terror onde cada episódio é inspirado em uma data comemorativa – algo que, na época em que foi lançada, chamou atenção pelo conceito criativo. Então ela traz histórias envolvendo Halloween, Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados e muito mais.

Castle Rock (2018-2019)

Disponível em: Globoplay

A série de terror psicológico ambientada no multiverso de Stephen King mescla a escala mitológica e a narrativa íntima de personagens de suas obras, tecendo uma saga épica de escuridão e luz que se desenrola em alguns quilômetros quadrados de floresta do Maine.

The Terror (2018-2019)

Disponível em: Prime Video

Ambientada em 1847, The Terror acompanha uma expedição da Marinha Real em busca da Passagem do Noroeste que foi atacada por um misterioso predador que persegue os navios em um jogo tenso e desesperado de sobrevivência.

Além da Imaginação (2019-2020)

Título original: The Twilight Zone

Disponível em: Prime VideoPrime Video

Nessa releitura da série de suspense clássica de mesmo nome, Jordan Peele apresenta e narra histórias de ficção científica, fantasia e ocultismo, explorando as esperanças, os desesperos, os orgulhos e os preconceitos da humanidade de forma metafórica e com muito suspense psicológico.

Servant (2019 – 2023)

Disponível em: Apple TV+

A série de suspense de M. Night Shyamalan mostra o luto de um casal da Filadélfia depois que uma grande tragédia abala o seu casamento e permite que uma força misteriosa entre em suas vidas.

Kingdom (2019 – atualmente)

Disponível em: Netflix

Incrivelmente bem produzida, Kingdom, uma das melhores séries de terror tem como premissa a ressurreição de rei falecido e uma praga misteriosa que começa a se espalhar. O príncipe precisa enfrentar uma nova raça de inimigos para desvendar o esquema maligno e salvar seu povo.

Evil: Contatos Sobrenaturais (2019-atualmente)

Título original: Evil

Disponível em: Globoplay

Nessa série de terror, uma psicóloga forense cética se une a um padre em formação e a um especialista em tecnologia para investigar mistérios que envolvem a igreja católica. O grupo se aventura em casos de possessões demoníacas, espíritos e milagres.

Lovecraft Country (2020)

Disponível em: HBO Max

Ambientada na década de 1950, nos Estados Unidos, uma das melhores séries de terror acompanha Atticus (Jonathan Majors) que se junta a sua amiga Letitia (Jurnee Smollett) e seu tio George (Courtney B. Vance) em uma viagem em busca de seu pai desaparecido no sul do país sob forte segregação racial.

A Maldição da Mansão Bly (2020)

Título original: The Haunting of Bly Manor

Disponível em: Netflix

Depois do sucesso de A Maldição de Hill House, Mike Flanagan acerta em cheio mais uma vez com outra série de terror, A Maldição da Mansão Bly. A história é eletrizante e cativante, o elenco é excelente e o conjunto todo quase que implora por uma maratona. 

Aqui, sinceramente, o sobrenatural funciona para destacar medos e traumas que são mais humanos que qualquer outra coisa. Na história, a talentosa Victoria Pedretti interpreta Dani, uma jovem que começa a trabalhar em uma mansão como a babá de Flora (Amelie Bea Smith) e Miles (Benjamin Evan Ainsworth), duas crianças que são irmãos. Conforme o tempo passa, os dois começam a ter comportamentos estranhos. 

Nesse meio tempo, Hannah (T’Nia Miler), Owen (Rahul Kohli) e Jamie (Amelia Eve), os outros funcionários da casa, também possuem seus próprios segredos e mistérios para resolver.

Missa da Meia-Noite (2021)

Título original: Midnight Mass

Disponível em: Netflix

Uma das melhores séries de terror e suspense acompanha a chegada de um padre carismático que traz junto dele milagres, mistérios e a pregação de uma religião fervorosa em meio a uma cidade moribunda.

Shining Vale (2022-atualmente)

Disponível em: Star+

Nessa série de suspense, uma família disfuncional se muda da cidade natal para uma pequena depois que Patricia “Pat” Phelps (Courteney Cox) ironicamente se tornou famosa por escrever um romance atrevido de empoderamento feminino, é pega traindo o marido. 

Em uma tentativa de reconstruir a família, eles se mudam para uma casa onde ocorreram terríveis atrocidades. Ninguém parece suspeitar de nada de estranho, exceto Pat, que está convencida de que está deprimida ou possuída. Mas logo os demônios que assombram a nova casa da família começam a parecer muito mais reais e definitivamente acabam com a dúvida que pairava. 

All of Us Are Dead (2022-atualmente)

Título original: Ji-geum u-ri hak-gyo-neun

Disponível em: Netflix

Em uma das melhores séries de terror, uma epidemia mortal surge em uma escola. Encurralados, os alunos só tem uma opção: lutar com todas as forças para não virarem zumbis.

Origem (2022-atualmente)

Título original: From

Disponível em: Globoplay

Na trama desta série de terror, os residentes de uma misteriosa cidade que aprisiona todos que a adentram tentam escapar e precisam sobreviver às ameaças da floresta e criaturas terríveis que aparecem à noite.

Arquivo 81 (2022)

Título original: Archive 81

Disponível em: Netflix

Nessa série de terror, um arquivista é contratado para restaurar fitas de vídeo muito importantes que foram danificadas por fogo. Ele recupera o material aos poucos e percebe que há um mistério perturbador envolvendo a autora dos vídeos.

O Gabinete de Curiosidades de Guillermo Del Toro (2022 – atualmente)

Título original: Guillermo del Toro’s Cabinet of Curiosities

Disponível em: Netflix

Macabra e deslumbrante, essa coleção de terror que compõe a lista de melhores séries de terror e suspense conta com oito histórias arrepiantes e cheias de pesadelos grotescos.

Enxame (2023 – atualmente)

Título original: Swarm

Disponível em: Prime Video

Na série de terror Enxame, uma fã obcecada toma medidas drásticas e violentas pela sua artista pop predileta.

Veja também

Os 101 melhores filmes de terror de todos os tempos

As 107 melhores minisséries para maratonar de final de semana

Fontes: Rotten Tomatoes, IMDb e Rolling Stone (EUA)

Revisado por Glauco Vital em 15/12/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados