Conecte-se conosco

D-Link

Por que você deveria dar mais atenção às suas atualizações de firmware

Entenda como a atualização de software pode garantir mais segurança e funcionalidades para os seus dispositivos

Firmware, poucos entendem a importância desse termo que permeia todo e qualquer gadget da atualidade; presente em smartphones, tablets, câmeras digitais, TVs e até mesmo roteadores Wi-Fi, essa classe de softwares é quem garante que tudo funcione ou passe a funcionar depois de uma atualização. Mas afinal, qual é a importância de manter o firmware atualizado?

Se o objetivo desta publicação fosse meramente sintético, diríamos apenas que é de toda importância manter seu software atualizado. Porém, é igualmente relevante saber como e por que fazer isso, afinal, a prática pode requerer algum trabalho a depender do dispositivo a ser atualizado.

O que é um firmware?

Um firmware pode apresentar diferentes níveis de complexidade

Funcionando como um tipo bastante primitivo de sistema operacional, ou até mesmo como um complemento a ele, o firmware é quem dá as instruções para um bom funcionamento do hardware. Basicamente, é ele quem controla qual ação desencadeará uma reação correspondente, intermediando máquina e usuário.

Um bom exemplo de firmware mais complexo é o que controla as câmeras digitais modernas: mesmo hoje, não é comum esse tipo de aparelho contar com um sistema inteiro para suas operações –  mesmo porque suas funcionalidades costumam ser objetivas e dificilmente suportam a adição de aplicativos – por isso, muitas utilizam de firmwares mesmo que estes exijam um desenvolvimento acima da média.

Por que atualizar é tão importante?

Um roteador vulnerável pode expor todos os gadgets da sua casa

O firmware surgiu como uma alternativa mais simples aos sistemas operacionais e que mesmo assim possibilita revisões e atualizações, justamente por isso, não é seguro e nem mesmo aproveitável ter um aparelho com o firmware desatualizado.

Por estar presente nos mais recentes dispositivos de segurança, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e numa infinidade de outros produtos, falhas de firmware podem ser exploradas por hackers para invadir sistemas superiores. Em muitos dos casos, as atualizações visam não só preencher essas brechas como também adicionar recursos a um eletrônico mais antigo.

Sendo talvez o exemplo mais emblemático deste tipo de situação, manter o seu roteador livre de ameaças é o mesmo que garantir segurança cibernética para a sua casa: segundo as palavras do gerente de produto da D-Link, Rodrigo Paiva, a melhor forma de explorar o máximo das capacidades de um dispositivo é atualizá-lo sempre que possível.

E como realizar a troca do software?

A forma de atualização varia entre cada modelo de dispositivo

Esta é a pergunta mais difícil de ser respondida: justamente por causa de sua simplicidade, é muito raro que um mesmo firmware seja compartilhado entre vários modelos ou marcas de aparelhos – sendo assim, é ainda mais incomum que o método de atualização seja igual nestes casos.

A melhor forma de descobrir como atualizar o seu firmware é procurando informações com o fabricante do dispositivo em questão, só ele poderá te instruir de forma clara e segura sobre como concluir este processo.

Embora possa parecer uma tarefa muito difícil em alguns casos, grande parte dos aparelhos mais sofisticados – exatamente aqueles que merecem mais atenção – executam suas atualizações automaticamente com o auxilio de um computador e o software proprietário.

Agora que você já sabe como manter seus dispositivos seguros e em plena capacidade, lembre-se de ficar ligado aqui no Showmetech para maiores informações.

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de D-Link

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir