A novela do ICS para o Atrix 4G MB860

ICS ATRIX ATT - A novela do ICS para o Atrix 4G MB860
Em janeiro de 2011 a Motorola anunciava para o mundo que estava lançando no mercado o então mais potente e o melhor smartphone do mundo, o Atrix 4G MB860 que vinha equipado com o chipset Tegra 2 Dual Core 1 GHz Cortex A9 + GeForce ULP da Nvidia, memória de 1 GB LP-DDR2 RAM, memória interna de armazenamento de 16GB, tela de 4”, câmera de 5.0mp, webtop, etc...

ICS ATRIX ATT - A novela do ICS para o Atrix 4G MB860

Em  janeiro de 2011 a Motorola anunciava para o mundo que estava lançando no mercado o então mais potente e o melhor smartphone do mundo, o Atrix 4G MB860 que vinha equipado com o chipset Tegra 2 Dual Core 1 GHz  Cortex A9  + GeForce ULP da Nvidia, memória de 1 GB LP-DDR2 RAM, memória interna de armazenamento de 16GB, tela de 4”, câmera de 5.0mp, webtop, etc.

Na época, o smartphone usava o Android 2.2 Froyo porém logo foi atualizado para o Android 2.3 Gingerbread, uma verdadeira “máquina” para a época (e ainda hoje pode ser considerado um aparelho high-end). Em outubro de 2011 é lançado o Android 4.0 Ice Cream Sandwich (ICS) que, segundo Gable Cohen do Google, era “teoricamente” compatível com todo e qualquer aparelho Android produzido até esta data e que já utilizasse o Gingerbread.

Em janeiro de 2012 surgiram as primeiras ROMs customizadas com o Android ICS para o Atrix. Com muitos bugs, ROMs como a CyanogenMod 9 do Jokersax11 e do Tvrl, a AOKP do Léo (um brasileiro) que depois foi assumida pelo Th3Bill, a ParanoidAndroid (Th3Bill) e a MiUi (Th3Bill)  e tantas outras. Ainda no inicio do ano (2012) a Motorola lança em seu site uma tabela de atualização e lá constava que o Atrix seria atualizado no terceiro quadrimestre de 2012 para o ICS, enquanto isso, as ROMs customizadas continuaram a ser desenvolvidas.

No dia 9 de julho deste ano, foi lançado o Android 4.1 – Jelly Bean (JB). Dia 18 de julho, Emerson Pinter, desenvolvedor brasileiro de vulgo Epinter, lança a sua CyanogenMod 10 e com ela o desenvolvimento de ROMs customizadas baseadas no ICS foi imediatamente interrompido. As ROMs passaram a ter versões JB, incrivelmente muito mais estáveis que as ROMs baseadas na versão anterior do Android.

Quanto à Motorola, esta mantinha em seu site a posição do prazo de lançamento do ICS oficial para o Atrix, era tudo o que esperavam os desenvolvedores para ter uma ROM 100% estável, funcional e sem bugs. No fim do terceiro quatrimestre (setembro),  a Motorola declara que não irá mais atualizar o Atrix, que ele iria ser mantido no Android 2.3 Gingerbread. Um balde de água fria para desenvolvedores e usuários, que aguardavam esse update.

Entre os meses de setembro e outubro, um versão ainda com alguns bugs do Android Ice Cream Sandwich que vinha sendo desenvolvido pela AT&T (segundo alguns, com o suporte da Motorola – drivers/libs) surge  e novas ROMs baseadas neste “vazamento” surgiram. Depois desta, uma suposta ROM que foi atribuída a Motorola, mas não confirmada, também surge e as ROMs customizadas passaram a ficar mais estáveis e funcionais.

Atualmente, existem pelo menos quatro ROMs conhecidas baseadas nas ROMs vazadas (conhecidas como Leak) da AT&T e Motorola, além da CM10 do Epinter, que já conta com os drivers (libs) e portanto é a JB para o Atrix mais funcional no momento. Em breve teremos as ROMs do Th3Bill e outras também com estes drivers (libs) e fica a cargo do usuário escolher não a melhor, mas a que mais lhe agrada.

Veja as ROMs que estão sendo desenvolvidas baseadas no ICS 4.0.4 leak para o Motorola Atrix 4G MB860:

“Somebody’s” CM10 with “those libs”
Autor: desconhecido
Rom com versões quase diárias que tem como problemas ainda não resolvidos o funcionamento do fingerprint, o flash da câmera que não funciona e a bateria que está voando, mas são problemas que estão sendo resolvidos.
Thread extra também no XDA exclusiva para o report de bugs, divulgação de fixes e novas infos: https://goo.gl/iha2U

 

“That ROM” for Atrix
Autor: desconhecido
Rom com suporte ao Webtop cujos problemas estão sendo analisados e resolvidos.
Thread extra também no XDA exclusiva para o report de bugs, divulgação de fixes e novas infos: https://goo.gl/Ku0Ge

 

ICSROM – an AOSPish mod for Atrix  
Autor: desconhecido
Rom com suporte ao Webtop cujos problemas estão sendo analisados e resolvidos.
Thread extra também no XDA exclusiva para o report de bugs, divulgação de fixes e novas infos: https://goo.gl/MYgMS
Outra thread extra sobre esta ROM no XDAhttps://goo.gl/hTvCA

 

AtrICS ROM
Autor: desconhecido
Rom com suporte ao Webtop cujos problemas estão sendo analisados e resolvidos.
Esta ROM não possui ou não divulga nenhuma thread extra, sendo os bugs, mods, fixes e novas infos reportados e discutidos na thread oficial do XDA.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via