A Tempestade, peça de Shakespeare, será apresentada em Realidade Virtual

the under presents tempest
Uma versão reimaginada da última peça escrita por Shakespeare, A Tempestade, ganha apresentação em tempo real para usuários do Oculus Quest e do Oculus Rift
Anúncio
A Tempestade, peça de Shakespeare, será apresentada em Realidade Virtual

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, muitos negócios e empresas tiveram suas atividades atrapalhadas pela necessidade da imposição das novas regras de isolamento social, e um dos negócios mais afetados foram os teatros. Por isto, estes negócios estão tendo de encontrar formas criativas de se manter funcionando, e uma dessas formas tem sido a utilização da tecnologia de realidade virtual.

Um desses projetos é a parceira entre a Oculus (empresa pertencente ao Facebook e desenvolvedora do headset de realidade virtual Oculus Rift) e a Tender Claws (um estúdio de desenvolvimento de Los Angeles focado na criação de artes interativas), que se juntaram para criar The Under Presents: Tempest (The Under Apresenta: A Tempestade, em tradução Livre), uma nova experiência teatral interativa em realidade virtual baseado na peça A Tempestade (Tempest, no original em inglês), do dramaturgo e poeta William Shakespeare.

A ideia do projeto é permitir que as pessoas possam ter uma experiência parecida com a ida a um teatro mas sem precisar sair de casa, utilizando a tecnologia dos headsets de realidade virtual da Oculus para “borrar” os limites entre o real e o imaginário e promover uma experiência em que o espectador não é apenas alguém que assiste passivo ao que se desenrola no palco, mas se torna ele mesmo parte integrante da peça.

A realidade virtual de A Tempestade

realidade virtual tempest
Em Tempest, os espectadores são fantasmas sem rosto guiados por um ator no papel de Próspero (Imagem: Tender Claws)

Considerada por muitos críticos com a última peça escrita por Shakespeare, A Tempestade é uma história que se passa em uma ilha remota onde Próspero, duque de Milão que foi usurpado da posição por Antônio (o próprio irmão dele), usa de poderes mágicos para atrair o tal irmão junto com o Rei de Nápoles para a ilha, revelar a todos os presentes a real natureza de Antônio, e conseguir com casar Miranda (filha do protagonista Próspero) com o príncipe de Nápoles, garantindo assim o retorno da família às posições de poder.

Já em The Under Presents Tempest, os espectadores são apresentados a um Próspero que parte em uma jornada para tentar voltar à vida, e necessita da ajuda dos espectadores para ter sucesso nesta empreitada.

Neste projeto interativo, os espectadores são levados a entrar em um teatro abandonado (de maneira virtual, claro) onde encontram no palco o ator que está interpretando Próspero. Eles então assumem o papel de espíritos, que deverão ajudar Próspero em sua jornada, fazendo coisas como encontrar objetos ou guiar o ator para pedaços do cenário virtual.

Com exceção do ator de interpreta Próspero, nenhum dos presentes possui rostos ou pode se comunicar pela fala, sendo estes uma exclusividade do ator que está contando a história. A interação das pessoas com o ator é feita através de gestos, e há uma espécie de simbiose na performance, pois ao mesmo tempo que os espectadores são guiados pelo ator, eles também precisam fazer sua parte para que a narrativa avance.

realidade virtual tempest
Experiência criada pela Tender Claws borra as barreiras entre teatro e experiência interativa em realidade virtual (Imagem: Tender Claws)

Cada sessão em The Under Presents Tempest tem uma duração média de 40 minutos, e o que o diferencia de um simples jogo é o fato de que o ator que conduz a história não é uma gravação, mas uma pessoa real que está ali dividindo o espaço ao mesmo tempo junto com os espectadores. Assim como no teatro, os atores repetem o mesmo papel a cada dia, e isto ajuda a tornar cada sessão única até mesmo para aqueles que já participaram anteriormente da experiência.

Este tipo de apresentação imersiva não é exatamente uma novidade (em 2011, a companhia de teatro Punchdrunk já havia criado uma experiência parecida com Sleep No More), mas normalmente estas experiências ainda eram pensadas como apresentações especiais em um local físico, e a pandemia do novo coronavírus tem feito com que mais projetos deste tipo surjam de maneira virtual, aproveitando a tecnologia de realidade virtual para oferecer aos amantes de teatro o mesmo tipo de experiência sem a necessidade de aglomeração em um único local fechado.

The Under Presents Tempest acontece em sessões fechadas, cada uma com entre seis e oito participantes, que podem ocorrer de maneira simultânea dependendo da quantidade de ingressos vendidos (já que existem 11 atores e atrizes se revezando no papel de Próspero). As apresentações acontecem diariamente, começando nesta quinta-feira (9) até o fim de setembro. Ela é uma experiência exclusiva para usuários do Oculus Quest e do Oculus Rift, e os ingressos podem ser adquiridos na própria loja virtual destes produtos. Confira abaixo o trailer:

Fonte: Tender Claws

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter