Marketplace do magazine luiza

Ações do Magazine Luiza têm queda após prejuízo de R$ 135 mi no 2º trimestre

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Mesmo com divulgação de relatório que causou baixa nas ações do Magazine Luiza, empresa registrou números positivos com seu marketplace

Atuando como uma das maiores empresas de varejo do Brasil e dona de companhias como Netshoes, Zatinni e mais, os meses de abril, maio e junho de 2022 não foram nada favoráveis para o Magalu.

A divulgação de resultados do 2º trimestre de 2022 apresentou prejuízos, e fez com que as ações do Magazine Luiza sofressem queda de 7,6%, apesar da companhia ter tido bastante sucesso no campo de marketplace. As ações estavam sendo vendidas a R$ 3,04 durante a segunda sexta-feira de agosto de 2022.

Os especialistas de mercado até esperavam que os números fossem negativos, mas nada como os números divulgados sobre a empresa que vieram a público. Os próximos meses devem ser mais favoráveis para a empresa.

Causas de quedas nas ações do Magazine Luiza

Após ter um lucro de R$ 89 milhões no segundo trimestre de 2021, o Magazine Luiza registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 112 milhões, e o valor bruto é de R$ 135 milhões negativos. Em comparação, no mesmo período do ano passado, a empresa tinha apresentado lucro bruto de R$ 95,5 milhões, com lucro líquido ajustado de R$ 89 milhões. Os especialistas de mercado apontam o resultado negativo é fruto dos juros altos no mercado.

Magalu, influencer digital do magazine luiza que promove o marketplace e mais ideias da empresa
Empresa teve prejuízo de R$ 112 milhões (Foto: Reprodução/Internet)

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa durante o segundo trimestre de 2022 chegou a R$ 492,1 milhões, uma queda de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A margem Ebtida ajustada da empresa foi de 5,7%, alta de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado e 0,7 ponto frente ao primeiro trimestre deste ano.

Ações do magazine luiza em queda
Empresa teve problemas com juros durante o segundo trimestre de 2022 (Foto: Reprodução/Internet)

Roberto Bellissimo, diretor financeiro e de relações da empresa, ressalta que os problemas que geraram quedas das ações do Magazine Luiza são decorrentes do crescimento do marketplace, que gerou um maior crescimento de margem. Estratégias como repasse de inflação aos preços e aumentos nas vendas com juros também foram adotadas pela empresa.

Marketplace rendeu números positivos

A pandemia de COVID-19 mudou os hábitos de compras de muitas pessoas e as empresas que perceberam isso logo no início tiveram sucesso. A prova disso é que o marketplace do Magazine Luiza já conta com mais de 200 mil vendedores que trabalham realizando vendas todos os dias da semana. Esta plataforma representou 36% de todas as vendas feitas pela internet.

Ações do magazine luiza têm queda após prejuízo de r$ 135 mi no 2º trimestre. Mesmo com divulgação de relatório que causou baixa nas ações do magazine luiza, empresa registrou números positivos com seu marketplace
Vendas no marketplace aumentaram (Foto: Reprodução/Internet)

E isso também ajudou a empresa a conseguir se sobressair, já que 71,6% das vendas feitas durante o segundo trimestre de 2022 são decorrentes da plataforma online. As vendas que saíram do estoque próprio do Magazine Luiza tiveram uma leve queda de 6,8%, mas as compras feitas pelo marketplace subiram 22%. Estes são os demais dados:

  • Vendas do marketplace totalizaram R$ 3,6 bilhões no segundo trimestre de 2022;
  • Vendas totais do Magazine Luiza foram de R$ 14 bilhões no segundo trimestre de 2022;
  • Houve um ganho de 118 mil vendedores no marketplace no período de um ano;
  • De acordo com a Neotrust, houve uma queda de 0,3% na plataforma online de vendas.

O lucro bruto do Magazine Luiza teve um aumento de 6,3% no ano, chegando a R$ 2,4 bilhões.

2º semestre deve ter mais vendas

Se a empresa teve boas vendas no 2º trimestre de 2022 por conta de seu marketplace, isso deve ficar ainda maior com a chegada das datas especiais como Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal. O Magazine Luiza está consolidado no mercado de televisores e outros produtos. Como também é dono do Netshoes, o grupo deve lucrar bastante com a venda de artigos esportivos.

Pessoas torcendo pelo brasil em um bar durante um jogo da copa do mundo
Brasileiros devem gastar mais durante os meses finais de 2022 (Foto: Reprodução/Internet)

A queda na inflação é outro ponto positivo para as ações do Magazine Luiza: as mudanças em julho, apesar de ainda estar acima dos 10% durante um ano, devem ajudar os brasileiros a investirem mais em novos aparelhos para acompanhar as festas de final de ano e partidas do Brasil com novos aparelhos e itens.

Ações especiais para aumentar o lucro no marketplace foram adotadas e os resultados devem ser vistos nos próximos meses de 2022. Uma delas é que quem vende na plataforma até pode receber antecipadamente, mas é necessário realizar o pagamento de taxas que viram lucros para o Magazine Luiza. A companhia também vê categorias de moda e beleza como forte crescimento dentro de sua plataforma online e espera seguir com bons faturamentos em vendas.

Você acha que os números da Magazine Luiza serão positivos no final do ano? Diga pra gente nos comentários!

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Fontes: G1 l Info Money l Suno Notícias l Seu Dinheiro

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