Samsung capa

Adeus ao MicroSD? Samsung está desenvolvendo um novo tipo de armazenamento flash

Avatar of erico abdala
Samsung anuncia novo tipo de armazenamento flash de até 128 GB, que pode substituir o uso de cartões MicroSD…
Samsung-capa
A Samsung estuda a possibilidade de substitui o padrão MicroSD do armazenamento interno de seus dispositivos

A Samsung anunciou que está desenvolvendo um novo tipo de ferramenta de armazenamento flash de 128 GB para futuros smartphones intermediários (midle-end) e tablets. Com o anúncio, crescem as especulações que a fabricante sul-coreana estaria interessada em ter opções de armazenamento expansível diferentes do padrão atual, onde se utilizam cartões MicroSD para aumentar a capacidade de armazenamento interno.

O anúncio foi confirmado por uma declaração formal do vice-presidente sênior de Planejamento Memória de Produtos da Samsung, Jung-Bae Lee publicada no blog oficial da Samsung: “Com a implementação de nossas ações centradas no novo padrão NAND de 3-bit eMMC 5.0, esperamos assumir a liderança no segmento de de armazenamento móvel expansível de alta densidade.” declarou. 

Samsung_128gb_emmc

Até agora, telefones com armazenamento interno de 128 GB eram exclusividade dos modelos top de linha, como o caso do novo Samsung Galaxy S6, que usa o padrão eMMC 5.0 standard. Os novos mecanismos de memória que equiparão os dispositivos intermediários da Samsung deverão receber o upgrade dessa versão, o eMMC 5.1 NAND de 3 bits (de até 128 GB), que a fabricante alega ser mais rápida e eficiente que a anterior.

A versão eMMC 5.1 oferece velocidade de até 250 MB por segundo de leitura sequencial e 125 MB por segundo de gravação sequencial, resultando em 11.000 IO de leitura aleatória e 13.000 IO de gravação aleatória. Além disso, através do recurso Command Queueing (CQ), é possível lidar com grandes lotes de dados para leitura e gravação de uma forma mais eficiente, podendo até mesmo enfileirar as tarefas para o otimizar o processo. Nas versões anteriores ao eMMC 5.1, o sistema tinha que esperar o primeiro comando ser executado para então enviar o próximo.

Emmc-50-total-ip-solution-5-638

A Samsung também mencionou como a nova memória flash será capaz de realizar operações aleatórias de leitura e gravação até 10 vezes mais rápido do que um cartão microSD comum. Essa comparação sugere que a empresa planeja usar o novo armazenamento de 128 GB como substituto do cartão microSD em dispositivos intermediários, seguindo a tendência já adotada nos aparelhos top de linha.

Fonte: AndroidPit / Blog da Samsung.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados