Conecte-se conosco
homeopatia - Afinal de contas, homeopatia realmente funciona ou não?

Ciência e Tecnologia

Afinal de contas, homeopatia realmente funciona ou não?

Enquanto uns dizem que não, outros juram que a homeopatia é capaz de curar diversas doenças então, vamos entender o que se esconde por trás dessa polêmica.

Homeopatia é a mais popular e também a mais controversa medicina alternativa. Enquanto alguns argumentam contra ela, outros afirmam categoricamente sobre seu poder e efeitos de cura. Mas no meio de tanta polêmica, como a homeopatia realmente funciona? Como ela se tornou tão popular e será que existe algo que a medicina formal pode aprender com ela?

Cura ou charlatanismo?

Se você não conhece o canal Kurzgesagt no Youtube, aproveite e se inscreva em um dos melhores centros de aprendizado divertido e descomplicado de ciência que existe na Internet. O último vídeo do canal aproveitou o tema controverso da homeopatia para explorar a história desse tipo de medicina alternativa e desvendar se ela realmente tem algum benefício.

Primeiramente, é importante saber que a homeopatia segue dois princípios fundamentais: “Like cures like” e “Potencialização”. O primeiro diz respeito a utilizar os próprios elementos que causam os sintomas da doença (mas em doses menores). Já o segundo princípio significa dissolver os ingredientes homeopáticos em soluções de álcool, por exemplo, para potencializar seus efeitos de cura.

fitoterapia e homeopatia entenda as diferencas 750x410 - Afinal de contas, homeopatia realmente funciona ou não?

Junte essas duas ideias com o conceito de mexer a solução e utilizar altas concentrações de certos ingredientes e os homeopatas creem possuir uma cura definitiva para diversos males que pode ser utilizada via oral de forma muito simples. Mas como a ciência afirma, essa concepção não faz sentido, pois se fosse dessa forma os oceanos, por exemplo, seriam imensas “sopas homeopáticas” que poderiam curar qualquer doença.

Então como a homeopatia ficou famosa? Para isso é preciso entender que antes da existência da medicina moderna, por muito tempo curar alguém era um processo doloroso e lento que, muitas vezes, acabava deixando a pessoa mais doente ainda. Antes da invenção dos antibióticos e outros remédios de eficácia comprovada, a homeopatia surgiu como uma alternativa simples e sem dores para os pacientes.

Foi assim que a terapia homeopática do inventor alemão Samuel Hahnemann se tornou tão popular para o tratamento de doenças. O único porém é que ele havia criado uma lista extensa de privações que os pacientes precisavam ser submetidos para que seus remédios funcionassem (entre elas nada de carne, comidas apimentadas, trabalhos braçais, bichos de estimação, cochilos, etc). Felizmente nenhuma dessas regras é seguida pela homeopatia moderna.

homeopatia vidro globulo 0117 1400x800 - Afinal de contas, homeopatia realmente funciona ou não?

No entanto, os cientistas e especialistas são categóricos em afirmar que a homeopatia não possui nenhum efeito de cura. Você pode ter ouvido falar de alguém que superou uma grave doença utilizando esse tipo de medicina, ou mesmo que ela seja extremamente efetiva no tratamento de males e animais de estimação ou crianças. Porém, na maior parte dos casos em que pacientes se dizem curados por esses tipos de remédios, o que comprovadamente ocorre é o chamado “efeito placebo”.

A pessoa acredita que aquilo que está tomando de fato tem efeito benéfico sobre sua saúde e, com o poder da sugestão, seu sistema imune trabalha de forma mais eficaz, sendo capaz de reduzir os sintomas. Já foi comprovado que esse efeito pode até mesmo ser transferido, pois se um pai, por exemplo, tem muita confiança em um tratamento para seu filho, isso pode ajudar a criança a relaxar e aplacar os sintomas da doença.

Certamente o maior poder que a homeopatia tem no combate a doenças é tempo pois, quando se toma um remédio quando se está doente e começa a se sentir melhor, parece que isso, de fato, curou você, quando na verdade você iria se curar de qualquer forma. Além disso, mesmo oferecendo um método alternativo, a indústria homeopática é tão grande quanto a indústria farmacêutica.

Para se ter uma ideia, a homeopatia terá um lucro de até 17 bilhões de dólares até o ano de 2024. Sendo assim, é normal a preocupação de especialistas com o poder que a homeopatia possui, uma vez que ela pode se tornar uma inimiga da medicina tradicional, desmotivando pacientes a procurarem auxílio médico especializado ou até mesmo negligenciando a vacinação.

No entanto, existe um aspecto desenvolvido pela homeopatia que a medicina tradicional deveria adotar. Uma consulta com um médico homeopata leva horas e é muito pessoal. Esse atenção adicional e alta empatia que o médico mostra com seu paciente, muitas vezes contribui para seu bem-estar e na melhor recuperação de uma doença.

E essa característica mais “pessoal” da medicina homeopática parece estar em falta na medicina tradicional, uma vez que atualmente tudo gira em torno de um imenso sistema com o único propósito de ser eficiente e salvar o maior número de vidas possíveis no menor tempo hábil. É preciso se preocupar novamente com cada pessoa, analisar cada paciente com cuidado e mostrar como um tratamente que pode parecer longo e cansativo é sua melhor chance de recuperação.

Ficou curioso para entender mais sobre essa alternativa médica tão polêmica? Então confira o vídeo abaixo:

Continue lendo
Advertisement

Sou um amante de ciência, livros e games desde que ganhei meu primeiro videogame e pude ler meu primeiro livro completo. Também sou graduando em Ciência da Computação pela UFRGS e programador inveterado nas horas vagas.

Comentários
Subir