AirPods Max após desmanche faz fones da Sony e da Boss parecerem “brinquedos”

Airpods max após desmanche faz fones da sony e da boss parecerem "brinquedos". O site ifixit desmontou o airpods max e descobriu que pode ter o arco de cabeça substituído e possui ótima qualidade frente à concorrência
O site iFixit desmontou o AirPods Max e descobriu que pode ter o arco de cabeça substituído e possui ótima qualidade frente à concorrência

O site iFixit, conhecido por desmontar gadgets, publicou sua desmontagem AirPods Max, novos fones da Apple, com resultados surpreendentes: após vários AirPods que não ganharam nenhum ponto de possibilidade de reparo na mão do site, os AirPods Max receberam 6 pontos de 10 possíveis, se tornando, pela classificação do iFixit, o primeiro fone da gigante da tecnologia que pode ser reparado.

O que tem no AirPods Max

Airpods max completamente desmontado, mostrando todos seus componentes
Todos os componentes do AirPods Max

Como de costume, o iFixit fez uma desmontagem completa do AirPods Max, que é composto por:

  • 2 drivers dinâmicos de 40mm desenvolvidos pela Apple
  • 2 almofadas de ouvido com fixação magnética
  • 2 placas lógicas contendo chips Apple H1, acelerômetro, sensor inercial, microcontroladores diversos
  • 8 microfones para cancelamento ativo de ruído (ANC)
  • Bluetooth 5.0 com suporte para codec AAC
  • Case para transporte e cabo Lightning para USB-C para carregar a bateria

O que não vem na caixa: o adaptador de energia para carregar a bateria (que também já não vem mais nos iPhone 12 e Galaxy S21), além do cabo Lightning para P2 (3,5mm), para quem quiser ouvir áudio de um aparelho que não tenha Bluetooth.

AirPods Max e a possibilidade de reparo

Almofadas do airpods max
As almofadas do AirPods Max podem ser removidas facilmente por serem fixadas com imã

Uma razão para a pontuação tão alta foi que as almofadas para as orelhas se encaixam por meio de ímãs, tornando fácil sua troca quando elas se desgastarem muito. Os componentes internos do aparelho estão fixados por parafusos, e não por cola, o que os torna possíveis de serem removidos sem causar danos ao aparelho.

Airpods max
A maioria dos componentes internos do AirPods Max é fixada com o uso de parafuso, reduzindo a aplicação de cola

O iFixit elogiou em especial o mecanismo de separação dos fones do suporte para a cabeça, que pode ser desmontado com o uso de uma chave de remoção de cartão SIM, simplesmente. Segundo o site, é o mecanismo mais avançado e elaborado do acessório, e que torna a faixa de preço do aparelho mais aceitável. A troca do arco de cabeça pode ocorrer pelo desgaste, entretanto o suporte possui um sensor que pode identificar o tipo de arco de cabeça, sugerindo que há a possibilidade de substituição por outros modelos que podem ser vendidos como acessórios. Vale lembrar que a versão beta 2 do iOS 14.4 pode identificar o tipo de arco sendo utilizado no AirPods Max.

Mecanismo de remoção do arco de cabeça do airpods max
O arco de cabeça pode ser facilmente destacável utilizando uma chave de remoção de SIM card. Sua ponta tem um conector que se assemelha ao Lightning

A reparabilidade dos fones encontra resistência com o uso de algumas juntas coladas e alguns parafusos com formatos e tamanhos pouco comuns. Entretanto, as baterias do AirPods Max podem ser substituídas facilmente, sendo parafusadas e não contendo nenhuma ligação soldada.

Como parte da avaliação o iFixit também comparou a possibilidade de reparo de outros fones com características parecidas com o AirPods Max, como o Sony WH-1000XM4. No veredito final, eles ficaram parecendo “brinquedos” na comparação, tanto pela qualidade quanto pela possibilidade de reparos.

Os AirPods Max têm preço aproximado de R$6.899, e considerando o preço, é bom saber que eles tem possibilidade de reparo.

Fonte: iFixit, The Verge

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário