Alexa comemora 2 anos no brasil com playlist especial

Alexa comemora 2 anos no Brasil com playlist especial

Avatar of otávio queiroz
Assistente de voz completa esta semana dois anos da versão em português; no mundo, o serviço já está ativo há sete anos

A Alexa, assistente de voz da Amazon, completa nesta semana seu aniversário de dois anos no Brasil. Lançada oficialmente no dia 6 de novembro de 2019, a Inteligência trouxe consigo algumas possibilidades ainda pouco comuns no país, indo desde checar o tempo ou as horas sem usar as mãos até regular a iluminação de casa. Para celebrar a data, a empresa lançou uma playlist especial com as 100 músicas mais pedidas no país.

Por aqui, a inteligência artificial da Amazon representou uma verdadeira revolução entre os dispostivos domésticos. Atualmente, mais de 650 produtos são totalmente compatíveis ou possuem a tecnologia embutida, entre eles dispositivos fabricados por grandes marcas como Samsung, LG, Intelbras e Philips, tornando a automação residencial mais fácil e acessível.

Com uma infinidade de comandos e novas possibilidades, a execução de tarefas básicas do dia a dia se tornou ainda mais fácil. Entre elas está o simples acender e apagar de luzes, um dos comandos mais utilizados por brasileiros nos último 12 meses, com nada menos do que 320 milhões de ativações. Configurar alarmes e lembretes também estão entre os pedidos mais populares, ativado em mais de 26 milhões de interações. Aquela consulta rápida a previsão do tempo para programar o final de semana também está entre as mais utilizadas, solicitada mais de 34 milhões de vezes.

Acessibilidade para quem precisa

Alexa comemora 2 anos no brasil com playlist especial. Assistente de voz completa esta semana dois anos da versão em português; no mundo, o serviço já está ativo há sete anos
Prêmio Alexa de Acessibilidade permitiu 98 novas skills para a IA

Além de trazer uma maior comodidade para as pessoas, os assistentes de voz ganham um bom destaque na questão da acessibilidade. Com eles, usuários que possuem algum tipo de deficiência física ou visual podem se divertir e realizar tarefas do dia a dia somente com a voz.

Para estimular este mercado de voice apps voltados exclusivamente para esse tipo de público, a Amazon tem investido no desenvolvimento de aplicativos com essas funções. É o caso do Prêmio Alexa de Acessibilidade, que incentivou dezenas de desenvolvedores a criarem skills que pudessem ser ativadas apenas pela voz, sem a necessidade de um smart display.

Com a iniciativa, a Alexa ganhou 98 novas skills, como a vencedora “Memória Sonora”, que auxilia no desenvolvimento mental e cognição, e a segunda colocada “Onde eu guardo isso”, que ajuda as pessoas a se lembrarem onde guardarem seus objetos.

Automação residencial em alta

Automação residencial
Cerca de 300 mil residências possuem automação residencial

Conforto, economia e praticidade são algumas das vantagens de quem tem ou quer ter uma casa conectada. E essa realidade está cada dia mais presente na vida dos brasileiros. De acordo com dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), os dispositivos IoT (Internet das Coisas) para residências inteligentes entrarão em 53,9% dos lares nos EUA até 2023. Até 2015, o Brasil ocupava a sexta posição em mercado de automação e o estudo revelou uma grande tendência a subir de posição.

Atualmente, estima-se que cerca de 300 mil residências no Brasil já possuam equipamentos de automação residencial. Esse número deve ser ainda maior nos próximos anos, já que este setor apresentou um crescimento expressivo durante a pandemia.

Família cada vez maior

Echo show 8
A Alexa está presente em 12 dispositivos no Brasil

Hoje, a Alexa está presente em 12 dispositivos inteligentes da Amazon:

Posteriormente, ela chegará também junto com o novo Echo Show 15, que foi anunciado em setembro e ainda não tem data para ser lançado no Brasil.

Como falamos no início do texto, a Amazon preparou uma playlist especial para celebrar o aniversário de dois anos da Alexa em terras brasileiras. Para ativar a novidade, basta pedir para a assistente: “Alexa, toque sua playlist de aniversário”.

Veja também:

A Amazon apresentou diversos produtos para casa, saúde e dia a dia, com destaque para o Echo Show 15. Confira tudo o que foi anunciado pela empresa.

Fonte: The Verge.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados