AlterEgo: o wearable capaz de ouvir sua voz interior e executar tarefas

Captura de Tela 97 990x557 - AlterEgo: o wearable capaz de ouvir sua voz interior e executar tarefas
Se você acha incômodo ter que ditar em voz alta comandos para seu assistente pessoal, dá uma olhada no que o AlterEgo é capaz de fazer.

A gente nunca cansa de lhe surpreender com novas tecnologias. Desta vez, apresentaremos um wearable capaz de se comunicar com outros dispositivos e aplicações através do poder da mente. Saiba tudo sobre o AlterEgo:

AlterEgo promete ser “seu outro você”

Captura de Tela 89 - AlterEgo: o wearable capaz de ouvir sua voz interior e executar tarefas
AlterEgo permite realizar operações matemáticas com apenas a sua voz interior.

O nome AlterEgo realmente caiu como uma luva para o novo wearable desenvolvido pelo grupo MIT Fluid Interfaces. Isto porque, acima de tudo, não é necessário nenhum tipo de comando de voz externo para controlá-lo. Em outras palavras, tudo é feito através do pensamento.

AlterEgo é um vestível de circuito fechado e não-invasivo que permite que humanos conversem em linguagem natural de alta largura de banda com máquinas, assistentes de inteligência artificial, serviços e outras pessoas sem qualquer tipo de voz”, explica a equipe de desenvolvimento do MIT.

Vamos supor que você precise fazer um cálculo rápido, daqueles em que você não precisa realmente de uma calculadora, mas seria útil ter uma por perto. Com o AlterEgo, tudo o que precisaria fazer seria “imaginar” a tarefa sendo efetuada em sua mente e, num passe de mágica, o wearable te responderia através de uma saída auditiva que é conduzida via estrutura óssea.

Captura de Tela 98 - AlterEgo: o wearable capaz de ouvir sua voz interior e executar tarefas
Consultar as horas nunca foi tão fácil.

E isso significa que a resposta dada pelo vestível não é capaz de obstruir seus sentidos, o que é um detalhe bastante importante. Além disto, o AlterEgo não funciona através de leitura cerebral, já que tudo o que ele interpreta são vocalizações realizadas em nossa mente.

“O vestível captura sinais elétricos induzidos pelos súbitos, mas deliberados, movimentos causados por articuladores de discurso interno, ou seja, quando o usuário vocaliza internamente de maneira intencional”, explicam os desenvolvedores.

Assim, caso o usuário queira saber que horas são, por exemplo, tudo o que ele precisará fazer é falar algo como “horas” ou “que horas são?” em forma de pensamento e aguardar a resposta do AlterEgo.

Será esse o mais novo passo da humanidade?

Captura de Tela 81 - AlterEgo: o wearable capaz de ouvir sua voz interior e executar tarefas
Assistente de pesquisa Arnav Kapur navega em Smart TV utilizando o AlterEgo.

Com as casas ficando cada vez mais inteligentes, um wearable como o AlterEgo certamente seria muito útil para controlá-las. Sem sequer abrir a boca ou mover um músculo, seria possível se comunicar com uma assistente pessoal como a Alexa ou até mesmo fazer o trabalho dela você mesmo.

Isso sem mencionar as várias aplicações possíveis para esta tecnologia nos mais diversos setores da indústria. Afinal, com a mente humana ligada à internet, tudo se tornaria muito mais prático.

No entanto, vale lembrar que o dispositivo criado pela divisão do MIT não passa de um protótipo. Ou seja, tudo o que podemos fazer por enquanto é aguardar seu desenvolvimento e torcer para que ele seja disponibilizado no mercado algum dia.

E você, ficou empolgado com o AlterEgo? Nos fale abaixo se acha a proposta dele interessante para a sociedade. Ah, e, fique também com o vídeo de divulgação do wearable:

Fonte: MIT Media Lab.

Leia também

Conheça o Sensei, a Inteligência Artificial da Adobe

Captura de Tela 97 - AlterEgo: o wearable capaz de ouvir sua voz interior e executar tarefas

Receba Notícias por E-mail:

Share via