Logo da alexa

Amazon lança app para usar a Alexa no PC

Avatar of victor pacheco
Usuários de Windows já podem fazer uso completo da Alexa no PC. Aplicativo foi lançado com Modo Show, que permite experiência interativa

A Cortana, assistente de voz no Windows, ganhou uma concorrente de peso: a Amazon lançou hoje (25) um aplicativo que permite o download e uso da Alexa no PC de forma gratuita. Desta forma, não será necessário ter um aparelho Amazon Echo para fazer o uso da assistente pessoal na sua casa.

A empresa divulgou que, mesmo com o aplicativo estando sempre ativo para ouvir os comandos de voz, a Alexa no PC pode ser desativada por meio de um simples botão. Todas as conversas também pode ser apagadas pelo usuário, e o aplicativo pode ser desativado em momentos que nada deve ser ouvido.

Aplicativo da amazon que permite uso da alexa no pc
Assistente pessoal pode ser desativada para que você mantenha sua privacidade em dia (Foto: Microsoft Store l Reprodução)

A empresa espera que a chegada de sua assistente pessoal aos computadores com Windows ajude os usuários a terem uma melhor organização de seu dia a dia.

Os mesmos comandos que você fala para seu dispositivo Echo também podem ser dados para o aplicativo no PC, como ativar uma música, solicitar leitura de rotinas, alarmes e lembretes. O aplicativo está disponível em português e já pode ser baixado gratuitamente por meio da Microsoft Store.

As pessoas usam computadores todos os dias tanto para os negócios como para entretenimento, e com o aplicativo gratuito de Alexa para PC, poderão, com um simples comando de voz, usar os benefícios de Alexa, que vão desde os recursos básicos até as milhares de Skills.

Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager de Alexa na Amazon Brasil

É possível instalar o novo aplicativo em computadores com Windows 10 e Windows 11, que possuam ao menos 150 MB livres em seu armazenamento interno. Não foi informada a quantidade mínima de memória RAM para que a Alexa no PC funcione, mas a loja de aplicativos da própria Microsoft indica se sua máquina irá funcionar com o lançamento ou não. Basta rolar a tela e procurar pela seção Requisitos do sistema.

A inteligência artificial é de fácil uso para todos, mesmo para quem não é muito ligado em novas tecnologias: você só precisa conversar com Alexa. Com este novo aplicativo também ficou mais fácil para os clientes levarem Alexa para qualquer lugar, seja mudando de cômodos em suas casas, seja ao ir para o escritório ou a uma viagem.

Talita Bruzzi Taliberti, sobre a conveniência da Alexa no PC

Alexa no PC com Modo Show permite experiência interativa

Para a chegada da assistente pessoal no sistema operacional da Microsoft, a Amazon preparou o Modo Show, que permite a exibição de dados na tela do computador. É como se seu computador se tornasse um grande tablet interativo que pode ser controlado pelo mouse ou até mesmo por meio do toque na tela, caso tenha suporte para touchscreen — de forma semelhante à experiência com as telas inteligentes Echo Show.

Modo show presente no novo aplicativo da amazon
Modo Show permite que computadores entreguem experiência interativa (Foto: Microsoft Store l Reprodução)

Este modo pode ser ativado por meio de um simples clique no aplicativo que foi lançado hoje ou por meio do comando de voz “Alexa, ativar Modo Show”. A empresa anunciou que é possível acompanhar o passo a passo de receitas que você solicitou à assistente pessoal, checar calendário, previsão do tempo, ver a música que está tocando no momento e até mesmo dar comandos para ativar ou desativar outros dispositivos por meio de um simples clique na seção Casa Inteligente.

Uso da alexa no windows
Aparelhos conectados poderão ser controlados por computador com chegada da Alexa no PC (Foto: Microsoft Store l Reprodução)

A Amazon também oferece a seção Comunicar, onde é possível realizar videochamadas ou enviar mensagens para outras pessoas. Assim como no Echo Show, pode-se criar grupos que correspondem aos aparelhos de um cômodo para fazer um controle ainda mais preciso. Faça o download agora:

O que você achou do lançamento da Alexa para Windows? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira nosso review sobre o Echo Buds 2, fone de ouvido que também possui a Alexa integrada.

Fonte: Amazon

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados