Amazon lança novas vozes para a Alexa nos EUA

Amazon lança novas vozes para a alexa nos eua
Ziggy é a nova opção de voz com timbre masculino do assistente virtual da Amazon. O sistema ainda contará com vozes de celebridades

A Amazon lançou oficialmente novas vozes para a Alexa, a assistência virtual da empresa, incluindo uma opção de voz com timbre masculino. Intitulada de Ziggy, o novo nome de ativação poderá executar os mesmos comandos pré-existentes e já utilizados com os assistentes “Echo”, “Amazon” e o mais conhecido “Alexa”.

Com Ziggy, é possível programar e mixar vários comandos, além de programá-lo conforme foi conveniente para o usuário. Lá nos EUA, o sistema se mostrou eficiente e bem fácil de ser alterado da versão original. Basta acionar a Alexa com “Change your voice” (“Mude sua voz”, em tradução) e, com a nova atualização, a voz de Ziggy estará disponível. Ou ainda acessar as configurações do aplicativo para Android ou iOS e selecionar a opção “New” (“Nova”, em tradução).

Como ativar Ziggy

Amazon lança novas vozes para a alexa nos eua
Nos Estados Unidos, Ziggy já pode ser ativado nos aparelhos Echo. (Imagem: Amazon/Divulgação)

É possível também pedir para que a assistente selecione uma nova palavra de ativação a partir do comando “Change your wake word” (“Alterar sua palavra de ativação”, em tradução) ou, manualmente, acessar o aplicativo, abrir “Echo e Alexa“, depois “Settings” (“Configurações”, em tradução) e, por fim, fazer a alteração em “Wake word” (“Palavra de ativação”, em tradução). Dessa forma, o inédito timbre masculino pode ser usado em todos os dispositivos compatíveis. Segundo informações, essa mudança deve ser feita em cada sistema compatível com a Alexa para integrar todos os dispositivos, se for da escolha do usuário.

Essa é a primeira vez que a Amazon lança outra opção de voz com um nome masculino. Seus concorrentes, Apple e Google, já oferecem outras variações no timbre da voz do assistente virtual, embora ambas as empresas não se refiram a eles como “vozes masculinas”. O Google Assistente possui uma gama de opções que usam cores para identificar cada timbre disponível. Já Siri, da Apple, pode ter alterações entre “Voz 1” e “Voz 2”. Quando questionada sobre seu gênero, a própria Alexa diz que é apenas uma IA (Inteligência Artificial), embora seja muito comum nos referirmos ao sistema no feminino.

Vozes de celebridades na Alexa

Amazon echo
Aparelhos que comportam a Alexa, e agora, o Ziggy

Uma outra novidade é a inserção de vozes de celebridades que foram emprestadas para a assistência virtual. Grandes nomes como os atores Samuel L. Jackson e Melissa McCarthy, assim como o comentarista e ex-atleta Shaquille O’Neal, podem ser ativados no Amazon Echo para realizar ações específicas. Com eles, por exemplo, é possível obter respostas sobre o clima e acessar cronômetros com suas divertidas vozes. Por enquanto, as novas vozes do assistente virtual não estão disponíveis aqui no Brasil, mas espera-se que elas sejam lançadas logo em breve.

Veja também:

Acesse outros conteúdos similares no Showmetech. Saiba tudo sobre a tecnologia de imagem Dolby Vision, que traz cores mais vivas às telas compatíveis.

Fontes: The Verge | CNET

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário