AMD Advantage é a revolução dos notebooks gamers anunciada na COMPUTEX 2021

Notebooks amd advantage
O AMD Advantage é o novo selo da AMD, responsável por garantir a máxima qualidade e alto desempenho dos novos notebooks gamers

Há poucos anos, a Intel anunciou uma ambiciosa ideia cujo objetivo era revolucionar a produção de computadores — mais especificamente, a produção de notebooks ultraportáteis. Para tal, a empresa estabeleceu uma série de especificações que deveriam ser atendidas pelas fabricantes, de modo a potencializar o desempenho desses seletos dispositivos. Hoje, na COMPUTEX 2021, outra empresa adotou essa postura: assim surgiu o AMD Advantage, projeto similar da AMD, mas com foco no público que usa notebooks gamers.

Um dos vários pontos interessantes abordados pela marca é o de que o AMD Advantage — que, por sinal, é um nome simplificado, dado que a nomenclatura completa do projeto é AMD Advantage Design Framework Initiative ou, em tradução livre, algo como Iniciativa de Design Estrutural da AMD — terá tecnologias inteligentes exclusivas desenvolvidas pela marca que se comunicam entre si, proporcionando, por meio de GPU e CPU, uma maior performance para jogos.

Mas afinal, quais são os benefícios de um notebook AMD Advantage?

O selo AMD Advantage significa que as máquinas serão equipadas com componentes de última geração da AMD. Se você considerou somente processadores e placas de vídeo, errou; a empresa deixou claro na conferência que o selo engloba todas as tecnologias possíveis, como:

  • O próprio chassi do produto;
  • display de luxo com 144Hz de frequência e mais de 300 nits de brilho, baixa latência, tecnologia AMD Freesync Premium, responsável por estabilizar os quadros da imagem;
  • resposta super rápida por parte do SSD, com 3x mais velocidade por parte do NVMe (memória não-volátil, em tradução livre, que é uma parte do software que integra o SSD) — o que é uma melhora considerável para algo que já era bom;
  • temperaturas baixas mesmo nas maiores configurações, com menos de 40?°C, conforme dados da AMD;
  • bateria com duração maior que 10 horas;
  • taxa de pelo menos 100 quadros por segundo em resolução 1080p para os jogos mais modernos.

Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas não se preocupe, não é um sonho. A experiência dos notebooks gamers ficará ainda melhor com esse padrão de fabricação. A essa altura, você deve estar pensando que esquecemos das placas de vídeo e processadores, mas, como já diz o clichê, guardamos o melhor para o final.

Em conformidade com os outros anúncios da empresa feitos na COMPUTEX 2021, o selo AMD Advantage combinará as especificações acima com os componentes titânicos da última geração de hardware e software para portáteis da AMD: Radeon RX 6000M Series Mobile Graphics, AMD Ryzen 5000 Series Mobile Processors e o já consagrado AMD Radeon Software, tudo isso com aprimoramento inteligente para garantir a melhor performance de todas.

Disponibilidade

Strix g15 é o primeiro notebook com o selo amd advantage
O Strix G15, da ASUS, será o primeiro notebook do selo AMD Advantage. (Imagem: AMD & ASUS)

De nada adianta ter todas essas informações e ficar ansioso se não soubermos sobre a disponibilidade também, correto? Por enquanto, não tivemos datas precisas, valores ou mesmo locais de lançamento, mas tivemos, sim, a confirmação de que vários dos notebooks gamers equipados com o selo AMD Advantage serão disponibilizados já em 2021, sendo o primeiro deles já passível de ser encontrado nas primeiras semanas de junho em lojas como a famigerada Best Buy: é o ROG Strix G15/G17 AMD Advantage Edition, com GPU AMD Radeon RX 6800M, processador mobile Ryzen 5900HX e tecnologia smart, além de um display de 15 polegadas, taxa de atualização de 165Hz, tubulação de calor para resfriamento e mais.

Omen 16 será o segundo notebook pertencente ao selo amd advantage
Omen 16. (Imagem: AMD & HP)

Outro notebook (ou laptop, a depender da sua idade) que já teve sua versão confirmada para o selo da AMD é o HP Omen 16, que vem com especificações similares às do ROG Strix. No caso, o Omen 16 é equipado com GPU Radeon RX 6600M, processador mobile Ryzen 9 5900HX e tecnologia smart também. Outras características são o display de 16 polegadas, inacreditáveis 15 horas de duração da bateria e sistema de resfriamento próprio, chamado de Omen Tempest. Ainda segundo a AMD, outros notebooks de empresas como Microsoft e Lenovo também serão lançados com o selo ao longo do ano.

Para nós, brasileiros, resta esperar por anúncios mais oficiais. Para ler um resumão sobre tudo que foi falado pela AMD na COMPUTEX 2021, não deixe de ver a nossa cobertura oficial.

Veja mais

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário