Novo chip ryzen 6000

CES 2022: AMD Ryzen 6000 entregará 24h de bateria em notebooks

Avatar of victor pacheco
A empresa apresentou seu processador mais potente para notebooks já fabricado e mais novidades para o mercado de computadores de alta performance

Consolidada no mercado de processadores, hoje foi dia de conhecermos mais informações sobre o AMD Ryzen 6000, novo processador que estará disponível no mercado a partir de fevereiro deste ano. Mas as novidades não param por aqui. A companhia também apresentou uma nova placa de vídeo que será terá como principal foco, pessoas que possuem modelos mais antigos, por um preço que é bastante convidativo. A AMD Radeon RX 6500 XT estará disponível ainda em janeiro de 2022.

Mais novidades para o mercado de processadores incluem o AMD Ryzen 7 5800X3D, focado para computadores de mesa. A empresa também apresentou mais detalhes sobre a arquitetura que promete ser inovadora, mas a Zen4, que estará presente no AMD Ryzen 7000 ainda não possui uma data de lançamento confirmada. Veja os detalhes sobre cada um dos anúncios agora mesmo.

AMD Ryzen 6000

Definido por sua própria fabricante como “o processador com a melhor engenharia gráfica para um notebook” o AMD Ryzen 6000 abriu as novidades da empresa durante sua passagem pela CES 2022. Como você percebeu, o modelo é um SoC (System-On-Chip ou Sistema em um só chip), com diversos sistemas em um só processador. É possível ter diversos ganhos e o principal deles é que a fabricante garante que seu sistema de gerenciamento de energia conseguirá entregar 24 horas de bateria sem muito esforço.

Novo processador amd ryzen 6000
Novo processador AMD Ryzen 6000 será focado em entregar alta performance para notebooks (Foto: Showmetech)

Tal feito será alcançado porque a tecnologia presente no AMD Ryzen 6000 otimiza o uso de acordo com a atividade que está sendo executada, com a desenvolvedora compartilhando que o gasto de energia em navegação é 15% menor, com esta porcentagem também chegando a ser 30% em videochamadas e entregando uma produtividade 28% maior em relação à geração anterior.

Performance gráfica

Além disso, a AMD também ressaltou que os ganhos em performance gráfica serão significativos. A empresa comprova que de acordo com seus testes, será possível ter um ganho de performance até 1,3x mais rápido, com o dobro de performance gráfica sendo entregue. O AMD Ryzen 6000 também conseguirá atingir a velocidade de até 5Hz devido à sua arquitetura de 6 nanômetros. Temos uma evolução em relação ao Ryzen 3000 que foi lançado em 2019, uma vez que o modelo possui 7 nanômetros.

Dados do processador amd ryzen 6000
Velocidade gráfica garante que notebooks entreguem performance de computadores de mesa (Foto: Showmetech)

Outro ganho para quem deseja jogar ou simplesmente trabalhar com um processador como este fica por conta da arquitetura gráfica RDNA 2, que permitirá a renderização de vídeos 69% mais rápida e objetos 3D finalizados em um tempo 125% menor e ganho de 100% em jogos. Mais uma novidade para o processador fica por conta da tecnologia AMD FSR, tecnologia da empresa que permite alta taxa de quadros em jogos sem esforço.

Dados do processador amd ryzen 6000
Ganhos são visualizados em diversas atividades (Foto: Showmetech)

A tecnologia AMD FreeSync está mais do que confirmada neste novo processador. De fato, a empresa deseja bater de frente com empresas como a Apple e Intel e não está medindo esforços para que isso seja uma realidade.

Conectividade e disponibilidade

O AMD Ryzen 6000 conta com compatibilidade para portas USB 4, que permite a transferência de 40 GBs por segundos. Além disso, o modelo pode facilmente conversar com portas PCI-E GEN 4 e memórias RAM dos modelos DDR5 e LPDDR5. O processador da AMD também dispõe de uma antena WI-FI 6E e Bluetooth 5.2.

Conectividade do do processador amd ryzen 6000
Novo processador possui compatibilidade com principais redes e portas do mercado. (Foto: Showmetech)

A AMD ressaltou que seu novo processador é focado apenas para notebooks. Entre as empresas que já fecharam parcerias com a AMD para colocar produtos no mercado com o AMD Ryzen 6000, temos a Lenovo, que apresentou o Thinkpad Z durante o evento de anúncios. Outras companhias como Acer, Asus, Dell, HP e Razer também devem colocar modelos no mercado a partir de fevereiro deste ano, quando o processador estará pronto para chegar ao mercado.

Radeon RX 6500 XT

Como uma nova placa de vídeo que também está sendo exibida na CES 2022, a AMD Radeon RX 6500 XT chega ao mercado custando “apenas” US$ 199 (cerca de R$ 1.131 em conversão direta e sem impostos). O lançamento é focado para pessoas que possuem um modelo de placa de vídeo mais antiga e desejam fazer um upgrade que entregará mais performance. A arquitetura é de 6 nanômetros e promessa é de que esta seja uma opção completiva no mercado de intermediários e produtos que oferecem custo-benefício.

Placa de vídeo rx 6500 xt
Nova placa de vídeo possui baixo preço e é voltada para pessoas que possuem modelos mais antigos (Foto: Showmetech)

Durante o evento de apresentação, a AMD usou os resultados de performance gráfica de sua RX 570 e a GTX 1650, fabricada pela NVIDIA. A empresa garante que é possível ter um ganho de 59% em relação aos dois modelos. Completamente voltada para donos de computadores de mesa, o baixo valor se dá justamente por ser um produto intermediário, com o cliente fazendo a compra para em seguida, passar a comprar outros placas de vídeo mais avançadas.

Placa de vídeo rx 6500 xt
Preço é convidativo e deve chamar atenção (Foto: Showmetech)

Disponível a partir de 19 de janeiro de 2022 e também estando exposta na CES 2022, ainda não há uma previsão ou preço em Real do modelo, mas esperamos que a Radeon RX 65000 XT chegue às terras tupiniquins apenas por meio de importação independente.

Ryzen 7 5800X3D

Falando sobre mais um processador, o Ryzen 5800X3D será o primeiro processador da AMD que contará com a tecnologia 3D V-cache inteligente, focada em “empilhar” os arquivos salvos para uma maior performance gráfica. O modelo consegue entregar ganhos de 15% em relação ao processador Ryzen 9 5900X em jogos em 1080p.

Detalhes do ryzen 7 5800x3d
Alta resolução será principal foco de novo processador. (Foto: Showmetch)

A tecnologia em si não é recente quanto imaginamos e durante a CES do ano passado, a AMD chegou a dar uma prévia sobre como seria possível entregar uma maior performance gráfica em modelos de processadores que não são considerados topo de linha. Neste processador, a memória é integrada ao invés de ser dedicada. Mas isso está longe de ser ruim, já que permite que a empresa coloque modelos que custam menos para serem produzidos e claro, podem ser vendidos por um preço menor.

Se espera que veremos os primeiros processadores Ryzen 5800X3D entre março e junho deste ano, durante a primavera dos EUA. Não foram divulgados muitos detalhes, mas é quase certo de que algumas fabricantes de PCs já devem estar conversando com a AMD para colocar modelos no mercado com esta opção.

AMD Radeon RX 6000S Series

Quase no final da apresentação da AMD para a CES 2022, a empresa também apresentou seu novo chip gráfico que conta com 8 novas GPUs para que você aproveite os jogos e trabalhe com a maior qualidade possível. Focada para desktops, a empresa garante um ganho de 14% em memórias e clocks que serão 7% mais rápidos. Com o conceito de terem sido desenvolvidos para entregar visuais premium que também foi desenvolvido para jogos e entrega a performance ampliada da empresa para 2022, os modelos devem balançar o mercado neste ano.

Novas gpus da amd para a ces 2022
Novas GPUs da AMD para a CES 2022 serão focadas para notebooks ultrafinos e que apresentam maior performance (Foto: Showmetch)

A fabricante espera que facilmente, todos os jogos ultrapassem a marca de 100 fps sem muito esforço. Os lançamentos foram divididos em dois mercados. Para notebooks gamers ultrafinos, a AMD anunciou a RX 6800S, RX 6700S e RX 6600S. Já para modelos que possuem um maior desempenho, temos a RX 6850M XT (anunciada como GPU móvel mais poderosa do mercado) e as RX 6650M e 6650M XT, e as RX 6500M e RX 6300M.

AMD Ryzen 7000 com arquitetura Zen4 Raphael

Ainda sendo um conceito que deve ter mais detalhes revelados durante a segunda metade de 2022, este processador da AMD possuirá litografia de 5 nanômetros e deve chamar a atenção de concorrentes que estão tentando atingir isso com maestria há um tempo considerável. Outro destaque fica por conta do soquete AM5 Land Grid Array (LGA), que dispensa o uso de pinos para que o modelo seja encaixado em um computador. O suporte para memórias DDR5 e PCIe 5.0 também está confirmado.

Processador ryzen 7000 com zen4
Processador Ryzen 7000 terá arquitetura ZEN 4 Raphael com 5 nanômetros. (Foto: Showmetech)

Não há uma data certa ou divulgação de empresas que estão trabalhando juntamente com a AMD para que esta nova plataforma de processadores seja colocada no mercado o quanto antes, mas saberemos mais sobre todos os avanços a partir de junho deste ano. A empresa está animada e ressalta que os ganhos em performance gráfica serão impressionantes.

O que achou de todas as novidades da AMD durante a CES 2022? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Em 2021, a AMD viu sua receita crescer 99%, confira todos os ganhos registrados até o último mês de julho:

Fonte: AMD

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados