Análise: Asus Fonepad

Análise: Asus Fonepad
Durante 7 dias usamos o Asus FonePad como smartphone. Confira a Análise.

fonepad 04

Antes de qualquer coisa é preciso esclarecer um ponto importante sobre o Asus Fonepad: Ele NÃO é um smartphone; é um tablet! Mesmo que seja possível utilizar o aparelho para fazer ligações!

Quando comprei o Fonepad já tinha em mente esta questão do celular ou tablet. Foi aí que me propus a fazer um teste prático e deixei meu Samsung Galaxy S3 na gaveta por uma semana. Em 7 dias, o Fonepad me responderia sua verdadeira vocação.

Descreverei a experiência a seguir.

A Asus parecia dar pistas sobre a real função do equipamento desde o início.

Ao abrir a caixa, temos um folheto com orientações básicas sobre o equipamento, o carregador, cabo micro USB e o aparelho. Nada de fone de ouvido ou qualquer outro acessório.

fonepad 03

E aí voltamos à questão inicial: como fazer ligações em um aparelho com tela de 7 polegadas? Inviável.

Tenho mãos grandes, mesmo assim, manuseá-lo como smartphone é uma tarefa ingrata. O fato do aparelho não ser vendido com um simples fone de ouvido reforça a vocação para  navegação e leitura. De qualquer forma, é possível usá-lo para fazer e receber ligações.

Tentei fazer algumas chamadas diretamente no aparelho. Sem segredos, o discador, agenda… tudo está lá. O problema é segurar na orelha. Admito que me senti um pouco ridículo com a cena.

Ressuscitei um headset bluetooth e pronto. Meu Fonepad estava “preparado”.

Apesar da dificuldade para usar o aparelho como telefone, a Asus caprichou no modelo. Com uma construção leve e eficiente em plástico metalizado na traseira e moldura preta na parte da frente, a carcaça do Fonepad passa uma sensação de segurança e bom acabamento.

A tampa traseira na parte superior revela as entradas para cartão microSIM e o microSD (até 32 GB). Ponto para a Asus. O único ponto negativo aqui é a dificuldade para remover a tampa superior.

fonepad 01

Na parte inferior, temos a entrada microUSB e P2 para fones de ouvido. Nada de HDMI.
O Fonepad mede 19,5 por 12 por 1,1 cm e pesa 316 g. É um bom peso para suas dimensões.

As especificações técnicas do aparelho são:

– Processador Intel Atom Z2420 de 1.2 GHZ
– Memória Interna de 16 GB
– GPU PowerVR SGX540
– WiFi 802.11b/g/n
– 1 GB de RAM
– Câmeras: frontal de 1.2 Mp e traseira de 3.15 Mp (Autofocus, touch focus sem estabilização)
– Bluetooth 3.0
– Suporta GPRS, EDGE, HSDPA, UMTS, HSUPA, HSPA
– Bateria LiPo de 4270 Mah com autonomia de 1950 minutos para conversação e 751 horas em standby
– Tela IPS LCD com resolução de 1280 x 800 pixels (densidade de 216 ppi)
– A-GPS/GLONASS
– Sensor de proximidade, acelerômetro e bússola

O Fonepad veio com a versão 4.1 do Android e as customizações de praxe da Asus com alguns aplicativos pré-instalados.

O desempenho é bastante satisfatório para tarefas cotidianas como navegar pela Internet, ver vídeos no Youtube ou para leitura de revistas ou HQs (minha principal utilização). Percebi alguma lentidão apenas em páginas com muitos elementos gráficos, mas admito algum preciosismo de minha parte nesse ponto. O desempenho geral é muito bom.

Para games a conclusão é a mesma: os mais simples são executados sem problemas, já os mais pesados vão apresentar dificuldades.

Os textos do WhatsApp, SMS e emails eram facilmente digitados na posição paisagem utilizando os dedões. Mais um ponto para a Asus com seu teclado estilo “Swiftkey” bem esperto.

Algo que chamou minha atenção foi o brilho da tela. Apesar das especificações dela não serem as mais parrudas do mercado, o brilho  é muito bom, permitindo sua boa visualização mesmo em ambientes muito iluminados. Existem ainda opções de ajustes com o app ASUS Splendid que ajuda a aperfeiçoar a configuração.

Aliás, voltando a falar em apps da Asus: dicionários, webstorage, anotações, edição de imagem e equalizador de áudio vem pré-instalados. Particularmente prefiro fazer minhas próprias escolhas. Usuários mais experientes podem liberar o acesso root (por sua conta e risco), remover esses apps e utilizar os que desejarem.

De maneira geral o equipamento atende muito bem quem procura um modelo de entrada, com desempenho satisfatório e preço acessível, mas que fique claro: é um tablet, não é um smartphone!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

15 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Risco desnecessário fazer root para desinstalar dicionários, webstorage, anotações, edição de imagem e equalizador de áudio nativos. Os apps da Asus têm qualidade e não impedem a instalação de novos apps com as mesmas funções. Fora essa estranha dica, review sucinto e correto.

    • Na verdade Sérgio, eu quis apenas citar a possibilidade de se executar o procedimento. Inclusive deixei claro o “por sua conta e risco”.
      mas agradeço muito o seu feedback!

      Forte abraço!

  • Eu comprei um e utilizo muito ele ppte os aplicativos que me ajudam em meu trabalho. Confesso que nao me agrada utiliza-lo como FONE, e por isso nao utilizo essa funcao. O problema é a navegação/internet. No Wi-Fi e chip da TIM funciona bem. Só ativar o Wi-Fi ou Rede de dados e sem segredo. A questão é quando utilizo chip da VIVO. Não consigo configura-lo para rede.. nem MMS recebe. A Vivo nao tem o fonepad no registro deles e alegam que nao tem como configura-lo pois não é homologado pela Vivo. Alguém sabe como configurar MMS e rede de dados para recebimento de fotomensagem e navegacao? – ah, o chip funciona bem no xperia sem ajuste de configuracao nenhuma, só para constar. Preciso de ajuda. Grato.

  • Eu estou querendo comprar, mas quero realmente a função de Tablet o que me chamou atenção nele foi o fato de poder usar um chip de operadora celular e assim não ficar refem de internet por wi-fi. Mas fiquei preocupada com a opinião do Alexander pois havia pensado em usar um chip vivo, pois não gosto da internet da TIM. Alguém mais teve dificuldade em usar a internet com chip da VIVO?

  • Olá Rafael,
    Estou fazendo uma pesquisa de preço sobre tablet 3G e achei bastante interessante o tablet da asus. Ocorre que, gostaria de utilizar o tablet também como roteador para outros aparelhos (notebook, celular), mas esta função não aparece na descrição do produto. Você poderia me informar algo a respeito?
    Obrigado.

    • Preciso da sua ajuda com o tablet, acabei de adquirir o tablet e a questão é como faço para ligá-lo esta carregando à horas e aperto o botão on e nada não aparece exatamente nada????????????????????

  • Ola, eu acabei de comprar um desse, porém não acho nenhum fone q funcione direito nele. Testei fones originais (Nokia), e fones falsos e nenhum reconhece. Será q é problema no aparelho ou há slgum fone específico????

  • Bom não sei se vc poderá me ajudar, ganhei um asus, e gostei da função fone, porem estou em uma luta desde a manhã de hoje, pois coloquei o micro sim da vivo e ele não esta reconhecendo, não faz nada, nem mostra que tem um chip, aparece que esta sem o chip. Pergunta. É normal este ponto de interrogação quando ele esta com chip, mesmo sem funcionalidade ou é problema com o tablet? E caso eu utilize um chip de outra operadora como claro ou oi, ele pode correr este mesmo risco? O que devo fazer? Pois o que mais preocupa é ele ficar com a ?? mesmo com o chip instalado corretamente. Diga-se de passagem que ate agora só usei o da vivo. Grato

  • bom dia
    comprei tablet asus e nao to conseguindo tirar som quandio estou esvrevendo mensagens cada vez que toco eum tecla fica aquele barulho chato me ajudem por favor

Assine nossa Newsletter