Análise de ROM: 30 dias de CyanogenMOD

cyanogenmod - Análise de ROM: 30 dias de CyanogenMOD
Veja a experiência completa de um usuário que trocou o sistema operacional original do smartphone por uma ROM customizada. Quem sabe você muda a sua também, não é?

cyanogenmod - Análise de ROM: 30 dias de CyanogenMOD

Nunca fui fã de ROMs customizadas. Puro preconceito, eu admito. Uma ideia de certa forma infundada de que esse tipo de coisa cheira à gambiarra. Carrego esse pensamento arcaico desde meu velho Xperia X10 Mini Pro da Sony. E o coitadinho sofria com uma ROM Stock (original).

Permaneci fiel a esse pensamento por um ano de Xperia e mais um ano de Samsung Galaxy SII (um ano é o ciclo de vida mínimo que me obrigo a permanecer com meus smartphones). O problema é que, ao entrar na família Galaxy, a Samsung trouxe um agravante: o famigerado TouchWiz, interface do usuário instalada nos smartphones da marca, que eu vim a odiar!

Não é para mais: não conheço nenhum usuário intermediário ou avançado que goste da interface nativa da Samsung. Só quem gosta parece quem não sabe o que é o TouchWiz, ou não conhece outras alternativas. Dando de ombros para as críticas, a fabricante sul-coreana parece disposta a apostar na sua criação e já a incluiu no seu mais recente lançamento high-end, o Galaxy S4.

Só que o TouchWiz é ruim (opinião absolutamente pessoal). Ele tira do aparelho algumas das coisas mais legais do sistema operacional do robozinho verde. A interface não flui com a elegância esperada, os contatos são feios, as mensagens também. Além disso, a ROM stock da Samsung vem carregada de bloatwares dos mais variados tipos, e a grande tela não é aproveitada pela resolução utilizada.

Galaxy s3 - Análise de ROM: 30 dias de CyanogenMOD

Completados 8 meses com meu Galaxy S3, o tédio bateu. Por mais que eu mexesse (Titanium Backup) em absolutamente TUDO na ROM original, ela ainda era stock e carregava todos os problemas citados. Nesse tempo, eu cheguei a instalar algumas vezes a famosa ROM CyanogenMod no meu S3. Mas qualquer coisa de diferente que acontecia no SO eu já culpava a ROM e ela era sumariamente banida. Ou seja, nunca fiz um teste de verdade.

Foi então que vi a empolgação de um amigo, antigo proprietário de iPhone, com seu Galaxy S3 rodando CyanogemMod 10.1.

No dia 10 de Abril de 2013 resolvi dar mais uma chance pra CyanogenMod e fazer um teste de verdade com a ROM. Me propus a usá-la por um mês inteiro, independente do que acontecesse. Também propus resolver qualquer questão ou problema que surgisse e instalar nela todos os apps que utilizava na stock. Ou seja, era uma experiência de uso real, desconsiderando as primeiras impressões (equivocadas ou não) que eu poderia vir a ter. Achei que 30 dias seria um tempo bom pra não fazer nenhum julgamento injusto.

Pois bem, a primeira coisa que chamou atenção na instalação da CyanogenMod foi seu tamanho. Enquanto a ROM stock mais recente disponibilizada para o S3 tinha 808,7 MB, a CyanogenMod 10.1, baseada no Android 4.2.2  do dia 15 de maio tem 166,30 MB. Considerando maisLevando em conta mais 90 MB dos aplicativos do Google (alguém com o Android vive sem?), dá pra dizer que a ROM Stock tem pelo menos 552 MB de apps que você poderia escolher NÃO ter em seu aparelho.

Se você quiser testar por conta própria a ROM CyanogenMOD 10.1 no seu Galaxy S3, recomendamos este tutorial.

Então, com a ROM instalada no aparelho, conta do Google configurada, aplicativos instalados, passei a alterar algumas coisas nativas da CM: mudei o launcher, player de música, exclui editor de vídeo. Sendo assim, fui então para o uso propriamente dito. O que se percebe logo de cara é a VELOCIDADE. O Galaxy S3 ficou muito, muito rápido!

Passados 30 dias, o que posso dizer? A ROM é absolutamente estável. Não tive nenhum “force close”. Outro ponto que merece atenção é o consumo de bateria. Na ROM Stock, tirava o aparelho do carregador a partir das 6:30 da manhã. Quando o relógio batia 12:30, tinha consumido aproximadamente 60% da carga. Com a CM esse consumo caiu para mais ou menos 40%, mantendo absolutamente o mesmo ritmo de uso do aparelho.

A experiência de uso é absolutamente nova. O visual nativo do Android é infinitamente superior ao TouchWiz (ok, este é um comentário totalmente pessoal, então há quem discorde). Mas a maior fluidez na transição de telas e na abertura de aplicativos é notável.

Claro que nem tudo são flores. Percebi uma diferença negativa na qualidade das fotos. Nada que vá comprometer o J.R. Duran que existe em você, mas é algo a ser comentado. O rádio AM/FM também não existe mais. Para ele, o TuneIn Radio é o substituto perfeito.

Outra consideração a ser feita são as atualizações. Elas são disponibilizadas pelo desenvolvedor da ROM quase que diariamente. Em geral são pequenas correções para aspectos imperceptíveis ao usuário final. Para que o usuário não enjoe com atualizações diárias do aparelho, recomendo manter uma periodicidade semanal ou mensal de atualizações.

De resto, apenas quem faz questão das feature “Samsung” da ROM stock não vai gostar da CM. Recursos como manter a tela acesa com a ajuda da câmera frontal, dois aplicativos dividindo a mesma tela e os novos modos de fotografia da câmera não estão presentes.

O veredito final:

A possibilidade de utilizar uma custom ROM é uma das grandes sacadas do Android sobre a concorrência, que merece ser explorada. Com a CyanogenMod o ganho que tive em performance, bateria e fluidez supera em muito os aspectos negativos como a pequena degradação da qualidade das fotos.

E para encerrar, pesquisando pela internet é possível encontrar uma infinidade de outras custom ROMs, cada uma com suas características e disponíveis para uma infinidade de aparelhos. A CyangenMod é apenas uma das opções do catálogo.

Se você tem um aparelho com Android, não espere o tempo que eu esperei para experimentar. Vale a pena!

cyanogenmod - Análise de ROM: 30 dias de CyanogenMOD

80 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • Leonardo…

      A versão do S4 AOSP deixou todo mundo ligado no robozinho com a mesma sensação que vc.
      Foi uma iniciativa acertadíssima. Espero que se repita!

  • +1

    Otima artigo Rafa, pois apesar de tratar de um assunto extremamente tecnico, foi com grande maestria e desenvoltura que apresentou a nos, reles usuarios, pontos positivos e negativos em relacao ao assunto.

    Parabens
    Keep rocking!

  • Concordo plenamente contigo. Instalei no meu Samsung Galaxy Tab 7 e não me arrependo. Ganhou uma nova vida e agora está muito mais prazeroso de se utilizar.

  • sou usuario Blackberry (nao me sinto mais envergonhado quando as pessoas olham meu aparelho e dizem nossa seu celular tem teclado) a nova geracao nunca viu algo tao precario… sempre fui curioso e a favor do uso de sistemas customizados, que me tragam algum beneficio, quando usava Iphone sempre fiz o jailbreak, apos ler o artigo me senti motivado para realizar um teste por conta propia e arriscar a compra do S4 e executar o procedimento citado. O que eu percebia no Iphone e que o usuario precisava ter um bom nivel tecnico, se nao ele nao conseguia realizar JailBreak e acabava dizendo que era ruim e que nao funcionava.. vamos ver como me saio com S4.

    • Cauhe, há indícios que para o S4 a Samsung libere uma segunda ROM totalmente baseada na nativa do Android. Portanto, se confirmada, será o melhor dos dois mundos: todos os apps da samsung (sem touchwiz) mais todos os ganhos da ROM original.

      • Não é um rumor, o Google irá vender uma versão do S4 com Android AOSP. Não terá nenhum aplicativo da Samsung, nenhum extra, será totalmente Android, como um Nexus.

        TouchWiz não é apenas o launcher da Samsung, é o conjunto de modificações no sistema, framework, tudo que é necessário para os recursos extras. Ou seja, não tem como “tirar o TouchWiz” e manter os recursos extras da Samsung.

  • Minha opinião sobre meu Galaxy Tab 2 mudou no dia que um amigo botou o CyanogemMod nele: o que antes era um aparelho que eu “com certeza” iria vender, agora é um aparelho que não me vejo sem: incrivelmente mais rápido, sem tantos lags e aquele jeito feio do Touchwiz (só depois que você muda é que vê como o bicho é feio).
    Amei o post, Polegato!

  • Meu Gtab 2 7.0 também está com CM10.1 RC2, e posso dizer que desde os nightlies é um sistema estável e perfeitamente utilizável para o dia a dia, inclusive posso dizer que é mais estável que a rom stock. Além disso, o SOC OMAP da TI tem os fontes publicados, o que significa que teremos suporte por muito tempo ainda as novas versões da CM. Hoje em dia escolho meus dispositivos baseado no SOC. Ótimo post! Parabéns!

  • Pra quem não liga para as exclusividades da empresa vai gostar sim da Gyanogenmod. Fiz a mesma coisa com meu GNote. Coloquei uma CM e fiquei durante um mês e fiquei esperando a versão nacional do JB (Stok). Mais as caracteristicas me fizeram muita falta tipo: Abrir o bloco de notas com a caneta, radio fm, silenciar chamadas apenas virando o aparelho entre outras.

    Vejo a CM apenas como uma saida para aparelhos que ja foram esquecidos pela fabricante e não recebe mais atualização pois CM esta sempre se atualizando.

    Pra quem não tem um aparelho potente acho obrigação uma CM, agora quem tem um otimo aparelho não vejo necessidade da troca de rom.

    • Giovanni…
      Uma das sacadas do Android é permitir justamente essa liberdade de escolha…
      Tem robozinho verde para todos os sabores e gostos…

      Show de bola seu comentário!!
      Valew!

    • Giovanni,

      Penso exatamente o contrário que você, quem tem mid e low pode até ter nas custom ROMs uma alternativa para ter um sistema mais atualizado, mas quem tem um celular TOP pode tirar muito mais proveito destas ROMs, ver o quanto elas são mais rápidas e fluidas que as stock das marcas (TouchWiz, Blu, Xperia home, etc) e mesmo que a stock AOSP.

      Inclusive estas ROMs são desenvolvidas para os TOP e portadas para os aparelhos “inferiores”.

      Na real, não vejo a necessidade de niguém usar stock ou migrar para uma custom, a adoção de uma ROM custom deve ser de acordo com a necessidade de cada um, quem quer ter um aparelho personalizável, mais econômico, mais rápido, mais fluido, rodando novas features e o menos importante, mais atualizado, instala … já aqueles que estão atendidos com as ROMs stocks, bloatwares e features específicas deve permanecer na stock!!

      A grande mágica é que no Android nós temos esta alternativa!!!

      Abraços

      • Não creio que um usuario notará essa tal velocidade já que tem um aparelho potente, um aparelho mais fraco notará com certeza.
        Quem compra um S4 por exemplo não usará as inovações proposta pela empresa Sul-coreana pois a CM não adicionara na rom, por estes motivos não acho vantagem.
        Mais com certeza nós usuários temos esta liberdade que os outros Sistemas moveis não oferecem.

        • Falo por mim, acho uma porcaria o trabalho que a Samsung faz em software o S3 com TW consegue ser mais lento que o Galaxy Nexus.

          Na minha opinião CM é uma ótima alternativa para aparelhos high.

          Uso no S3 e não abro mão.

          • Bah tenho um S3 e as vezes ta uma carroça.. nao entendo quad core o negocio e nada… aff.. quero instalar a CM tb… igual notebook, comprei um e a primeira coisa que faço eh formatar, eh outra vida.. os de fabrica só pau pau travam trancam.. eles estragam tudo.

        • Giovanni, acredite o TouchWiz não oferece a mesma velocidade que uma CM, nem no S3 e nem no S4 … como eu te disse, se para um usuário a velocidade do S4 com TW é o suficiente obviamente ele não precisa de uma custom (isso considerando só velocidade) … a mágica é a liberdade de optar ou não!!!

          Os features do S3 por exemplo não fariam para mim a menor falta, não tem nada que eu não possa ter com APPs de terceiros e usanod uma CM ou AOSPA3+ eu teria um smartphone rápido e com as features que EU julgo importante … o que não significa que a minha necessidade seja a de outro!!!

  • O que sempre me barrou em ir para o Cyanogen, são estas questões de perder funcionalidades que até então são nativas. Sou um usuário ferrenho de rádio fm, o que salva um pouco meu plano de dados. Isto para mim, já seria um impeditivo para prosseguir. É uma questão de “desprendimento material”.

    Mas já ouvi falar bem do Cyanogen e sempre que ouço falar de ROM customizadas, falam de Cyanogen. Quais outras ROM’s são bem cotadas por aí?

    • Os unicos aparelhos que tem funções que as custom ainda nã oferecem são os da série Galaxy Note, o Galaxy S3 e o Galaxy S4, porém muitas das funcionalidades dos Note e do S3 como o smartstay e os aplicativos que flutuam na tela, entre outras, podem ser obtidas através de aplicações de terceiros na Google Play Store … eu nunca os testei, portanto não sei dizer se funcionam bem!!

      Já as custom ROM trazem também funcionalidades que não existem nas ROMs stock, como o recurso do PIE, entre outros … os próprios toggles hoje localizados na barra de notificações foi um artifício criado em custom ROMs e só depois aproveitado nas ROMs stock …

      Existem diversas custom ROMs interessantes, as “oficiais” e mais famosas são:

      BASEADAS NO AOSP (Android puro)
      – CyanogenMod (CM)
      – Android Open Kang Project (AOKP)
      – ParanoidAndroid (AOSPA)
      – Codename Android (CNA)
      – EOS Project

      OUTRAS

      – Xiaomi MiUi (ROM oficial da marca chinesa Xiamomi que desenvolve a sua ROM também para aparelhos de outras marcas)

      Existem ainda as ROMs que mesclam as oficiais ou que são versões adaptadas destas com algum diferencial como:

      – ReVolt (Baseada na CM)
      – PAC (Baseada na ParanoidAndroid + AOKP + CyanogenMod)
      – JellyBan (Baseada na AOSP com recursos CM + AOKP)
      – Avatar (Baseada na MiUi)
      – Ressurection Remix (Baseada na CM + AOKP)
      – SuperNexus (Baseada na AOSP)
      – Thunderbolt (Baseada na AOKP)
      – Rootbox (Baseada na AOKP)

      E existem as ROMs baseadas nas ROMs das marcas como:

      – Omega (Baseada no Samsung TouchWiz)
      – WanamLite (Baseada no Samsung TouchWiz)
      – Neutrino (Baseada no Motorola Blur)
      – Epsilon Project (Baseada no Motorola Blur para aparelhos Motorola e no Samsung TouchWiz para aparelhos Samsung)

      Bom, isso é só uma amostra, existe uma infinidade de ROMs para todos os gostos e aparelhos.

      • Caramba Rodrigo…
        Perdi até o fôlego lendo seu post….
        Mandou bem demais cara…

        Grande Fábio…. Obrigado pelo comentário… qqr dúvida, é só postar aí pra gente….

        abração!

      • Rodrigo,
        Excelente post mesmo, camarada!
        Já tirou umas duas dúvidas que eu poderia ter quanto a utilização de custom roms no Android.

        Obrigado pelo adiantamento (estilo google now) das informações!

        Abs,
        Lucas Lobato

    • Cara. tô na mesma que você. o toutchwizz da smasung não pode ser perfeito. Mas as funcionalidades que a SAMSUNG disponibiliza em seu aparelho Galaxy s4 ou qualque um da linha galaxy são indispensaveis, mesmo para uma rom mais rápida e bonita. Eu sinceramente enjéi da “mesmisse” e tento variar com temas. Mas não tem como largar as funcionalidades da camera, mudar tv de canal com o celular, e varias outras coisas bacanas.

    • A unica que testei que poderia ser um diferencial à CyanogenMod é a MIUI, que tem a interface parecida com a do iOS, mas essa é chinesa e tem duas opções de idioma, inglês ou chines. Eu consegui traduzir, mas os apps no idioma chines e temas disponíveis em chines não me agradou muito. Acho que a CyanogenMod é a melhor opção em ROM customizada. Quanto à Play Store, tem o Mobogenie que é de longe melhor com apps, musicas, imagens, videos, e muita coisa gratuita. Se você gosta de ser livre essa é a melhor escolha.

  • Polegato, como está a questão da bateria?
    Pouco antes de instalar a CM 10.1 eu instalei minha primeira custom rom no S3 (XperianZe) que tinha uma autonomia de bateria excelente, durava o dia todo com uso moderado do aparelho.

    Já com a CM 10.1, tiro 8:30h. do carregador e no meio da tarde no máximo já tenho que recarregar!

    Vi algo sobre uma versão customizada pelo Temasek no XDA que parece ter uma autonomia de bateria bemmm melhor, já ouviu falar dessa rom? Sabe se pra instalar ela preciso dar full wipe ou é só aplicar sobre a CM?
    Não quero ter o trabalho de refazer todas as configurações do launcher e pastas da CM novamente, existe alguma forma de backup das configurações caso eu precise dar um full wipe?

  • Realmente Bem explicativo, mas acabei de fazer o inverso com meu SIII, nao consegui ficar 3 dias com a CM 10.1, ótima rom mas infelizmente não compensou o que perdi optando por ela, uso muito os apps da Samsung, gosto do toutchwizz (sim é isso mesmo que você leu). no meu SII só usava a CM, mas no s3 são muitas coisas novas e que, se você ir bloqueando, desinstalando você consegue uma leve acelerada na rom, nada magnifico mas por enquanto ficarei com o touchwizz.

  • Eu já tive um ZTE X850, um Galaxy Mini e atualmente meu S3. Ele começou a ficar extremamente lento até que deu o problema da morte súbita, mandei-o para a garantia e voltou funcionando normalmente, mas logo voltou a ficar lento. Já achava a TouchWiz fez, ainda mais feia se comparada com a bela interface Holo do Android, e a lentidão me motivaram a testar uma Custom ROM no meu S3. Óbvio, eu fiz o procedimento cheio de medo, afinal paguei caro no aparelho. Instalei há 2 meses a Paranoid Android, a ROM é muito boa, mas alguns recentes bugs me incomodaram bastante, além da incompatibilidade com alguns aplicativos, como o Juice Defender.
    Agora que a Cyanogen está em versão estável, resolvi hoje testa-la.

        • Valeu, Rodrigo..

          Na verdade tinha acabado de ler isso na seção de comentários do tutorial! hahaha

          ps: dei uma vista nas fotos com a CM que você postou e pareceram meio embaçadas, tente instalar o vignette, que é um app muito bom. Quem sabe melhora?!

          Abraço.

  • Funcionou perfeito, fiquei com apenas algumas dúvidas…

    No caso, perdemos a função dos sensores, de aproximação e reconhecimento visual para manter a tela acesa, por exemplo, correto ? No meu também não estão funcionando os comandos por voz, foi algum erro de instalação ou é assim mesmo ? Algum aplicativo pode substituir o comando de voz e os sensores ? Tirando isso a ROM é excelente, mas acaba por perder algumas funções interessante do aparelho, oq para mim não viabiliza seu uso.

  • Eu também tinha certo preconceito. Depois de 1 ano com meu Galaxy S1, não aguetava mais a lentidão e travadas e estava disposto a vender, foi então que instalei uma Rom baseada no android 4.2.2. Perdi a TV digital mas nem esquentei, o smart ficou um avião, rodava coisas que eu nem imaginava. Fiquei mais uma ano e passei agora pra esposa. O dela era uma Galaxy 5500 que estava uma carroça, ROM customizada nele e melhorou absurdamente. Agora depois de 3 dias com meu S3 vi uma rom stock com quase 900 Mb enquanto que uma customizada com android 4.3 170 Mb.

    Resultado, dispensei as besteirinhas da samsung(radio uso o spirit) e meu S3 tá um jato.
    BiraGama

  • cara, tenho um galaxy nexus e estou muito afim de instalar o CM porem não encontro nenhum site com um tutorial simplificado e com links do que eu preciso pra poder instalar a CM… Vc pode me indicar um site ou um link que me ensine isso?

  • Achei o post mto legal, até pela escrita bem coloquial e direta. Tenho um MotoEnrola Atrix 4G que veio com Gingerbread de fábrica, a propaganda era “O Smartphone mais potente do mundo”. Prometeram mundos e fundos sobre atualizações, que foram canceladas depois do lançamento do Atrix HD que tem hardware inferior ao 4G e já vinha com ICS de fábrica. Meu Atrix tem processador tegra 2 dual core de 1Ghz, 1Gb Ram, 16Gb armazenamento e, o Atrix HD tem single core, 512mb Ram e 8Gb de armazenamento. Imaginem meu descontentamento com a fabricante quando um amigo meu me apresentou seu Atrix HD. Sempre achei meu cel mto bom e diferenciado pelo HMDI e webtop, mas percebia que a performance tinha uns lags e facilmente percebia-se que a culpa era do Blur. Nesta quarta-feira, como já não tem mais garantia mesmo, eu instalei a Cyanogen 10.1 e o que posso dizer? Não sei pq não troquei antes, a fluidez deu um salto de uns 70%, suavidade, multi tarefa, o arranque na inicialização, a tela ficou mais nítida, único ponto negativo é o uso da bateria, mas já descobri os causadores com o wakelocker e arrumei com o Greenify. A câmera perdeu um pouco de resolução, mas nada se compara com o ganho tirando a Blur que na vdd nunca usei aqueles apps. A não ser que ainda se tenha um dispositivo com garantia, eu aconselho uma custom Rom com ctz… O cel novo S4 mini da minha namorada tem performance inferior ao meu “tiozão” Atrix 4G

  • VALEU o post, Valeu mesmo a análise, precisamos de análises deste tipo mesmo sendo pessoal, Afinal BLABLABLA de qual é melhor vai depender muito… Quero saber se já acharam alguma ROM que tenha as funções parecidas de “Features” se bem entendi… TIPO aquelas boberinhas da tela, uso de comando de voz alteração de luminosidade e aparatos possível de modificações? OU tem ALGUém com comentários sobre outras ROMs?

  • Interessante. Compartilho basicamente da mesma opinião. Sempre tive muitos receios a respeito de ROMs customizadas, até me ver forçado a instalar uma. Sim, ainda sou usuário de um Smartphone lendário (Galaxy SII), e até o momento, as boas (e más) línguas já disseram que meu guerreiro não receberá mais atualizações. Portanto, me vi enjoado da TouchWiz. Instalei a CyanogenMod 10.2 e simplesmente amei a ROM… até perceber alguns “bugs”. A redução do volume e perda da qualidade do áudio, redução do microfone e da qualidade de imagem, por exemplo, me deixaram super desanimado. Mas, a cada momento que me pego pensando em voltar pra ROM Oficial do meu aparelho, bate uma sensação de futuro arrependimento.
    Acho que vou experimentá-la por mais tempo, como você fez. De repente, encontro alguns aplicativos que resolvam esses pequenos problemas que encontrei com o volume/qualidade do som.

    • Convenhamos, seu aparelho é bem ultrapassado. Existem duas opções :
      1) Você não pode trocar por um mais recente e atualizado. Nesse caso até entendo que use essas roms genéricas baseadas no Android Puro.
      2) Você pode comprar outro mais recente e atualizado mas deseja perder qualidade que só a Stock pode dar . Como qualidade de som , tanto em reprodução quanto gravacão, qualidade de imagem, vídeo, etc. Nesse caso não dá para entender. Melhor ficar com a STOCK ou baseada nela para não perder qualidade.

  • Estou a um ano com o Galaxy S3 e depois de 3 dias com ele, já passei a usar custom Roms.
    Faço uso desde então da Deltarom, que é baseada ainda nas versões oficiais Touchwiz, porém do S4.
    Tenho receio de trocar pelo Cyanogen por questões de adaptação. O que exatamente se perde com essa troca de sistemas? Ouço falar que a câmera no Cyanogen é ruim, todo mundo diz isso. Existe algum app de terceiros que possa resolver isso?

    • Se você tem um Samsung, prefira sempre roms baseadas na TW. Não faça a bobagem de trocar por ROMS baseadas em Android Puro que praticamente perde o aparelho. No começo fica todo felizinho passando o dedo pra lá pra cá e dizendo “NOSSA! RAPIDO”… Mas é ilusão. Mas se for mesmo fazer isso aconselho a vender seu Galaxy e comprar NEXUS. Muito mais coerente. Assim não se passa por tolo.

      • Anderson discordo do seu comentário pq eu uso a Cyanogenmod 12.1 Android 5.1.1 no meu Galasy S4 Mini Duos I9192 a um bom tempo e realmente ela é muito rápida mesmo, uma coisa que não gosto nela, é só a qualidade de fotos que ela tira e que os vídeos na hora da gravação não dá para focar manualmente só isso, mas o resto tudo de boa!

  • Eu instalei a rom Cyanogen estável (Android 4.2.2) no meu Galaxy Tab 2 7.0. No aspecto da fluidez, realmente melhorou muito. Mas alguns pontos eu fiquei decepcionado: O alcance do wifi ficou ridículo. Eu estava acostumado a usar o Tablet uns 15 metros do roteador e o sinal continuava excelente, mas depois que instalei a Cyanogen simplesmente não dava para utilizar o tablet a mais de 2 ou 3 metros do roteador. A tela também ficou sem vida, a câmera perdeu um pouco da qualidade… São pequenas coisas que me fizeram voltar para a rom original da Samsung e estou satisfeito por ter voltado.

    • Pois é Henrique , essas roms genéricas nunca vão reproduzir a mesma qualidade das Stock , principalmente da Samsung em termos de som, imagem, etc. Só quem é usuário Samsung desde os primeiros modelos sabe disso. Claro que elas são mais rápidas. São praticamente puras. Puras e chatas de usar.

  • Gostaria de saber se caso su instale a ROM CM no meu galaxu S4 Mini, eu poderei voltar para a original, caso de algum defeito no aparelho, pois eu tenho garantia extendida…

  • Não tem comparação. Com a CM o celular ficou outro. Super rápido!!!! Infinitamente melhor. Estou usando a versão SnapShot e em breve sai a estável.

  • Nunca mais instalo uma porcaria dessas… Cara se é para remover até o rádio e sensores úteis dos aparelhos para a rom ficar rápida, só para ter a m. do 4.4. Prefiro continuar com a rom oficial desatualizada, prefiro rootear e fazer uma limpeza em tudo que nunca vou usar. E deixa o TWz limpo…. Semana passada testei várias roms, algumas até o app de enviar SMS sumiu.. Sem rádio, outras sem câmera, camera travando. Sinceramente quase que arrombo meu samsung s3… Tenho um G3, mas não o S3 é paixão. E o pior são os fanscustomrom dando dicas de gambiarras para fazer as coisas funcionarem… Essa rom mesmo Cyamogenmod a porcaria da camera as vezes não abre e você precisa reiniciar o celular para usar novamente, fui no site oficial e nenhuma solução (e instalei a versão estável!!!) … Procurei na net e encontrei dicas de gambiarras que tem até no playstore 0.0!!! A porcaria da rom não tem rádio!!! Porque tiraram? Daí procuro uma solução e novamente outra gambiarra para usar um app de rádio um tal de Spirit FM… Ava se ferrar meu!!! Graças a minha paciência e as dicas da galera para salvar o celular, hoje, com muita calma, conseguir deixar o cel original e com tudo funcionando com a última rom oficial para ele que é o Android 4.3… Não aconselho, não recomendo colocar essas porcarias… Só aconselho quando um gênio desses customizar uma ROM sem matar as coisas originais e úteis dos aparelhos!! O S3 LTE coreano q tem 2gb de ram, recebeu o kitkat 4.4… E um cara portou a rom para o S3 GTI9300, tava tudo funcionando beleza, fique bem satisfeito, daí peguei o fone de ouvidos, pluguei e fui dar uma caminhada ouvindo as notícias, mas cadê a porra do rádio meu??????????? mas quem teve a brilhante ideia de remover a #%$3 do aplicativo do rádio.. Porque isso? Pô meu! Faz a portabilidade mas não tira o essencial das roms!!!!!!! O cara pode ser um gênio, mas nem por isso é imune a fazer cagada… Mandei um email perguntando o que porra ele fez com o rádio do S3 LTE e o cara nem respondeu… Desinstalei e hoje estou feliz com o meu cel com tudo original, sensores funcionando, camera e rádio… Fui!!!

    • Vamos ser sinceros : essas ROMS são excelentes QUEBRA-GALHOS para quem tem
      aparelhos que não são atualizados e não podem ou não querem trocar para
      se manterem com sistemas atuais. Ajudam também em aparelhos mais lentos ou com pouca memória , etc. Mas é isso que são.

      Com relação ao seu comentário “Antes fosse só o rádio. Essas roms trabalham com genéricos ou gambiarras para tudo. Óbvio que a qualidade se perde em vários outros aspectos. Sem falar de outros bugs que acabam nunca sendo corrigidos. Até as versões sem bug ficarem prontas o sujeito já trocou o smartphone. Mas é como eu disse : são exclentes quebra-galhos.

      Quanto a personalizações de fabricantes,sejam sensatos e antes de reclamarem disso e depois saírem colocando ROMS AOSP , comprem aparelhos da Linha NEXUS. Ou mesmo da Motorola, que são mais ANDROID CHATO (OPs… PURO) do que os outros.

  • Esse é o problema… CUSTOM ROM = GAMBIARRA = ARRUMADINHO… AS DICAS SÃO SEMPRE ESSAS IDIOTICES PARA VOCE INSTALAR PORCARIAS DE TERCEIROS… NAO FAZ SENTIDO VC TIRAR UMA ROM ORIGINAL POR CAUSA DAS PORCARIAS QUE VEM INSTALADO, PARA COLOCAR UMA CUSTOMIZADA E INSTALAR UM MONTE DE PORCARIA PARA SUPRIR A PERDA DAS APLICAÇÃO NATIVAS E ÚTEIS DOS APARELHOS… SINCERAMENTE… ISSO PARA MIM É IDIOTICE.

    • SUPRIR A PERDA DAS APLICAÇÕES NATIVAS COM A INSTALAÇÃO DE PORCARIA DE TERCEIROS.. VOCÊ INSTALA UMA CUSTOM ROM FLUIDA E LIMPA PARA INSTALAR LIXO… E VOCE REMOVER UMA ROM OFICIAL DE UM APARELHO PARA SE LIVRAR DAS PORCARIAS QUE VEM INSTALADAS… FEZ NADA.. ALIÁS, FEZ… PAPEL DE IDIOTA… AGORA SE TIVER ALGUÉM QUE CALE A MINHA BOCA QUE ME APRESENTE UMA CUSTOM ROM POR EXEMPLO PARA O SAMSUNG GTI9300, LIMPA, PURA MAS QUE TENHA PELO MENOS O SENSOR PARA MANTER A TELA LIGADA, RÁDIO E CÂMERA ORIGINAIS… SE EXISTIR ISSO QUE JOGUE EM MIM A PRIMEIRA PEDRA!!!

      • Rsrssrsrsr…. Acho que o medo de trocar de ROM faz esse camarada ficar tao arredio… Bom opinião pessoal meu amigo é ESTRITAMENTE PESSOAL o fato de vc derrepente ter medo de testar ou não ser um super usuario disposto a otimizar e buscar o uso maximo do seu aparelho não te da o direito de tecer esse tipo de comentário o uso de custom ROMs pode se dizer que são para os usuários que não estão satisfeito com o tipo de serviço que temos que engolir da Samsung. Então pra ser mais objetivo seu radio de mao deve satisfazer o necessário para voce .

  • Texto antigo mas essa ideia é atual. Até hoje me deparo com as eternas reclamações generalizadas a respeito da TW. Eu sou um usuário avançado. Já mexi e muito nos meus smarts. E , óbvio , já experimentei de tudo em termos de ROM. E SEMPRE , SEMPRE voltei para as originais da Samsung. Sempre consegui contornar os tais “problemas” da TW deixando-a perfeitamente usável. Simplesmente não gosto do Android Puro. Além do que a câmera nunca funciona tão bem quanto na Stock, A qualidade do áudio também não. E esses são apenas dois aspectos que considore fundamentais. E a despeito de ser um usuário avançado , mesmo sem root e usando apenas recursos disponíveis é possível minimizar os problemas que toda ROM personaizada pelos fabricantes tem. Enfim, acho o povo do Android Puro exagerado. A CM é ótima sim. Mas ela é praticamente o Android Puro com alguma customização leve. O problema mesmo é que todos esses amantes da CM ou do Android Puro estão é comprando os aparelhos errados. Deveriam comprar a linha Nexus. Realmente é incompreensível comprar um Galaxy e colocar android Puro ou CM, etc. Certo que na primeira vez explica-se pela falta de experiência. Mas fazer isso depois é um tanto … Tolo.

  • Outro detalhe : Tem gente que compra um smartphone e simplesmente não prioriza certos detalhes como uma boa qualidade de áudio em reprodução e gravação, boa qualidade de imagem , incluindo registros em vídeos, e outros aspectos. Vejam esses smarts da Motorola tão bem falados. Eles vem com o player genérico da Google. Equalização péssima. Certo que satisfaz a quem por exemplo usa os fones que vem com o aparelho. Não é o meu caso que uso outros mais caros e com maior fidelidade. Só por este aspecto não posso nem pensar em trocar os players da Samsung. E não há players de terceiros famosos por aí que reproduzem com a mesma qualidade, sem distorção , etc. Nem todo ouvido sente isso.

    Enfim, é só um detalhe que já me faz escolher o fabricante. E que me barra para usar essas ROMS AOSP que até sempre testo mas volto. Não tem jeito.

  • Dá pra colocar o Spirit UL na ROM Cyanogenmod porque o tunein rádio só funciona com Internet. O Spirit não. Ele apenas liga o Bluetooth e se a cobertura ainda for ruim, colocando o fone de ouvido ele funciona perfeitamente ! Só queria saber de uma ROM que pegasse no S 2 TV 🙁

  • Cara, tô com o lolipop (cyano) rodando no meu s4 mini desde 2014. Está perfeito, ainda não acredito que seja a hora de substituir meu smart tão cedo. O hardware dele é suficiente para minhas necessidades e sem travamentos. O único bug que encontrei foi no player de música, mas resolvi desativando e adquirindo o Poweramp. QQ dúvidas estamos ae. Abraços.

  • Alguem arranja rom com a qualidade da camera e fotos das de fabrica?,pois fui n00b e nao fiz backup da rom de fabrica desde de algum tempos ja instalei rom originais mas a qualidade das fotos nunca fica igual a de fabrica,quando passo para pc é que noto a grande diferenca, para ss3 i9300 … Cumpz;

  • eu vo te que comentar, tem um nervosinho ali embaixo defendendo rom stock, cara eu tenho celular android desde o galaxy ace, e SEMPRE usei roms custons, você só tem que achar a rom certa, é é tipo você comparar windows com linux, linux é somente para usuarios avançados, se você é a mula de um usuario comum kkk esquece e fica com esse tanto de aplicação de timapps clarofoto oirecargaga facil e joguinho de bebe emquanto seu telefone vive travando e atualizando sozinho gastando seu 4g kkkkkk
    viva CYANOGEM!

  • Eu uso CyanogenMod! Sempre que pego um Smarthfone eu busco comentários de outros usuários mais experientes pra saber se vale apena ou não ficar com as configurações de fabrica.

Receba Notícias por E-mail:

Share via