Conecte-se conosco
Análise completa: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

Computadores

Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

A ASUS sempre foi sinônimo de qualidade em placas mãe, e pudemos comprovar em nossa análise completa da placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1, confira.

capa analise sabertooth z97 mark 1 smt julian 720x360 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

A ASUS é considerada sinônimo de qualidade em fabricação de placas mãe e é uma das referências do setor. Seus produtos sempre trazem qualidade e durabilidade a um preço justo, porém a linha Sabertooth eleva o patamar, oferecendo uma grande quantidade de recursos especiais e sendo uma ótima opção para gamers que buscam um equipamento durável e versátil.

A placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1 (veja o unboxing aqui) tem como principal característica sua robustez, assinada pelo selo TUF (The Ultimate Force). Todos os componentes dessa placa foram projetados para trabalhar acima do limite dos modelos convencionais e o chipset Intel Z97, compatível com processadores da quarta (Haswell) e quinta (Broadwell) geração permite overclocks de processadores da linha K e X, além de adicionar uma série de recursos que iremos conferir abaixo.

O que vem na caixa?

o que vem na caixa 720x492 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

A placa mãe vem em uma caixa estilo militar, que é o tema do produto, e traz vários acessórios. Além de CD de instalação, manual e certificado de 03 anos de garantia, com ela vem 2 coolers para acoplar na placa, um adesivo TUF INSIDE, parafusos, 1 ponte SLI e outras coisas. Veja tudo que vem na caixa:

  •          4 x cabo SATA
  •          1 X Ponte SLI
  •          1 x Espelho para gabinete
  •          1 X Q-Conector
  •          1 x cooler 35 mm
  •          1 x cooler 40 mm
  •          2 x parafuso curto para cooler
  •          4 x parafuso longo para cooler
  •          3 x cover para slot PCIe x 16
  •          3 x cover para slot PCIe x 1
  •          2 x cover para slot DRAM
  •          1 x filtro de poeira para o painel traseiro
  •          3 x cabo termistor

Design e durabilidade

screenshot 2 720x713 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

Ela é protegida com uma cobertura no estilo militar, chamada Termal Armor, que auxiliada por dois coolers refrigera a placa em áreas estratégicas (como o chipset, memórias e placa de vídeo) e ainda a protege da poeira, grande vilã de peças de hardware. Para uma proteção ainda mais eficiente, existem os Dust Defenders, várias tampas para os conectores internos e externos da placa, garantindo uma vedação total contra pó e facilitando a limpeza.

dust defenders point 4 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

Veja a lista de acessórios de proteção que vêm na caixa:

  •          1 x LAN
  •          1 x HDMI
  •          1x DVI
  •          1 x slot USB 3.0
  •          1 x Display Port
  •          7 x SATA
  •          1 x SATA Express
  •          8 x USB
  •          2 x slot USB 2.0
  •          5 x Audio

Na parte de baixo, a placa é protegida por um blackplate de metal, que além de dar mais durabilidade e robustez, ajuda a dissipar o calor dos componentes e evitar que a placa envergue ao instalar uma VGA de grande porte.

Toda essa “armadura” da Sabertooth Z97 Mark I passa uma sensação de confiança e durabilidade facilitando o manuseio e instalação sem medos.

Ela é equipada com o Thermal Radar, que em conjunto com o chip TUF ICe, desenvolvido pela ASUS, e vários sensores espalhados pela placa, permite controlar a temperatura dos componentes, velocidade de ventoinhas do gabinete.

Com a ajuda de cabos termistores, ainda é possível monitorar outras áreas do gabinete, como uma segunda placa de vídeo ou a área próxima aos HDs, para analisar se o sistema de dissipação de calor está trabalhando de forma eficiente, e tudo isso pode ser controlado pelo ASUS AI suite 3.

aisuite3 720x345 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

ASUS AI suite 3

Todos os componentes foram feitos para aguentar situações de extremo estresse, como uma sessão intensa de jogos, por exemplo. Todos os capacitores são sólidos e os MOSFETs são de padrão militar, certificados com RDS mais baixos, que garantem uma maior eficiência energética.

q componentes - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

A placa ainda conta com ferramentas para manutenção e diagnóstico fácil de problemas com CPU, memória, placa de vídeo ou dispositivo de boot através de LEDS indicativos, um botão para resetar a BIOS, caso alguma configuração dê errado, conectores de memória e PCI xpress sem esforço, e o Q-connector, que facilita a conexão dos fios do painel frontal à placa, e por último, mas não menos importante: o espelho é acolchoado, evitando possíveis acidentes no momento de sua instalação.

BIOS UEFI

media acclaimed 720x273 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

A BIOS geralmente era uma parte aterrorizante para o usuário leigo, porém a BIOS UEFI da placa conta com uma interface gráfica que facilita bastante a configuração e monitoramento dos recursos. Tudo está ao alcance de um clique do mouse. O overclock ficou mais fácil com essa BIOS, mesmo para iniciantes. Também é possível monitorar o hardware em tempo real e gerenciar seus HDs e muito mais.

Sistema de áudio

audio 720x286 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

O sistema de áudio da placa possui recursos interessantes. Fabricado pela Realtek, ele também leva o selo TUF, e conta com blindagem física onboard, componentes premium com design diferenciado e um circuito de redução de ruídos, com separação física das trilhas e componentes na placa. A placa de áudio possui 7.1 canais, permitindo que um aparelho de Home Theater seja ligado no PC.

screenshot 1 1 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

O software de gerenciamento traz alguns truques como correção de sala, efeitos sonoros (auditório, arena, banheiro), e um modo Karaokê, que pode mudar tanto a tonalidade de musicas, como suprimir o vocal, além é claro, de equalizações pré-definidas.

USB 3.1 de 10Gb/s, duas portas de rede e suporte a 4K

usb 3 1 speed 720x346 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

Uma das maiores novidades da placa é a presença de duas portas USB 3.1 tipo A, que permitem uma taxa de transferência de 10 Gb/s, ou falando de maneira mais clara, duas vezes mais rápida que a USB 3.0.

Outro detalhe interessante é a tecnologia exclusiva Turbo LAN, que otimiza a conexão de internet e ainda conta com duas portas Ethernet, para que o PC fique 100% conectado a internet. Basta conectar dois cabos de rede com links de internet diferentes e se um deles falhar, o outro assume imediatamente. A Z97 Mark 1 também é capaz de reproduzir vídeos em 4K sem a necessidade de uma placa de vídeo offboard.

Vale a pena?

asus sabertooth z97 mark 1 smt julian 720x434 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

Se o seu objetivo é montar um computador pronto para overclocking extremo, com opções para multi-GPU (SLI e Crossfire), com controle de temperatura, uma BIOS de fácil configuração e quer um equipamento pronto para aguentar horas e horas de jogatina sem fritar os componentes, essa placa é a solução ideal.

Vale lembrar que por ser um produto de elite, seu preço é bem elevado, custando R$ 1.652,70 no Walmartmas é um equipamento que pode ser utilizado em estresse por anos sem apresentar sinais de desgaste, e com uma garantia de 03 anos, é um investimento válido.

Placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1

R$ 1.652,70
screenshot 2 - Análise: placa mãe ASUS Sabertooth Z97 Mark 1
10

Construção

10.0/10

Acabamento

10.0/10

Entradas e Conexões

10.0/10

Pros

  • Grande número de entradas e conexões
  • Proteção da placa e portas PCI
  • Componentes de alta durabilidade
  • Botão de reset da BIOS
  • BIOS UEFI

Cons

  • Preço elevado
Continue lendo
Advertisement

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários
Subir