Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?

Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?
O programa promete melhorar a perfomance do computador, mas esbarra em diversos problemas que podem atrapalhar mais do que ajudar
pc lento diagnostico - Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?
Steganos Tuning PRO é um dos programas que tentam tornar o PC mais leve e rápido

Computadores são mais complexos que celulares. Eles possuem hardware mais potente para lidar com tarefas únicas, como projetos do Photoshop e jogos pesados. Porém, o desempenho nem sempre é o desejado. Arquivos temporários ocupando muita memória, efeitos de tela em excesso, processos desnecessários ativados automaticamente… Enfim, são muitas coisas que podem prejudicar o bom funcionamento de seu PC.

Para resolver esses problemas de forma simples para o usuário, existe uma categoria de programas que prometem melhorar a performance do PC: os otimizadores. Entre eles, há um novo integrante, ainda pouco conhecido, chamado Steganos Tuning PRO. Testamos o software e você pode conferir a análise logo abaixo.

Trocando o óleo do computador

As ações do Steganos Tuning PRO são separadas em três seções: SmartCleaner, SmartTurbo e SmartUpdate. O primeiro cuida da limpeza de arquivos, incluindo a desfragmentação de registros do Windows. O segundo tem recursos para acelerar a máquina. Já o terceiro, apresenta ferramentas para atualização e segurança. Veja abaixo como funciona cada uma delas:

SmartCleaner

 

smartcleaner01 - Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?

O SmartCleaner é interessante para PCs que estão sempre com pouco espaço no armazenamento interno. As ferramentas oferecidas são bastante úteis, com o objetivo de remover arquivos desnecessários e liberar espaço no disco.

É possível selecionar vários tipos de arquivos para serem excluídos: desde aqueles temporários até os logs de evento do Windows, que se acumula desnecessariamente no disco.

Porém, após toda varredura, só foi apontado 529,5 MB de dados passíveis de serem deletados. Saliente-se que todos os tipos de arquivos estavam selecionados, exceto os da pasta downloads. Enquanto isso, o Limpeza de Disco, incluso no próprio Windows, mostrou que era possível eliminar 2,43 GB de arquivos.

É importante notar também que enquanto o Steganos Tuning PRO só exibiu 287,4 MB de arquivos temporários, o próprio Windows mostrou 970 MB. Além disso, a ferramenta da Microsoft tem acesso maior ao sistema, podendo apagar até o cache sombreador do DirectX.

As outras funções do SmartCleaner funcionam tão bem quanto esperado, com o destaque para o Gerenciador de Dados de Multimídia, ele pode mostrar pastas no sistema que ultrapassam um tamanho selecionado, como 500 MB, ficando mais fácil de saber o que excluir.

Concluindo esse ponto, podemos dizer que o software ajuda na limpeza, mas a opção padrão que já vem com o sistema Windows parece ser mais eficiente.

SmartTurbo

smarturbo - Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?

O SmartTurbo é focado em melhorar o desempenho geral do computador. Entretanto, mais problemas são encontrados. Ele dá a opção de habilitar ou desabilitar os programas que iniciam com o sistema, para que o boot seja feito mais rapidamente. Porém, ele não consegue distinguir quais programas já estavam desativados na inicialização.

Quando eu abri essa ferramenta, imaginei até que o Windows estivesse me enganando e abrindo os programas mesmo eu tendo desativado anteriormente pelo Gerenciador de Tarefas. O Steganos Tuning PRO era o verdadeiro enganado, mostrando por padrão que os aplicativos eram iniciados sozinhos, mesmo que desativados.

Outra falha nessa ferramenta é que ela ignora apps da Windows Store. Por exemplo, o Deezer pode ser iniciado junto com o sistema, no entanto, ele não é exibido no software.

O desfragmentador de unidades também é deficiente, com uma demora além do normal e sem qualquer indicador de progresso. Eu cancelei e usei a versão do próprio Windows, que se mostrou mais eficiente. Porém, as outras funções do SmartTurbo cumprem com o prometido.

Com a Otimização de Serviços, é possível desativar processos desnecessários ao usuário comum, como a grade de recursos do Hyper-V, por exemplo. Já o “Otimizar as definições“, também apresenta grande facilidade para tarefas que levariam minutos para serem feitas, alterando as opções de inicialização, Windows Explorer, animações das janelas e até desativando a monitoração da Cortana (aumentando sua privacidade).

SmartUpdate

smartupdate - Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?

Por último, há o SmartUpdate. Ele se compromete a melhorar a proteção do computador e gerenciar atualizações. No entanto, seus recursos de segurança mexem superficialmente no PC, atualizando drivers e programas.

Apesar da facilidade da tarefa, o Steganos Tuning PRO não parece ter conhecimento do hardware em que está sendo executado, e por isso atualizou o WinRar para versão 32 bits no meu computador de 64 bits. Com o intuito de ajudar, a atualização de programas pelo SmartUpdate pode atrapalhar.

winrar aviso - Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?
Steganos Tuning PRO instalou a versão errada do WinRar no meu PC

Existe uma ferramenta para apagar vestígios dos navegadores, dando mais proteção caso alguém queira bisbilhotar sua navegação na internet. Infelizmente, outros erros são expostos. O Steganos Tunning PRO não conseguiu identificar todos os navegadores instalados, limitando-se ao Microsoft Edge e Internet Explorer, e ignorando o Vivaldi. Ainda assim, há outro bug: ele não consegue apagar o que promete. Tentei diversas vezes apagar os dados do IE pelo programa, mostrou que a ação foi feita, mas é só realizar novamente a varredura que está tudo lá, intacto.

Conclusão

Steganos Tunning PRO tenta melhorar o desempenho geral do PC, dando mais controle ao usuário em poucos cliques. Porém, o programa esbarra em si mesmo, com bugs e performance falha. Ele tem funções que agem corretamente, mas são poucas e que não impactam tão fortemente na velocidade do computador.

O Steganos Tunning PRO é pago, custando R$ 99,90. Portanto, é esperado que atualizações sejam feitas para que os bugs encontrados no software sejam resolvidos e ele se torne mais eficiente.

Para fazer o download e testar o produto (a empresa oferece a avaliação gratuita por 7 dias), visite a página do Steganos Tunning PRO.

 

Steganos Tuning PRO 1 - Análise: Steganos Tuning PRO é bom para a limpeza do PC?

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via